Um momento de confraternização, alegria e surpresas agradáveis. Foi assim a 6ª Edição do Chá Dançante da Primavera, promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) na tarde desta quarta-feira (27).
Neste ano, o evento celebrou tema “Um baile no Litoral” e homenageou as praias cabedelenses, destacando, também, elementos que caracterizam o clima praiano do município. A festa reuniu cerca de 200 idosos assistidos pelos programas municipais e marcou as comemorações ao Dia Nacional do Idoso (1º de outubro), bem como a chegada da estação da primavera.
Para receber os ilustres convidados, o Centro Cultural Mestre Benedito cobriu-se de flores dispostas em uma superestrutura coberta, com direito a palco, sonorização e iluminação e decoração especial. A banda baile da Stylo Ousado animou a festa com hits que marcaram época, fazendo os idosos interagirem, conversarem e dançarem muito.
“Que maravilha chegar no evento e ver todos felizes e perceber que a gestão municipal tem melhorado o Chá Dançante da Primavera a cada ano que passa. Trago a mensagem carinhosa do prefeito Vitor Hugo, para que todos sintam-se abraçados divirtam-se, ao tempo em que parabenizamos toda equipe da Semas pela dedicação e realização da festa”, destacou a primeira dama Daniella Ronconi.
Os participantes do Chá Dançante foram recepcionados com muita música e uma decoração que lembrava uma típica festa litorânea. Durante o evento, os convidados foram surpreendidos com a chegada de 15 cadetes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba, que se revezaram em uma linda valsa com as idosas. Ao final, foi servido um jantar para todos os presentes.
“Não tem como não se emocionar! O sorriso e a reação das pessoas são o combustível para que a gente possa tentar fazer muito mais. A data de hoje tem o objetivo principal de fortalecer as relações comunitárias e de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. A festa tem o intuito de contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, assegurando espaços de encontros, de modo a promover a convivência familiar e comunitária”, destacou a secretária de Assistência Social de Cabedelo, Cynthia Cordeiro.
Além das atividades socioeducativas, de lazer, físicas, oficinas de artesanato, costura e dança, ofertadas tanto pela Semas – através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – quanto pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc), os idosos participam mensalmente das ações de Assistência e Cidadania ofertadas pela Prefeitura.
Alegria e energia contagiantes – A satisfação era visível no olhar de cada idoso que participou do evento e teve a oportunidade de confraternizar, dançar e brincar.
“Ave Maria, essa festa foi muito boa… que esse Chá Dançante fique de vez no calendário da cidade”, comentou Maria de Fátima Souza, 63 anos, que faz parte do serviço de convivência do Ipsemc.
“Que festa maravilhosa. Isso foi um presente pra nós. Dancei muito…até cansar. Mas já quero mais! Essa festa é muito boa! Não tem que deixar de ter”, reforçou o pedido doa Maria do Socorro Ferreira, 68 anos, usuária do CRAS do Portal do Poço.