O assessor técnico da Coordenação Nacional de Saúde Mental João Mendes está em Campina Grande durante esta semana visitando todos os serviços da Rede Municipal de Saúde Mental para conhecer a estrutura da cidade. Além disso, um dos objetivos é a implantação de novos serviços e melhoria da infraestrutura dos já existentes. Esta pauta é resultado da visita realizada no mês passado pela primeira-dama, a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, e a coordenadora do programa Saudavelmente, a doutora em psicologia Lívia Sales, ao Ministério da Saúde.
João Mendes, que é o coordenador geral de normas, estudos e projetos da Rede de Atenção Psicossocial do Ministério da Saúde, visitou o Complexo Habitacional Aluízio Campos, onde deverá ser construído um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e conheceu a recém-inaugurada Clínica Escola do Autismo (Afeto), o chalé da Saúde Mental na Vila do Artesão, as Residências Terapêuticas, alguns Caps, o Ambulatório de Saúde Mental da Policlínica do Catolé, o Centro de Convivência, entre outros serviços.
O Município de Campina Grande completou 18 anos da implantação dos serviços substitutivos aos antigos manicômios, política da Reforma Psiquiátrica. A cidade foi uma das primeiras do Norte/Nordeste a abrir leitos de saúde mental dentro de um hospital geral, no Hospital Dr. Edgley.
“Essa visita é importante para o Ministério da Saúde conhecer de perto o trabalho que é feito em Campina Grande, um dos mais completos em todo o país. Recentemente, abrimos Ambulatório de Saúde Mental, implantamos uma Clínica Escola do Autismo, temos leitos psiquiátricos dentro de um hospital geral, chalé de comercialização de produtos feitos pelos moradores das Residências Terapêuticas, que é um importante dispositivo de ressocialização e geração de renda, entre muitas outras ações”, comentou Lívia.
Além da abertura do Caps do Aluízio Campos, outras demandas estão sendo discutidas, a exemplo da construção de sedes próprias para alguns dos Caps já existentes, a reforma do Caps do distrito de Galante, a habilitação do Caps Ad 2 para Caps Ad 3 e o retorno do Programa de Volta para Casa dos moradores das Residências Terapêuticas.