Nos acompanhe

Paraíba

Lançada programação completa do São João 2018 de Campina Grande; Confira os shows

Publicado

em

programação do São João 2018 de Campina Grande é lançada nesta quinta-feira (5). O “Maior São João do Mundo” vai acontecer de 1º de junho a 1º de julho. Entre os nomes já confirmados para a festa estão Wesley Safadão, Léo Santana, Bell Marques, Luan Santana, Matheus e Kauan, além de artistas locais como Amazan e Flávio José. A expectativa da organização do evento é de que os 30 dias de festa movimentem cerca de 2 milhões de pessoas, informa reportagem do do G1.

Programação do São João 2018 de Campina Grande de 1º de junho a 1º de julho

Dia 1º, sexta-feira (abertura): Marcia Fellipe, Flávio José e Biliu de Campina
Dia 2, sábado: Santanna, Luan Estilizado e Wallas Arrais
Dia 3, domingo: Dorgival Dantas, Jonas Esticado e Forró da Resenha
Dia 6, quarta-feira: Eliana Ribeiro, Tiago Brado e Camila holanda
Dia 7, quinta-feira: Léo Santana, Gil mendes e Fabrício Rodrigues
Dia 8, sexta-feira: Mano Walter, Samyra Show e Bob Léo
Dia 9, sábado: Sirano e Sirino, Rita de Cássia, Corone Grilo e Loirão
Dia 10, domingo: Gabriel Diniz, Giullian Monte e Fabiano Guimarães
Dia 12, terça-feira (dia dos namorados): Luan Santana, Os Gonzagas e Nathan Vinicius
Dia 13, quarta-feira (dia de Santo Antônio): Padre Nilson, na missa da Luz
Dia 14, quinta-feira: Saia Rodada, Cavaleiros do Forró e Jurandir da Feira
Dia 15, sexta-feira: Pedrinho Pegação, Solteirões do Forró e Ton Oliveira
Dia 16, sábado: Pablo, Walkiria Santos e Aduílio Mendes
Dia 17, domingo: Felipe Araújo, Niedson Lua e Talles lessa
Dia 20, quarta-feira: Solange Almeida, Forro da Barka e Devinho Morais
Dia 21, quinta-feira: Cleber e Cauan, Nanara Belo, Banda Santa Dose e Forró D2
Dia 22, sexta-feira: Beto Barbosa, Vicente Nery, Forró Karkará e José orlando
Dia 23, sábado (dia de São João): Fágner, Capilé, Alexandre Tan e Banda Palov
Dia 24, domingo: Eliane, Andreza Formiga, Novinho da Paraíba e Pinto do Acordeon
Dia 26, terça-feira: Xand Avião e Banda Coco Seco.
Dia 27, quarta-feira: Matheus e Kauan, Felipe Warley e Caninana do Forró
Dia 28, quinta-feira: Bell marques e Amigos sertanejos
Dia 29, sexta-feira (Dia de São Pedro): Wesley safadão e Gegê Bismarck
Dia 30, sábado: Banda Magníficos, Avine Vinny, Amazan e Rapha Mello
Dia 1º, domingo (encerramento): Gusttavo Lima, Os 3 do Nordeste, Raniery Gomes e Joao Lima

São João no Parque do Povo
Segundo a prefeitura e a empresa Aliança, responsável pela organização do evento, o São João 2018 permanece no Parque do Povo. A estrutura de estabelecimentos na festa vai ser a mesma do ano passado, contando com 8 restaurantes, 25 barracas de alimentação, 16 barracas da Vila Nova da Rainha, 112 bares, 10 barracas na Pirâmide e duas palhoças: Seu Vavá e Zé Lagoa. Também vai ser mantido o isolamento lateral na Rua Sebastião Donato, deixando uma faixa da via livre para os carros.

O diretor da Aliança, Luiz Otávio, explicou que inovar a festa é uma responsabilidade muito grande, tendo em vista a tradição. “É preciso coragem para inovar em uma festa de tamanha responsabilidade. Pensamos em um formato que deu maior dinamismo à festa. O São João deste ano traz muito do que a gente ouviu ano passado, artistas que há muito tempo não vinham a Campina Grande”, explicou.

A festa também terá melhorias na estrutura de bares e restaurantes, além da ampliação da área do Parque do Povo e com os dois polos, Galante, com quatro palcos, e São José da Mata, com um palco. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), destacou que o São João do ano passado foi o maior da história, tendo em visto a relevância das atrações.

