Nos acompanhe

Paraíba

ALPB aprova Projeto de Lei contra a discriminação em elevadores por unanimidade

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (31), o Projeto de Lei nº 763/2023 que assegura o acesso dos funcionários aos elevadores sociais em edifícios comerciais e residenciais sem distinção. De autoria do deputado estadual Chió (Rede), a propositura tem o objetivo de coibir qualquer forma de discriminação nos espaços coletivos como os elevadores.

“A gente quer diminuir o fosso social na Paraíba. Por isso, o projeto busca assegurar a igualdade de acesso e a dignidade dos funcionários que desempenham suas atividades nos edifícios comerciais e residenciais. Além disso, estaremos promovendo a inclusão social e evitando situações de constrangimento e discriminação. É inconcebível que em pleno ano de 2023 ainda tenhamos que discriminar entre trabalhadores e residentes. Todos os indivíduos devem ser tratados com respeito e igualdade, independentemente de sua ocupação”, destacou o parlamentar.

Durante a Sessão Ordinária, os deputados Adriano Galdino (PSB), Chico Mendes (PSB) e Sílvia Benjamin (Republicanos) apoiaram o PL e subscreveram.

O PL assegura que funcionários de condomínios, como porteiros, zeladores, empregadas domésticas, de escritórios e demais prestadores de serviço acessem livremente elevadores sociais. Serviços que possam sujar ou prejudicar a usabilidade do elevador devem seguir sendo realizados em elevadores de serviço. Os edifícios devem, ainda, fixar em locais visíveis nas proximidades dos elevadores, um aviso informando sobre a garantia do direito de igualdade.

O descumprimento da medida prevê advertência, em uma primeira punição, e pagamento de multa caso o infrator seja reincidente.

A lei ainda aguarda a regulamentação pelo Governo do Estado, com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Continue Lendo

Paraíba

“Vá votar. Você escolhe e determina o seu futuro”, diz João ao estimular exercício do voto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB), votou na manhã deste domingo (27/10), nas dependências de uma escola particular localizada no bairro do Bessa, na Capital paraibana.

Na ocasião, o gestor chegou acompanhado pelo prefeito aliado e candidato à reeleição, em João Pessoa, Cícero Lucena (PP), bem como pelos deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos) e incentivou o exercício do voto.

Vá votar. Saia de casa e faça sua escola. A democracia nos permite isso. Você escolhe e determina o seu futuro“, enfatizou o governador.

João Azevêdo trabalha pela reeleição de Cícero, em território pessoense e, em Campina Grande, para a eleição de Jhony Bezerra (PSB).

 

Continue Lendo

Paraíba

“Virada”, diz Queiroga ao falar sobre expectativas pouco antes de votar no 2º turno em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato Marcelo Queiroga, que disputa o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (CMJP) pelo PL, votou logo na manhã deste domingo (27/10).

Queiroga, que chegou ao lado do vice da sua chapa, pastor Sérgio Queiroz (Novo), votou nas dependências da Escola Matheus Augusto de Oliveira, instada no Bairro dos Estados.

O prefeitável voltou a reafirmar que o sentimento que possui é o de “virada“.

A Pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (26/10), mostrou que as intenções de votos na corrida eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa apontam vitória do atual prefeito, Cícero Lucena (PP), com 60%. Marcelo Queiroga (PL) tem 40% de acordo com o levantamento.

Leia também: Pesquisa Quaest: Cícero tem 60% contra 40% de Queiroga em João Pessoa

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro turno, Cícero obteve 205.122 votos, número que representa 49,16 % da preferência do eleitorado pessoense. Já Queiroga, 90.840 votos, total que corresponde a 21,77 %.

 

Continue Lendo

Paraíba

Revolta na advocacia da PB: Paulo Maia teria loteado chapa para escritórios estrangeiros bilionários

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Presidência da OAB na Paraíba, Paulo Maia, está sendo apontado como suposto responsável por  ter “rifado” sua chapa para escritórios bilionários de fora do Estado. O caso tem gerado revolta entre os advogados, pois o loteamento de cargos envergonha a classe ao ceder espaço para escritórios estrangeiros, sem identidade alguma com o Estado, representarem a advocacia paraibana em Brasília.

Na chapa de Paulo Maia, como conselheiro federal, consta Ângelo Ribeiro, representante do escritório Nelson Wilians, o maior da América Latina. O CEO desse escritório possui um patrimônio líquido estimado em US$ 3,6 bilhões (R$ 20,48 bilhões). Em 2024, ele estreou na lista da Forbes 400 dos americanos mais ricos, ocupando a 374ª posição.

A chapa também inclui Wilson Belchior, que representa o escritório RMS Advogados – Rocha, Marinho e Sales, do Ceará, fundado pelo ex-ministro e ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha.

Na história das eleições da OAB já houve exemplo de chapas fizeram o mesmo que Paulo Maia: lotearam cargos para grandes escritórios de fora da Paraíba. O resultado foi desastroso nas urnas, pois a advocacia paraibana não aceitou a ocupação de espaços por escritórios de outros Estados.

Continue Lendo