Nos acompanhe

Paraíba

Guarda Metropolitana de Cabedelo celebra 40 anos em solenidade com entrega de condecorações

Publicado

em

Na noite desta quarta-feira (25), a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Segurança Municipal, promoveu uma noite de gala no Salão Pérola Recepções, situado no loteamento Parque Verde, para celebrar os 40 anos de fundação da Guarda Metropolitana de Cabedelo (GMC).

O aniversário foi marcado pela entrega de comendas e condecorações em homenagens pela prestação de relevantes serviços à população cabedelense. A cerimônia foi prestigiada por autoridades municipais, estaduais e representantes de Guardas Municipais, Civis e Metropolitanas de todo o Estado.

Nos últimos 6 anos, a Guarda Metropolitana deu um salto de qualidade. Os investimentos em estrutura, equipamentos e qualificação deram nova identidade à Instituição. Aquisições de novos armamentos e viaturas, implementação do programa de qualificação contínua, criação e adequação de novos grupamentos especializados, inauguração de bases descentralizadas, assim como a implementação do Centro Integrado de Comando e Controle, foram projetos que se tornaram realidade nos últimos anos, o que proporcionou reais condições de trabalho e valorização da classe, além de oferecer mais segurança para a população.

Durante a solenidade desta quarta-feira (25), o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Castelliano, recebeu as honrarias de Condecoração de Honra Amigo da Guarda Metropolitana; o distintivo de Comandante Geral da Instituição e a Moeda Comemorativa dos 40 anos da GMC. Em seguida, o gestor municipal reverenciou os funcionários da Segurança Pública Municipal, garantindo a continuidade da luta por mais investimentos na instituição.

“É com imensa honra e emoção que prestigiamos os 40 anos da Guarda Metropolitana de Cabedelo. Só temos de agradecer a Deus por esse momento tão sublime. Nenhuma gestão municipal na Paraíba investiu tanto em segurança pública como a de Cabedelo. Demos passos importantes, mas até o final deste mandato ainda temos muitas realizações e investimentos a cumprir para com a instituição”, destacou Vítor.

A primeira dama do Município, Daniella Ronconi, madrinha da Guarda Metropolitana de Cabedelo, também compareceu ao evento e em sua fala ressaltou a trajetória de luta dos guardas metropolitanos cabedelenses, lembrando as conquistas da categoria na atual gestão.

“Quem entrou há pouco tempo nesta corporação talvez não consiga ainda dimensionar a importância que foi dada pela atual gestão à instituição, com melhoria salarial, do ambiente de trabalho, investimento em capacitação, investimento nos equipamentos e recuperação de direitos perdidos em decorrência de ações de gestões passadas. A gestão atual compreende a importância de cada servidor e trabalha diuturnamente pela valorização. Nós amamos esta instituição e o nosso coração hoje é azul. Gratidão por me escolherem  como madrinha da corporação”.

A solenidade de 40 anos da GMC foi abrilhantada pela participação da Banda de Música da Guarda Metropolitana de Cabedelo. Criada há 4 meses, atualmente conta com 28 músicos integrantes da corporação e da sociedade civil. Na ocasião, a banda, regida pelo maestro Charles Roberto, dentre outros, executou os hinos nacional, municipal e ainda fez a exibição de lançamento do Hino da Guarda Metropolitana de Cabedelo, com letra de Aristóteles Mendes.

Conquistas – A criação dos grupamentos especializados trouxeram mais agilidade e segurança nas ações em prol do município. Dentre os mais recentes, o Motopatrulhamento, a ROPE (Ronda de Proteção Escolar) e a patrulha Maria da Penha. A gestão atual ainda investiu em aquisições de coletes balísticos, algemas, bastões retráteis, dispositivos elétrico incapacitantes, drones e espargidores. Além de disso, os guardas metropolitanos conquistaram, em 2022, um reajuste salarial de 15%, aguardado há 15 anos.

Em breve, a GMC também será pioneira no recebimento de fuzis, viaturas e uma estrutura que será uma referência no Brasil: a sede da nova Secretaria de Segurança de com Centro de Formação, Qualificação e Ensino da corporação – obra de mais de 6 milhões de reais sendo realizada com recursos próprios do município.