Segundo Romero Rodrigues, no quesito da segurança do evento, foi definido que a frota de transporte coletivo de Campina Grande vai contar com biometria facial até junho, início da festa. O Terminal de Integração também vai contar com a nova tecnologia em função do volume de pessoas.

A empresa também anunciou que vai manter a ideia de 2017 e adotar um modelo 360º para o palco principal, porém, ele deve passar por mudanças. “O palco de 2017 ficou muito grande. Então vamos manter o formato 360º, mas aproveitando melhor o espaço para o público e proporcionando uma visão melhor de todas as partes da área de shows”, disse Luís Otávio.

Outra novidade pro São João deste ano é que o setor frontstage (área reservada na frente do palco) vai ser coberta, oferecendo mais conforto. Apesar de ter um setor frontstage, que será particular, o público geral não será prejudicado, pois o formado do palco vai contemplar todos os lados. O Parque do Povo vai ter também contagem volumétrica digital.

Programação de festas privadas no São João 2018
Nos eventos privados, que ocorrem de forma paralela ao Maior São João do Mundo, também foram confirmados shows de Aviões do Forró, Jorge e Matheus, Gusttavo Lima, Márcia Fellipe, Gabriel Diniz, Flávio José, Bell Marques, Durval Lelys, Harmonia do Samba, Magníficos, Dorgival Dantas, Luan Estlizado, Avine Vinny, Eliane, Saia Rodada, Felipe Araújo, Cleber e Kauan, Thiago Brava, Wallas Arais, Matheus e Kauan, Jonas Esticado, Geraldinho Lins, Pedrinho Pegação e Walkyria Santos. Confira mais detalhes sobre eventos privados, no fim da matéria

Hospedagem em Campina Grande
Segundo o Sindicato do Hotéis e Pousadas de Campina Grande, a cidade conta com uma rede filiada de 40 estabelecimentos de hospedagens, sendo 19 Hotéis e 11 pousadas e motéis, totalizando 3.186 leitos, sendo que 92% das vagas foram reservadas e já estão confirmadas, segundo o sindicato. Para os fins de semana quase 100% de ocupação está confirmada.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 3,6 mil empregos com carteira assinada em setembro, diz Novo Caged

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de setembro tendo registrado a criação de 3.631 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 30 de outubro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo paraibano é resultado de 19,4 mil admissões e 15,7 mil desligamentos no mês – e fortalece o estoque de empregos formais no estado, que totaliza 511,2 mil postos.

Com isso, o estado ajudou o país a atingir a marca de mais de 1,98 milhão de novos postos formais entre janeiro e setembro deste ano, o que significa mais do que o Brasil registrou nos 12 meses de 2023, quando foram abertas cerca de 1,45 milhão de vagas. Desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, o saldo supera 3,43 milhões de novos empregos com carteira assinada.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em setembro. O destaque ficou por conta do setor de Serviços, que registrou a abertura de 1.653 novas vagas. Na sequência aparecem Indústria (979), Comércio (683), Agropecuária (267) e Construção (49).

A Capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no Estado em setembro, tendo gerado 1.170 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 210.853 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês na Paraíba aparecem Campina Grande (940), Santa Rita (290), Cabedelo (147) e Mamanguape (122).

NACIONAL — A geração de empregos com carteira assinada no Brasil segue em curva ascendente, com o país tendo fechado o mês com 247.818 novos postos formais de trabalho. O saldo em setembro foi positivo nas 27 unidades da Federação e em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas. O número representa 15.305 empregos a mais do que o registrado em agosto, quando foram gerados 232.513 novas vagas formais.

No mês, o saldo geral foi positivo em quatro dos cinco grupamentos de atividades econômicas. Destaque para o setor de Serviços, responsável pela geração de 128.354 postos. A Indústria aparece em segundo lugar, com 59.827 novos empregos, principalmente na Indústria de Transformação (+55.860). O Comércio abriu 44.622 novas vagas e o setor de Construção, 17.024. Apenas a Agropecuária apresentou retração (-2.004).

ESTOQUE — No acumulado de 2024, entre janeiro e setembro, o saldo supera 1,98 milhão de novas vagas. Com isso, o estoque de empregos formais no Brasil chegou em setembro a 47,49 milhões de postos — o maior número de pessoas empregadas com carteira assinada registrados na história do país. Desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, o saldo supera 3,43 milhões de novos empregos com carteira assinada no país. Em dezembro de 2022, o estoque registrava 44,06 milhões.

ESTADOS E REGIÕES — Todas as unidades da Federação fecharam o mês de setembro com saldo positivo na geração de empregos formais. Os estados que com maior saldo foram São Paulo (57.067 vagas criadas), Rio de Janeiro (19.740) e Pernambuco (17.851).

