Nos acompanhe

Paraíba

Concerto da Orquestra e Coro Infantil da Paraíba é atração do Espaço Criança 2023

Publicado

em

A Orquestra Infantil e o Coro Infantil da Paraíba apresentam concerto comemorativo ao Dia das Crianças, nesta quinta-feira (12), às 17h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, em João Pessoa. A entrada é gratuita, mas é preciso adquirir o ingresso, que será distribuído a partir das 16h, na bilheteria da Sala de Concertos.

O concerto faz parte da programação do Espaço Criança 2023, evento realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que acontece a partir das 13h30, com várias atividades voltadas para o público infantil, nas dependências do Espaço Cultural.

Sob a regência do maestro Marcelo Vasconcelos, os jovens instrumentistas da Orquestra Infantil da Paraíba vão executar as músicas Let it Be (Lennon-McCartney), Chapeuzinho Amarelo (Marcelo Vasconcelos), Hino à Alegria – 9ª Sinfonia (Ludwig van Beethoven), Gloria in Excelsis Deo (Antonio Vivaldi) e You Raise me Up (Josh Groban), as três últimas acompanhadas pelas crianças do Coro Infantil da Paraíba, que tem regência do maestro João Alberto Gurgel. No programa do Coro Infantil tem ainda as músicas Peça Felicidade (Melim/arranjo João Alberto Gurgel) e Feira de Mangaio (Sivuca e Glorinha Gadelha/Arranjo João Alberto Gurgel).

Orquestra Infantil da Paraíba – Foi fundada pela professora Izabel Butity e coordenada pela maestrina Norma Romano, de 1986 a 2014, que motivou a criação de OIPB, aperfeiçoando e popularizando o ensino da música, dando uma sólida formação orquestral para aqueles que desejassem continuar a carreira de músico.

Atualmente, a orquestra é formada por músicos com idades entre 10 e 15 anos, sob a batuta do regente Marcelo Vasconcelos, tendo como professor auxiliar dos sopros Gustavo Gines de Paco, que seguem o legado deixado por Norma Romano com objetivo de promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas, divulgando um repertório sinfônico universal e enfatizando a interpretação da música brasileira, em especial, da nordestina.

A Orquestra Infantil da Paraíba se destaca como um dos poucos grupos infantis do gênero existentes na América Latina. É um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba e visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental.

Coro Infantil da Paraíba – Atividade desenvolvida pela Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade paraibana. É formado por jovens coristas de idades entre 8 e 17 anos.

O grupo apresenta uma nova concepção para a prática do canto coral, onde existe plena interação com o corpo, voz, música, emoção e criatividade. Desta forma, os resultados obtidos demonstram que a criança amplia e liberta a criatividade, afetividade, raciocínio, socialização e autoestima, bem como a consciência corporal, além de ampliar e enriquecer o leque cultural, aspectos fundamentais para a estruturação do indivíduo como um todo.

Os regentes  Marcelo Vasconcelos – Bacharel em Violino pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuou como músico de diversas orquestras e grupos de câmera, em palcos pelo exterior e pelo Brasil. Ao longo de sua trajetória, foi premiado com a Medalha Augusto dos Anjos, como melhor trilha sonora original no I Festival Cine Cultura Viva. Como camerista, gravou CD e DVD junto a grupos de música Armorial.

Atuou como spalla, assistente e chefe de naipe na Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Atualmente, é músico violinista da Orquestra Sinfônica da UFPB, professor regente da Orquestra Infantil da Paraíba e professor da classe de violino da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Constantemente se apresenta em diversas formações, com destaque para o Fórmula Duo, com a pianista Luciana Noda.

João Alberto Gurgel – Começou a dirigir e produzir arranjos para corais em 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê desde 2001, do Coro do Tribunal de Contas do Estado desde 1998, do Coral Ladies (Clube da Melhor Idade Cidade Verde) desde 2009, e já esteve à frente de grupos como o Coral da Cultura Inglesa, Coral das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Foi regente do Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.

Serviço
Concerto Comemorativo do Dia das Crianças
Orquestra Infantil da Paraíba e Coro Infantil da Paraíba
Regência: Maestros Marcelo Vasconcelos e João Alberto Gurgel
Dia: 12 de outubro (quinta-feira)
Hora: 17h
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito

Continue Lendo

Paraíba

“Lutar por uma cidade mais inclusa e humana”, ressalta Fábio Carneiro na busca por vaga na CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), utilizou as redes sociais neste sábado (21/09) para ressaltar temas importantes do seu Plano de Governo que pretende levar à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) caso eleito.

Fábio, que já assumiu diversos cargos na gestão da administração da Capital, ressaltou pautas que garantam mais desenvolvimento à cidade como saúde, educação, transporte público, tecnologia e inovação. “Estou comprometido em ouvir você, estar presente e lutar por uma cidade mais inclusiva e humana. Conto com seu apoio para juntos fazermos João Pessoa avançar”, enfatizou.

Sobre

Durante a trajetória profissional, Fábio Carneiro assumiu importantes cargos de gestão. Atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, secretário de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, além de funções importantes no Detran-PB, Lotep e Funjope.

Ele ainda acumula experiências como conselheiro do Sebrae-PB, conselheiro do Detran-PB, conselheiro de Meio Ambiente de João Pessoa, conselheiro de Urbanização de João Pessoa, entre outros. Até março deste ano era o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Onda azul: multidão toma conta das ruas de Princesa Isabel em agenda de Rúbia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma agenda de campanha da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), tomou conta das ruas da cidade neste sábado (21/09).

O evento teve a presença do ex-deputado federal e dirigente do PSDB, Pedro Cunha Lima, de lideranças políticas locais e apoiadores, que fizeram uma verdadeira “onda azul” por onde passou.

Rúbia disputa ao cargo de prefeita pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e conta com Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice. A corrida eleitoral da prefeitável conta com apoio de atores políticos importantes, como dos senadores Efraim Filho (União Brasil) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

“A nossa caminhada ganhou adesão e apoio de todos por onde passamos. Que momento lindo! O povo quer mudança, o povo quer o melhor para nossa cidade”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Secretaria de Educação do Estado desmente rumores sobre demissão de terceiros em nota oficial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria de Estado da Educação emitiu uma nota neste sábado (21/09), para declarar que são falsas as informações de demissão a fim dos prestadores de serviço vinculados a empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta.

O órgão negou que exista aviso de aviso prévio para desligamento que qualquer funcionário. “Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são rigorosamente falsas“, diz a nota.

NOTA

A Secretaria de Estado da Educação – SEE, tranquiliza a todos os prestadores de serviços vinculados à empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta, no sentido de que não existe aviso prévio para desligamento de qualquer funcionário. Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são
rigorosamente falsas. A SEE reforça que sempre utiliza de seus canais oficiais para qualquer divulgação.

Continue Lendo