“Nosso sentimento é de gratidão. São 40 anos de luta, de história, de afirmação! A Guarda começou lá atrás com a figura dos primeiros guardas tomando conta das praças e dos prédios públicos, sem sequer existir uma Secretaria. Atualmente a GMC é referência para o país inteiro e onde chegamos todos fazem essa menção. Isso tudo por causa da bravura de homens e mulheres que integram os nossos quadros e que, diariamente, estão se esforçando para dar o seu melhor em prol de uma sociedade que, às vezes, sequer reconhece. Mas a grande essência de ser operador de segurança é servir, é proteger, como diz a letra do nosso hino: ‘assumimos com o risco da nossa própria vida, mas estamos ali dispostos, sempre’.  Nos orgulhamos também em afirmar que, nos últimos anos, a atual gestão vem fazendo história com investimentos nunca obtidos pela Guarda Metropolitana”, destacou o secretário de Segurança, Magalhães Lourenço.

Condecorações – Dentre as homenagens oferecidas aos GMCs, durante a cerimônia, destaque para a entrega de láureas de mérito: de Dedicação; por Atuação Funcional; Administrativo; Operacional; por Excelência na Função de Comando; de Atuação em Defesa da Vida; de Atuação em Defesa da Cidadania; de Atuação em Defesa do Patrimônio. Além disso, ocorreu a entrega de condecorações de Honra da Guarda Padrão e os Votos de Elogio. O momento de homenagens foi encerrado com a entrega da Medalha Comemorativa dos 40 Anos da GMC, homenagem à Madrinha da GMC e à Equipe de Organização do Evento.

Servidores que foram condecorados por atos de bravura e/ou certificados por resultados alcançados, dos mais experientes aos novatos, expressaram sentimento de gratidão e honradez pela prestação de serviços relevantes à segurança pública de Cabedelo.

“Tenho 31 anos de corporação. É muito louvável a valorização do nosso contingente e só temos gratidão por esse momento “, afirmou Alexandro Ferreira, GMC que participou de uma ação exitosa em defesa da vida de uma adolescente portadora de deficiência que estava desaparecida e foi localizada numa área de mangue por uma guarnição da GMC.

“É uma imensa alegria para todos nós, tanto pra gente que está chegando agora, quanto pra todos que já fazem história há muitos anos na corporação. Eu só estou dando continuidade, estou chegando e absorvendo os conhecimentos, as disciplinas que foram integradas nesse período”, arrematou Álister Alves , GMC que participou de uma ação exitosa em defesa da vida durante um grave acidente de trânsito, quando teve atuação preponderante no salvamento de uma vítima com técnicas de contenção de hemorragia e estabilização.

Histórico – Criada em 25 de outubro de 1983 com o intuito inicial de proteger os bens, serviços e instalações do município, a GMC ao longo do tempo, além das atribuições constitucionais, passou a integrar o sistema único de segurança pública, na garantia à preservação da vida, no exercício da cidadania e dos direitos humanos fundamentais.

Nos últimos anos, a instituição deu um salto de qualidade e produtividade, os investimentos em aparelhagem, infraestrutura e qualificação garantiram o reconhecimento dos municípios do estado e da região Nordeste, assim como os demais órgãos de segurança pública do Estado e da União como uma das melhores e mais eficientes Guardas Municipais dentre as cidades com menos de 100 mil habitantes.

A atuação integrada com as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, ensejou, na última década, através dos indicadores, o status de município com maior redução da violência no Estado, com evolução contínua nos últimos cinco anos consecutivos.

Evolução possibilitada pelas alterações na estrutura organizacional adotada a partir de 2016, em que os serviços operacionais específicos foram subdivididos em grupamentos e/ou serviços especializados.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo

Paraíba

Na 4ª: Jampa Innovation Day acontece em JP com presença de especialistas nacionais e internacionais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe, pela primeira vez, o ‘Jampa Innovation Day’, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) e com parceria da ONZE19 Innovation Lab, RIS Potencializadora de Negócios e Projetos, We.Ease, e com o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). O evento ocorrerá no dia 27 de novembro, das 8h às 18h, no IlhaTech, situado na rua Sandoval de Oliveira, 22, Torre, João Pessoa/PB.

Os interessados em participar do evento devem ficar atentos: toda a comunidade acadêmica tem acesso gratuito até o dia 26 de novembro, mas estão com as últimas vagas para resgate de ingressos. Para garantir o ingresso, basta acessar o site oficial do evento e utilizar o e-mail institucional no momento da inscrição. Já para a comunidade externa, os ingressos possuem valores variados, que podem ser consultados no mesmo link.

