Nos acompanhe

Paraíba

MPF e órgãos de mobilidade fazem operação para identificar pontos críticos de acidentes em rodovias na PB

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a Operação Temática de Diagnóstico de Pontos Críticos de Acidentalidade na SPRF/PB – OTEDIAG NORDESTE – que integra mais uma das ações do Plano de Contingências para Prevenção e Enfrentamento aos Acidentes Graves. O objetivo é estabelecer ações e diretrizes para o incremento da segurança no trânsito.

A operação, terá duração de cinco dias, será encerrada na sexta-feira (06/10), e conta com dois dias de nivelamento teórico, onde os participantes receberão conhecimentos técnicos relacionados à temática. Nos dois dias seguintes, serão realizados levantamentos técnicos e elaboração dos respectivos relatórios de fatores de risco, com monitoria dos instrutores e coordenadores da operação. No último dia, ocorrerá o debriefing, com a apresentação dos resultados.

A operação busca estabelecer a integração entre a PRF e outras instituições, além de aprimorar os conhecimentos do efetivo dos Grupos de Investigação de Acidentes de Trânsito (GIAT) e outros servidores que atuam na área de Segurança Viária das Superintendências da PRF na PB, PE, CE e RN para realizar inspeções e identificar fatores de risco para ocorrência de acidentes de trânsito .

Os levantamentos técnicos serão utilizados para orientar ações internas e externas voltadas à prevenção de acidentes (fiscalização, educação para o trânsito, melhorias na infraestrutura viária/engenharia de tráfego, entre outras) e viabilizar condições necessárias para promoção da segurança no trânsito. Dessa forma, a PRF consolida-se como importante protagonista no estudo e prevenção de sinistros de trânsito, alinhada aos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para a 2ª Década de ações para a Segurança Viária.

O evento de abertura da OTEDIAG NORDESTE ocorreu no auditório da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (SEMOB-JP) e contou com a presença do Chefe do Serviço de Operações da SPRF/PB, PRF Carlos Wendell, representando o Superintendente da SPRF/PB, do Coordenador de Prevenção e Atendimento de Acidentes, PRF P. Guedes, da chefe do Serviço de Perícia e Registro de Acidentes, PRF Marina, do Superintendente da SEMOB-PB, Expedito Leite Filho, do Diretor-Superintendente do DETRAN-PB, Isaías Gualberto, do presidente do SINPRF/PB, José Aurivam, além dos gestores do NSV/PB, coordenadores, instrutores, monitores, efetivo convocado da SPRF/PB, PE, CE e RN e representantes de órgãos e entidades parceiras, entre elas: DNIT, DETRAN-PB, SEMOB João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, BPTRAN-PB, DMTRAN-BAYEUX e o MPF.

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed João Pessoa lança quinta edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. Clique aqui para assistir.

Continue Lendo

Paraíba

Portaria altera o expediente da Justiça Eleitoral paraibana da próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por meio da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE, estabelece que o expediente da Secretaria do Tribunal e das Zonas Eleitorais, excepcionalmente, no dia 7 de outubro de 2024 (segunda-feira), terá início às 15h e término às 19h.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Continue Lendo

Paraíba

TJPB elege na próxima quarta-feira nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Justiça da Paraíba realizará, na próxima quarta-feira (09/10), a eleição para a Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual referente ao biênio 2025/2026. A votação ocorrerá durante a sessão administrativa do Pleno, marcada para começar às 14h. A pauta foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (3).

Estão inscritos para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça os desembargadores Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, João Batista Barbosa e Leandro dos Santos, respectivamente.

Haverá ainda a eleição para diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma). Concorre ao cargo o desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Em seguida, será feita a escolha do novo Ouvidor Geral e do Ouvidor Substituto. A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão está inscrita ao cargo de Ouvidora Geral e o desembargador Aluizio Bezerra Filho ao cargo de Ouvidor Substituto.

Continue Lendo