Nos acompanhe

Paraíba

“O lado que está com Wellington Roberto nunca foi de direita”, responde Cabo Gilberto

Publicado

em

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) rebateu a fala do vice-presidente do PL, vereador Carlão, acerca da divisão do Partido Liberal na Paraíba.

Em contato com a redação do @portaldacapital, nesta terça-feira (07/11), e sempre reiterando o respeito que tem pelo vereador Carlão, Cabo Gilberto afirmou que a direita não está dividida, uma vez que, quem está com Wellington Roberto, presidente estadual do PL, não está com a direita conservadora.

Tem um lado que está com Wellington Roberto, que nunca foi de direita. E tem o outro que está com a direita conservadora que é representada pelo nosso grupo“, enfatizou o deputado federal.

Leia também: Vice-presidente do PL insiste em união da direita em torno da candidatura de Queiroga à PMJP

O vice-presidente Carlão voltou a insistir na tese de que a ‘Direita’ tem que se unir em torno do nome do ex-ministro, Marcelo Queiroga, como candidato a prefeito de João Pessoa, nas Eleições 2024.

Continue Lendo

Paraíba

“Me sinto preparado para ser governador”, diz Adriano Galdino ao falar sobre planos para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou que pretende disputar o cargo de governador do Estado nas Eleições 2026. O comentário do parlamentar foi registrado durante entrevista concedida ao programa ‘Frente a Frente’, da TV Arapuan, na segunda-feira (21/10).

Ainda de acordo com Galdino, o desejo que mantém em sair candidato no próximo pleito para governo estadual independe da decisão do governador João Azevêdo (PSB) disputar -ou não!- uma vaga no Senado.

Me sinto preparado para representar, para ser governador representando os filhos do povo da Paraíba para que possamos ter um Governo voltado essencialmente às necessidades daquelas pessoas que menos têm em toda a Paraíba. Esse é o meu objetivo“, frisou Galdino.

Ao analisar o resultado do primeiro turno das Eleições 2024, Adriano Galdino afirmou que a base do Governo, sob o comando de Joã0, foi a grande campeã e mostrou uma grande eficiência política.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: eleitor não poderá ser preso ou detido a partir desta terça-feira; confira regras

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O calendário eleitoral das Eleições 2024 confirma que a partir desta terça-feira (22/10) nenhum eleitor ou eleitora poderá ser preso (a) ou detido (a), salvo em flagrante delito ou condições específicas.

22 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA (5 DIAS ANTES DO 2° TURNO)

1. Último dia para a juíza ou o juiz eleitoral designar horário e local para a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas Transportador e JE-Connect instalados nos microcomputadores, no segundo turno (Res.-TSE nº 23.673/2021, art. 43, §1°).
2. Data a partir da qual e até 29 de outubro, nenhuma eleitora ou eleitor poderá ser presa(o) ou detida(o), salvo em flagrante delito, ou em virtude
de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto (Código Eleitoral, art. 236, caput).

Votação

O dia da votação do segundo turno das Eleições 2024 será no próximo domingo (27/10) em 51 (cinquenta e um) municípios do país, dos quais, pelo menos, 15 (quinze) são Capitais, onde eleitores e eleitoras retornarão às urnas para escolher a pessoa que os representará no Poder Executivo municipal.

As 15 capitais são:  

Os outros 36 municípios são:

Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Barueri (SP), Camaçari (BA), Campina Grande (PB), Canoas (RS), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Diadema (SP), Franca (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Imperatriz (MA), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Londrina (PR), Mauá (SP), Niterói (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), Serra (ES), Sumaré (SP), Taboão da Serra (SP), Taubaté (SP) e Uberaba (MG).

Continue Lendo

Paraíba

TJPB: novo desembargador, Francisco Seráphico Filho, será empossado nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta terça-feira (22), o promotor de Justiça Francisco Seráphico da Nóbrega Filho será empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) na vaga do Quinto Constitucional do Ministério Público do Estado. No período da manhã, às 10h, no Santuário Mãe Rainha, no bairro Aeroclube, será celebrada uma Missa em Ação de Graças. A solenidade de posse ocorrerá na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, Anexo Administrativo da Corte, a partir das 15h,.

Durante a solenidade, o novo desembargador será saudado em nome do TJPB pelo presidente eleito para o biênio 2025/2026, desembargador Fred Coutinho; a saudação pelo Ministério Público será feita pelo procurador-geral Antônio Hortêncio Rocha Neto; e a da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), pelo Jaldemiro Rodrigues de Ataíde Júnior.

De acordo com o novo membro do TJPB, Francisco Seráphico, seu objetivo na Corte é colaborar com os desembargadores do Tribunal de Justiça, utilizando a experiência adquirida ao longo de mais de 20 anos no Ministério Público. Ele busca trazer essa perspectiva para contribuir com a melhoria da prestação jurisdicional no Estado da Paraíba, sempre visando estreitar a relação entre o Poder Judiciário e a sociedade.

“De gratidão a Deus, de agradecimento aos amigos do Ministério Público pela escolha, aos desembargadores pela confiança depositada na escolha do nosso nome para compor a lista tríplice e ao governador pelo gesto constitucional, com o respaldo democrático da escolha para integrar o Tribunal de Justiça”, disse o novo desembargador.

Francisco Seráphico foi nomeado desembargador por meio do Ato Governamental nº 2.804/2024, assinado pelo governador João Azevêdo e publicado na terça-feira (15). O chefe do Executivo considerou a lista tríplice encaminhada pelo presidente do TJPB, na qual Francisco Seráphico apareceu como primeiro colocado, com 94,4% dos votos (17).

Perfil  Natural de Salvador (BA), nascido em 24 de julho de 1979, Francisco Seráphico formou-se em Direito, em 2002, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é mestre em Direitos Humanos pela mesma universidade. Ele ingressou na carreira do Ministério Público da Paraíba em 2003, como promotor de Justiça, chegando, em 2017, ao cargo de procurador-geral de Justiça, chefiando a instituição por quatro anos.

Em sua trajetória como promotor, exerceu atribuições de promotor de Justiça, nas Comarcas de Mari, Patos, Pombal, São Mamede, Malta, Paulista, Campina Grande, Soledade, João Pessoa, Cruz do Espírito Santo e Santa Rita. Chegou à chefia da instituição em 2017, após figurar na lista tríplice com 75,7% dos votos da categoria, com a determinação de fortalecer o binômio ‘Ministério Público e sociedade’. Foi reconduzido ao cargo em agosto de 2019, após ser, novamente, o primeiro colocado na lista tríplice, obtendo mais de 90% dos votos na eleição de 29 de julho de 2019.

Antes de ser PGJ, Seráphico atuou como promotor convocado junto à Procuradoria de Justiça e exerceu os cargos de secretário-geral e secretário de Planejamento e Gestão. Também integrou a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp), a Assessoria Técnica e o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap). No biênio 2013-2015, presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).

Continue Lendo