O deputado estadual e presidente da Comissão de Juventude, Esporte e Lazer da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), Tovar Correia Lima (PSDB), realizou nesta sexta-feira (10), durante a realização da 26ª Conferência Nacional da entidade, que aconteceu em Fortaleza-CE, uma prestação de contas do trabalho realizado durante os últimos meses e informou que será lançada uma campanha para igualdade nas premiações para homens, mulheres e atletas com deficiência.
De acordo com Tovar, a Comissão atuou fortemente contra o racismo no esporte e debateu mecanismos para combater a prática criminosa. No Brasil, 84% da população percebe o racismo, mas apenas 4% se considera preconceituoso, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva. “Aproveito a oportunidade para compartilhar com vocês, colegas legisladores, dados do “Observatório racial do futebol”, que revelaram que 41,8% dos atletas negros disseram que já sofreram racismo, enquanto 31,6% dos indígenas afirmaram o mesmo”, disse.
Tovar lembrou que a Comissão emitiu nota de repúdio e encaminhou ofícios para o Ministério do Esporte e da Igualdade Racial cobrando soluções. Também pediu para que os legisladores debatessem o tema em seus estados e apresentassem matérias sobre a temática.
“Além disso, trabalhamos para democratizar esportes pouco conhecidos, abrindo portas para talentos ocultos e promovendo a diversidade nas práticas esportivas. Acreditamos que todos devem ter a oportunidade de se envolver em atividades esportivas, independentemente de sua origem ou condição social”, destacou Tovar.
Na Paraíba, é de autoria do deputado o projeto de Lei que cria o Programa Esporte para Todos e estabelece a construção de pistas e rampas para Skate Street, Skate Park, Skate Bowl ou outra modalidade que melhor atenda a prática esportiva. Também apresentou um projeto que cria o Programa “Empresa Amiga do Esporte”. A iniciativa visa estimular as pessoas jurídicas a contribuírem para o desenvolvimento do esporte no estado.
“Temos muito orgulho de sermos autores da lei que tornou jogos eletrônicos esporte e os profissionais de e-sports atletas na Paraíba. Também foi uma ação nossa a criação da Comissão Permanente de Esporte e Lazer na Assembleia Legislativa da Paraíba. Inclusive, peço que todas as Casas instituam esse importante espaço de debate e formulação de políticas”, frisou o presidente da Comissão de Juventude, Esporte e Lazer da Unale.
Campanha – Tovar lembrou que foi a Comissão de Esporte da Assembleia Legislativa da Paraíba que iniciou a campanha do Maio Laranja, estendendo em seguida para Unale, incentivando iniciativas de conscientização e combate contra a exploração e o abuso infanto-juvenil. “Nosso mandato foi o autor da propositura que, na Paraíba, instituiu o Maio Laranja como o mês dedicado a essa causa”, disse.
Encontro nacional – O presidente da Comissão destacou ainda a união com as Comissões de Educação e da Justiça e Segurança Pública da Unale para organizar um encontro nacional sobre violência no ambiente escolar. Um tema latente e de extrema relevância para nossa juventude. A ação foi realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, a Alepe, que participou conosco da mobilização e organização dessas discussões em torno da segurança e da cultura de paz nas escolas.
O evento aconteceu no mês de junho, na forma de uma audiência pública. Tratamos o tema de maneira ampliada, propondo soluções e ouvindo experiências diversas, de diferentes estados brasileiros. Um momento muito significativo para um problema grave, que tem afetado tanto a vida dos estudantes no Brasil todo.
Proteção – Um outro de tipo de violência lembrado pelo deputado Tovar e que infelizmente também ocupou noticiários e que causou muita preocupação foram as agressões à jornalistas dentro de estádios. “Na Paraíba, nós tivemos dois destes casos ocorridos no campeonato deste ano e que foram bastante discutidos. Observando essa realidade, aprovamos um requerimento na Assembleia Legislativa, solicitando que a Federação Paraibana de Futebol e a Secretaria de Esportes do Estado, tomassem medidas para melhorar as condições de trabalho dos jornalistas esportivos.
Igualdade – Tovar disse que o próximo passo à frente da Comissão de Juventude, Esporte e Lazer da Unale será lançar uma campanha de igualdade nas premiações para homens e mulheres e atletas com deficiência. Atualmente, os atletas homens recebem as maiores premiações. “Acreditamos na importância de valorizar o talento das atletas femininas e buscamos eliminar qualquer forma de discriminação de gênero no mundo esportivo. Além disso, defendemos a valorização e o incentivo aos atletas paralímpicos”, frisou.
Agradecimento – O deputado Tovar agradeceu a confiança no trabalho realizado à frente da Comissão e disse que estará sempre pronto a trabalhar para garantir melhorias na vida das pessoas por meio do esporte, sobretudo das crianças e jovens. “Muito obrigado pelo apoio e pela confiança em nosso trabalho. Juntos, podemos fazer a diferença no cenário esportivo, entre a população jovem e ampliar o acesso ao lazer do nosso país. Entendemos que esporte e educação andam juntos. Eu diria que são ‘temas irmãos’, que devem caminhar ali, lado a lado, no propósito de trazer melhorias para a vida das pessoas, sobretudo das crianças e jovens”, finalizou.