A região Sudeste se mantém como a maior geradora de emprego no mês de setembro, com 98.282 vagas. Em seguida aparecem o Nordeste (77.175), o Sul (38.140), o Norte (15.609) e o Centro-Oeste (15.362).

HOMENS E MULHERES – Dos 247.818 novos postos formais gerados em setembro, os homens ocuparam levemente mais oportunidades do que as mulheres. Eles preencheram 125.544 vagas com carteira assinada, enquanto elas ocuparam 122.274 posições.

ESCOLARIDADE, RAÇA E SALÁRIO – Em relação à escolaridade, os trabalhadores com ensino médio completo representaram o maior saldo nas contratações: 165.388. No recorte por raça/cor, a maioria dos empregos gerados em agosto foi ocupada pelos pardos, que obteve saldo de 207.813 novos postos. O salário médio de admissão em setembro foi de R$ 2.158,96.

ACUMULADO – No acumulado de janeiro a setembro de 2024, os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldos positivos. O setor de Serviços firmou-se como o maior gerador de empregos nos primeiros oito meses de 2024, com um saldo de 1.046.511 postos. Em seguida aparecem a Indústria (405.493), a Construção (231.337), o Comércio (216.778) e a Agropecuária (81.490).

Entre as unidades da Federação, São Paulo teve o maior saldo positivo no acumulado entre janeiro e setembro, com criação de 561.042 novos postos. Em seguida aparece Minas Gerais (204.187) e Paraná (152.898).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Hospital Regional de Catolé do Rocha passa a oferecer serviços de tomografia e região é beneficiada

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Hospital Regional de Catolé do Rocha passa a oferecer serviços de tomografia após um novo equipamento ser instaurado na unidade. O tomógrafo foi entregue ao hospital nesta quinta-feira (31/10) e foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado federal Gervásio Maia (PSB).

Ao lado do secretário de Saúde do Estado, Ari Reis, o parlamentar celebrou as ações da gestão estadual em prol de melhorias na qualidade de vida da população e desenvolvimento do serviço médico oferecido na região.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Obra inaugurada na PB durante gestão Bolsonaro foi superfaturada em R$ 7,7 mi, aponta CGU

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Controladoria Geral da União (CGU) apontou superfaturamento de R$ 7,7 milhões na construção de uma barragem no município de Cuité, na Paraíba. A obra foi bancada com recursos federais e estaduais.

A Barragem Retiro foi inaugurada em fevereiro de 2022 pelos ex-ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Marcelo Queiroga (Saúde). Na ocasião, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a postar imagens do evento em suas redes sociais.

Uma das irregularidades encontradas pela CGU se relaciona ao fornecimento de tubos da adutora. A Controladoria identificou que o trecho construído foi menor do que o planejado.

“Constatou-se que a modificação no traçado das adutoras da Barragem Retiro, com a redução do comprimento do eixo da tubulação sem a correspondente redução dos quantitativos de serviços e materiais nos boletins de medição, causou o superfaturamento de R$ 4,2 milhões”, diz o relatório.

Outros R$ 2,2 milhões se relacionam a superfaturamento em volumes de concretos e argamassa usados no maciço da adutora.

Ao todo, a obra recebeu R$ 70 milhões em recursos públicos, dos quais R$ 41 milhões vieram da União. Mais R$ 29 milhões são oriundos do estado. O contrato de repasse foi firmado entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente do Estado da Paraíba (Seirhma).

Fissuras na barragem colocam em risco segurança do empreendimento

A CGU também identificou fissuras dentro e fora da barragem mesmo antes de ser enchida de água. Segundo o documento, o fato traduz em “potencial risco para a segurança do empreendimento”.

“Foram identificadas fissuras em locais diversos das juntas de dilatação da barragem e a obstrução de valas e dos portões de acesso às galerias internas, bem como o serviço de realocação do trecho da rodovia PB-135 para acesso à barragem Retiro não foi executado, o que pode comprometer a segurança e/ou a manutenção adequada da barragem”, conclui o relatório.

Procurado pela coluna, o MDR respondeu: “O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) informa que efetuou o repasse do valor integral inicialmente contratado para a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de água no município”.

A capacidade de armazenamento da barragem é de 40,5 milhões de m³. A estrutura foi construída com objetivo de abastecer de água cerca de 45 mil pessoas de Cuité e de Floresta, além de moradores dos Assentamentos Retiro e Batentes.

Clique aqui para conferir a íntegra da matéria com fotos no Metrópoles.

 

Continue Lendo