O encontro tem como objetivo capacitar a comunidade universitária, empreendedores e líderes corporativos, abordando temas essenciais como inovação aberta, transferência de tecnologia, desenvolvimento e internacionalização de startups, e inovação socioambiental, trazendo ao palco especialistas nacionais e internacionais para um dia de networking e aprendizado de alto nível.

O Jampa Innovation Day destaca-se não apenas como um espaço para a troca de experiências enriquecedoras entre startups, empresas e instituições acadêmicas, mas também pelo seu compromisso com o impacto social. Todo o lucro arrecadado com a venda de ingressos será destinado à ONG Milagres do Sertão, contribuindo para a transformação das condições de vida de comunidades na Paraíba.

Para mais informações sobre a programação, cronograma do evento e organizadores, acesse a página do Jampa Innovation Day, bem como o perfil do evento no Instagram.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba registra, neste ano, 1.544 nascimentos prematuros a menos que em 2022; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Neste ano, a Paraíba registrou 5.427 nascimentos prematuros, um número inferior aos 6.971 registrados em 2022. A campanha Novembro Roxo, que visa a conscientização sobre a prematuridade, tem como tema em 2024 ‘Cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares’. No Brasil, 1 a cada 10 nascimentos ocorre antes das 37 semanas, colocando o país entre os dez com maior índice de partos prematuros no mundo. Em 2022, foram registrados 303.447 nascimentos prematuros, e os dados preliminares de 2023 indicam uma leve redução, com 303.144 casos. Até o momento, em 2024, foram notificados 245.247 partos prematuros.

Visando promover uma rede de apoio às famílias, o Ministério da Saúde lançou, em setembro último, a Rede Alyne, que atua para qualificar o cuidado materno-infantil e garantir atendimento integral às mulheres e recém-nascidos em todo o Brasil.

A prevenção do parto prematuro é essencial para a redução da mortalidade infantil e depende, principalmente, de um pré-natal de qualidade ofertado pela Atenção Primária à Saúde (APS), com acompanhamento contínuo pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e encaminhamento à atenção especializada se detectada uma gestação de risco. Quando o nascimento prematuro ocorre, é fundamental que esses bebês recebam cuidados e acompanhamento rigorosos para reduzir a morbimortalidade neonatal.

De acordo com a coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens, Sonia Venancio, políticas públicas e protocolos bem estruturados são essenciais para proporcionar um cuidado de qualidade: “Com assistência neonatal qualificada, é possível melhorar as condições de saúde desses bebês, promovendo um início de vida mais seguro e saudável, o que impacta positivamente também as famílias e a sociedade como um todo”.

Embora muitos bebês prematuros se desenvolvam bem, o parto antes das 37 semanas pode expor o recém-nascido a diversas intercorrências devido à imaturidade de seus órgãos e sistemas. As principais complicações incluem dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, gastrointestinais, de imunidade, oculares, auditivas e imaturidade no sistema nervoso central.

As principais causas para um bebê nascer de forma prematura envolvem condições maternas, gravidez na adolescência, histórico de parto prematuro, gravidez múltipla, estilo de vida que favoreça o parto prematuro, como o uso de álcool, cigarro e drogas ilícitas, cuidados pré-natais inadequados e infecções. A realização de exames do pré-natal, como de imagem e de sangue, permite a identificação precoce de condições de saúde materna e fetal que podem ser tratadas para evitar complicações. Em situações de alto risco, como hipertensão e diabetes gestacional, o monitoramento especializado é essencial para reduzir o impacto dessas condições sobre a gestação.

Ações

A Rede Alyne oferece suporte a estados, municípios e ao Distrito Federal, com recursos direcionados para fortalecer o pré-natal, o atendimento durante a internação e o acompanhamento no pós-alta – essenciais para a prevenção de complicações associadas à prematuridade. O programa também promove o fortalecimento dos serviços de alto risco para gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade, que são os Ambulatórios de Alto Risco (Agar), bem como oferece incentivo financeiro para os ambulatórios dos bebês egressos de UTI Neonatal (A-SEG).

Outra iniciativa do Ministério da Saúde é o envio de assessores técnicos aos territórios para apoiar e monitorar as práticas de saúde, além de garantir a execução das políticas, como no caso da estratégia do Método Canguru – cuidado humanizado ao recém-nascido que fortalece o vínculo entre mãe e bebê e reduz complicações comuns em bebês prematuros e ou de baixo peso.

Continue Lendo