Nos acompanhe

Paraíba

Governo da Paraíba conquista Prêmio Selo de Mérito em programas habitacionais pelo segunda vez

Publicado

em

O Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), alcançou mais uma premiação “Selo de Mérito”, o mais importante reconhecimento do setor de Habitação Social do Brasil. O Projeto da Cehap no Residencial Rosa Luxemburgo, em Várzea Nova, no município de Santa Rita, foi destaque entre as demais iniciativas enviadas de todo o país e conquistou a Categoria Trabalho Social.

A entrega oficial do prêmio concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano será no próximo dia 29 de novembro, durante o 70° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, no Rio de Janeiro.

Rosa Luxemburgo – O Residencial Rosa Luxemburgo, construído pelo Governo da Paraíba, por meio da Cehap, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, é composto por 576 apartamentos e está localizado em uma área de alta vulnerabilidade social. Muitas das famílias contempladas viviam em situação precária de moradia e passaram a contar com residência própria e também com rede coletora de esgotos, rede de abastecimento, entre outros benefícios.

A Cehap desenvolveu uma ação estratégica com estímulos à participação dos moradores, como rodas de conversas, teatrais, músicas, feiras e oficinas. Essa participação leva a um dos objetivos: emprego e renda, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, em parceria com o Senai, preparando para o mercado de trabalho. Os de melhor aproveitamento fazem estágios na própria Cehap.

Na Paraíba, nos últimos anos, a cada novo projeto habitacional construído, a Cehap tem aprimorado esse trabalho social, realizando ações que efetivamente modificam e transformam a vida das pessoas, elaborando uma metodologia participativa, estabelecendo sempre uma proximidade com os beneficiários, acolhendo as necessidades e promovendo uma mudança por meio dessa oferta.

Destaque – Na edição de 2022, o Governo da Paraíba conquistou outras duas premiações Selo de Mérito, com a desprivatização e a regularização fundiária do município de Rio Tinto, uma ação histórica, fruto de uma decisão do governador João Azevêdo para resolver o problema de centenas de famílias que habitavam em casas alugadas, pertencentes à antiga fábrica de tecidos na cidade; e com o Programa Estadual Parceiros da Habitação (PPH), que institui parcerias do Governo da Paraíba com municípios, movimentos de moradia, entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para construção de unidades habitacionais.

A presidente da Cehap, Emilia Correia Lima, comemorou mais um avanço na habitação paraibana. “Esse é mais um prêmio que serve para mostrar que a Paraíba é um exemplo para o Brasil. Esse reconhecimento mostra que estamos construindo uma responsabilidade à frente do nosso tempo, com novos paradigmas”, disse.

O Prêmio – O Selo de Mérito, premiação realizada pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (ABC/FNSHDU) dentro do Fórum Nacional da Habitação, que acontece anualmente, tem o objetivo de estimular e divulgar os projetos relevantes desenvolvidos pelas entidades afiliadas à ABC no âmbito da habitação de interesse social e do enfrentamento aos problemas históricos de irregularidade e risco, além da busca de alternativas inovadoras, sustentáveis social e ambientalmente que contribuam para a melhoria da qualidade do ambiente construído, respeitando a cultura e os costumes do público alvo e incentivar o aperfeiçoamento das estruturas de estados e municípios objetivando o enfrentamento do déficit habitacional nos seus aspectos qualitativos e quantitativos.

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo