Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa alerta sobre a importância da vacinação contra paralisia infantil

Publicado

em

No ‘Dia Mundial de Combate à Poliomielite’, celebrado nesta terça-feira (24), a Prefeitura de João Pessoa segue o alerta preventivo e de conscientização, convocando pais e responsáveis aos serviços de saúde e postos móveis, com intuito de garantir o cuidado e manter as crianças protegidas contra a doença, pode ser fatal e não tem cura, mas pode ser evitada com a vacina.

“A paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores e até levar a morte. A vacinação é a única forma de prevenção e é de fundamental importância que todas as crianças menores de cinco anos estejam vacinadas”, esse é o alerta de Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.

Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa das vacinas e da realização de campanhas de imunização. Em 1994, a região das Américas foi a primeira no mundo a ser certificada como livre da pólio, que é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (inicialmente dos sorotipos 1, 2, 3, dos quais apenas o de tipo 1 continua circulando), podendo infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas).

A dona de casa Elexandra da Silva observa de forma cuidadosa a caderneta dos seus três filhos desde o nascimento, para não atrasar nenhuma vacina, sabendo da importância que cada dose representa. “Eu fico atenta sempre para saber se está em dia, justamente porque sei que os vírus estão em circulação e que o fato dos meus filhos estarem vacinados, estão protegidos de algumas doenças evitáveis, que causaram muitos transtornos e infelizmente entristeceu famílias e até deixou sequelas em outras situações, como foi na época do surto da pólio”, disse a mãe de Alef Gabriel, Aildo Rian e Ágata Silva.

Prefeitura em ação – No último sábado (21), a Prefeitura de João Pessoa apoiou o evento de vacinação ‘Juntos contra a Pólio’, promovido pelo Rotary Clube que aconteceu no Busto de Tamandaré, com intuito de mobilizar e alertar a população contra a doença que pode ser evitada.

Esquema vacinal – A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. Em 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

Para a vacinação, é necessário que pais e/ou responsável levem o cartão de vacina da criança ou do adolescente, que será avaliado pelos profissionais de Saúde para determinar quais esquemas vacinais são necessários atualizar e/ou iniciar.

Locais de vacinação em João Pessoa e horários dos serviços:

De segunda a sexta-feira:

– Policlínicas Municipais
Horário: 7h às 17h
– Unidades de Saúde da Família (USFs)
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h
– Centro Municipal de Imunização (CMI)
Horário: 8h às 16h

De segunda a sábado:

– Home Center Ferreira Costa
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)
– Shopping Sul
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral paraibana receberá representantes do TSE e todos os presidentes de TREs do país

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sediará a 86ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), entidade que congrega os dirigentes de todos os 27 TREs do país.

No encontro, que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, serão debatidos temas de interesse da Justiça Eleitoral pelos presidentes dos TREs e representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A síntese das discussões estará na Carta de João Pessoa, documento que será divulgado ao final do evento.

A solenidade de abertura será comandada pelo presidente do Coptrel, desembargador Octávio Boccalini, presidente do TRE-MG; e pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, e contará com as presenças dos presidentes de todos os Tribunais Regionais, diretores-gerais e demais autoridades convidadas para a solenidade.

Continue Lendo

Paraíba

“Se for necessária a mudança eu sou favorável”, diz Sargento Neto sobre comando do PL na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Serviços Urbanos de Campina Grande, Sargento Neto (PL), durante entrevista à imprensa da Paraíba, nesta terça-feira (29/10), se disse favorável a uma possível alteração oficial no comando estadual do PL na Paraíba e comentou acerca da ausência do atual presidente estadual, Wellington Roberto, durante a campanha para as Eleições 2024.

Roberto, há alguns meses, foi personagem central de desentendimentos com parte de alguns dos principais representantes do partido em território paraibano e alguns filiados, a exemplo do deputado federal Cabo Gilberto Silva e do deputado estadual Wallber Virgolino e, durante ao período de campanha preferiu se manter um tanto quanto afastado.

O deputado federal e coordenador de campanha do PL, Cabo Gilberto Silva, chegou a afirmar, ainda no final do mês de setembro, que Wellington Roberto, estaria tentando sabotar o partido.

Leia também: “Sabota o próprio partido”, dispara Cabo Gilberto contra presidente do PL na Paraíba

Na ocasião, Gilberto afirmou que as candidatas ao cargo de vereadora pela legenda bolsonarista que anunciaram apoio ao nome de Cícero Lucena (PP) na disputa pela Prefeitura de João Pessoa teria sido indicação de Roberto.

Sargento Neto, durante a entrevista desta terça, afirmou esperar que o partido tenha uma liderança que faça jus ao tamanho do partido no Brasil e no Estado.

O comentário do sargento foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (29/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Louvor nas Varandas abre a Gabriel Gudes fecha Marcha Para Jesus no próximo sábado em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Marcha Para Jesus de João Pessoa acontece no próximo sábado, dia 2 de novembro, e, pelo terceiro ano, o grupo Louvor nas Varandas vai abrir o evento puxando o primeiro trio elétrico pela Avenida Epitácio Pessoa. O cantor Gabriel Guedes vai encerrar o evento no palco montado no Busto de Tamandaré.

A concentração da Marcha acontecerá a partir das 14 horas na Praça da Independência. Este ano, quatro trios elétricos serão usados no evento. Eles desceram a Epitácio Pessoa com o Louvor nas Varandas, Sara Music, Leomir do Ide e IBM Music. Todos eles também se apresentaram na Marcha de 2022 e 2023. Quem vai puxar o quarto trio este ano será a Banda do Betel.

Um comboio de motociclistas fará a escolta na frente da Marcha, seguido pelo grupo de tambores Rugido do Leão, do Recife. Quem também vai participar do evento será o cantor Alex Filho.

A concentração da Marcha Para Jesus acontecerá na Praça da Independência e seguirá até o Busto de Tamandaré. Os trios elétricos percorrerão a Epitácio Pessoas com as atrações locais e o show com Gabriel Guedes acontecerá na praia. Dezenas de igrejas evangélicas da cidade e de outros municípios já confirmaram participação no evento organizado pela Associação Marcha Para Jesus.

O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa apoiam a Marcha Para Jesus que também tem o apoio da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), além das igrejas evangélicas da cidade.

Continue Lendo