Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa retoma nesta segunda mutirão de renegociação de dívidas tributárias

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa retoma, na manhã desta segunda-feira (20), as negociações do Programa de Regularização Fiscal para os contribuintes que desejam renegociar débitos tributários em aberto junto ao município. O prazo do Refis, que teria se encerrado 8na última sexta-feira (17) foi prorrogado até o dia 15 de dezembro pela Secretaria da Receita Municipal. Na ocasião, os contribuintes podem conseguir descontos nas multas e juros das dívidas.

No Refis podem ser negociados débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) de anos anteriores, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além de multas do Procon, de construção e do meio ambiente. No acordo, o contribuinte pode conseguir descontos que chegam a 90% nas multas e 100% nos juros. As negociações acontecem no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 8h às 17h. A distribuição de fichas tem início às 8h e são distribuídas, por dia, 500 fichas para atendimento.

Contribuintes pessoa física e jurídica podem aderir ao programa para renegociar dívidas em qualquer fase da cobrança administrativa ou judicial. Para pagamentos à vista, os incentivos corresponderão ao desconto de 100% nos juros de mora e de 90% na multa de mora ou multa por infração, conforme o caso. Em multas aplicadas pelo Procon, Semam, Emlur e por construir sem licença, o desconto será de 80%.
Para pagamentos parcelados, o desconto aplicado nas multas e juros respeitará as seguintes regras: ao parcelar em até 12 vezes, o desconto é de 70%; no parcelamento em 24 vezes, o desconto é de 50%; no parcelamento em 36 vezes, o desconto é de 30% e no parcelamento em 48 vezes, o desconto é de 10%.

Em relação ao Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), fica concedido o desconto de 30% desde que os acordos sejam firmados em parcela única com pagamento à vista. O desconto pode ser aplicado às transmissões e cessões já declaradas ou lançadas de ofício pelo município, bem como para aquelas que forem lançadas durante o período do programa de regularização fiscal, ou seja, até 15 de dezembro.

Não podem ser negociadas no Programa as infrações de trânsito, indenizações devidas ao município, multas de natureza contratual, sanções pecuniárias e os valores do atual exercício de 2023 da TCR, IPTU e ISS.

Continue Lendo

Paraíba

Nesta sexta: reunião definirá valor do reajuste da passagem de ônibus em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa (CMMU-JP) está convocando seus membros para a primeira reunião do ano, que ocorrerá nesta sexta-feira (10/01), às 10h, na sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), localizada na BR-230, no bairro do Cristo Redentor. Durante o encontro, serão abordados temas relacionados ao trânsito, transporte público e segurança viária.

De acordo com o presidente do CMMU e também superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Expedito Leite Filho, este primeiro encontro do ano também será importante para avaliar o que já foi feito em prol da melhoria da mobilidade e, ainda, quais questões podem ser aprimoradas neste ano de 2025.

“Todos os membros do conselho já foram convocados, entre eles, representantes da classe estudantil, empresas de transporte público, da Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa e de secretarias do Município. Será mais um momento importante para que juntos possamos dialogar e planejar as próximas ações voltadas para uma mobilidade cada vez melhor para nossa sociedade”, ressaltou Expedito Leite Filho.

Na ocasião, também serão apresentadas as ações de mobilidade executadas pela gestão municipal, projetos a serem implantados em prol dos passageiros de ônibus, análise dos custos operacionais do transporte público e da planilha tarifária, tendo como foco principal investir cada vez mais para melhorias no atendimento à população.

CMMU – O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa é formado por representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SemobJP); Secretaria de Planejamento (Seplan); Secretaria de Infraestrutura (Seinfra); Secretaria de Meio Ambiente (Semam); Secretaria de Educação e Cultura (Sedec); e Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP).

Também integram o conselho a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros de João Pessoa; Junta Governativa do Sindicato dos Motoristas; Sindicato de Transportes Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP); Diretório Central dos Estudantes da UFPB (DCE/UFPB); Conselho Universitário de Carteiras (CUC); representante universitário da rede privada; Conselho Metropolitano de Carteiras de Estudantes (CMCE); e representante secundarista da rede pública e privada.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral confirma João Almeida como novo presidente do PDT da Capital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema de Informações da Justiça Eleitoral confirma o nome do vereador João Almeida como novo presidente do PDT em João Pessoa, Capital da Paraíba.

João Almeida de Carvalho Júnior foi eleito para o mandato na Câmara Municipal por Quociente Partidário (QP) ao obter 4.288 votos nas Eleições 2024.

Histórico

João Almeida é natural de João Pessoa, casado e tem dois filhos. Estudou em escola pública e, aos 18 anos de idade, passou no concurso da Polícia Rodoviária Federal. Sindicalista de carreira, ocupou o cargo de Diretor Nacional da Federação da PRF, em Brasília, por 4 anos. É bacharel em Direito. Vereador de João Pessoa por quatro mandatos, fundou o Partido Solidariedade na Paraíba, pelo qual também foi suplente de deputado estadual. Foi secretário de Segurança Urbana e Cidadania e secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa. É padrinho da OSC Luz do Mundo, no Bairro da Ilha do Bispo, entidade que beneficia cerca de 500 crianças. Com seu projeto de cursos profissionalizantes itinerantes, capacitou 5 mil pessoas para o mercado de trabalho. É autor dos projetos que criaram o Bolsa Atleta Municipal; meia entrada para professores; capoeira nas escolas; isenção de IPTU para policiais; e o Polo Turístico e Gastronômico do Seixas. Em 2025, assume o quinto mandato como vereador, pelo PDT.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

Metrópoles destaca momento da força turística de João Pessoa em ranking mundial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A imprensa nacional segue dando visibilidade a João Pessoa como a maior novidade do setor turístico de todos os tempos. Agora foi a vez da coluna Vida&Estilo, do Portal Metrópoles.

A matéria relembra que a Capital do Estado da Paraíba, entrou no ranking dos 10 destinos mundiais em alta para conhecer em 2025 e a lista contempla Sanya, na China; Tignes, na França; Trieste, na Itália; São Pedro do Atacama, no Chile; Tromso, na Noruega; Villajoyosa, na Espanha; e Willemstad, no Curaçao.

Confira vídeo:

Continue Lendo