Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de JP e Sebrae promovem Fórum Internacional de Cidades Criativas nesta sexta-feira

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em parceria com o Sebrae, promove, nesta sexta-feira (6), o Fórum Internacional de Cidades Criativas. O encontro acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, O objetivo é discutir e compartilhar experiências enriquecedoras relacionadas à economia criativa e ao papel das cidades nesse contexto. A inscrição é gratuita e o credenciamento inicia às 8h, no local do evento.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa, Vaulene Rodrigues, o Fórum visa conectar líderes, especialistas e empreendedores, lançando um olhar para o desenvolvimento das cidades criativas no Brasil e no mundo.

“O intuito é trazer experiências de êxito realizadas na nossa capital, enquanto representante brasileira do artesanato na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco; e nas demais cidades participantes do evento, para que possamos aprender e, a partir desses conhecimentos, ajudar a promover um desenvolvimento urbano mais harmônico e mais sustentável”, disse.

Cooperações – Muito além de debates, o Fórum tem o intuito de iluminar caminhos, almejando futuras cooperações. “As cidades convidadas são aquelas com as quais temos interesse e disposição de promover intercâmbios. Por exemplo, Enghien-les-Bains, na França, que tem um centro de pesquisas e de atuações na área da arte midiática. A proposta é fazer um convênio de cooperação para residências criativas, possibilitando que pessoas daqui possam ir para lá e vice-versa, a fim de realizar pesquisas e trabalhos”, explicou Eduardo Barroso, coordenador de Projetos Especiais da Sedest.

As cooperações também estão sendo discutidas com parceiros mais próximos, como os representantes do laboratório O Imaginário, no Recife. “Trata-se de uma instituição de pesquisa e extensão, ligada à Universidade Federal de Pernambuco, que vem trabalhando com o artesanato há mais de 20 anos. Eles têm expertise que será muito importante para João Pessoa, sobretudo, para implantação da nossa fábrica social de artesanato”, acrescentou Eduardo.

Inscrições – As atividades do Fórum serão realizadas na Sala 1 do mezanino do Espaço Cultural. A partir das 8h, acontece o credenciamento. A programação de palestras se estende até as 18h30. Ela foi dividida em mesas de debates com três eixos temáticos: Artesanato – políticas públicas e ações de cooperação; Música e arte midiática – experiências das cidades criativas; e o presente e o futuro da Economia Criativa.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo link https://pb.lojavirtualsebrae.com.br/loja/evento/202948572-fincc-feira-internacional-de-negocios-criativos-e-colaborativos-2023, ou no local do evento. As vagas são limitadas.

Após o Fórum, às 19h, acontece a abertura oficial da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (Fincc), promovida pelo Sebrae e parceiros, na praça de eventos, também no Espaço Cultural. A Sedest terá um stand exclusivo por lá, onde os visitantes terão informações sobre todos os programas oferecidos pela pasta. A Feira segue até domingo (8), sempre das 16h às 21h.

Fórum – Confira a programação completa do Fórum Internacional de Cidades Criativas:

Manhã

08h00 – Credenciamento

09h00 – Abertura
– Cicero Lucena (Prefeito de João Pessoa)
– Luiz Alberto Amorim (Superintendente do Sebrae-PB)

9h30 às 12h10 – Mesa de Debates: Artesanato – Políticas Públicas e Ações de Cooperação
– Eduardo Barroso – Labin – João Pessoa
– Daniel Farfán – Diretor de Artesanato da Secretaria de Cultura de Puebla/México.
– Virginia Cavalcanti e Ana Andrade – Laboratório O Imaginário/Recife
– Ana Carla da Fonseca – Pioneira em Cidades Criativas e Empresária da Garimpo de Soluções

Tarde

14h às 16h – Mesa de Debates: Música e Arte Midiática – Experiências das cidades criativas
– Álvaro Narvaez – Secretário de Cultura de Medellín/Colômbia
– Dominique Roland – Diretor do Centro de Artes – Enghien-les-Bains/França
– Marcelo Barros/Abramid – Associação Brasileira de Artes Midiáticas – Campina Grande-PB

16h às 18h30 – Mesa de Debates: O Presente e o Futuro da Economia Criativa
– Joaquim Cartaxo – Arquiteto e urbanista, diretor superintendente do Sebrae (CE)
– Décio Coutinho – Superintendente de Economia Criativa do Mato Grosso do Sul
– Rosa Alegria – Futurista profissional e pioneira em Foresight Estratégico no Brasil
– Lala Deheinzelin – Futurista e Pioneira em Economia Criativa no Brasil, da Empresa Solutions 4D Future

18h30 – Encerramento

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo