Nos acompanhe

Paraíba

TCE-PB aprova contas de nove prefeituras e destaca emissão de “alertas” no acompanhamento da gestão

Publicado

em

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou mais nove processos de prestação de contas municipais, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27). Receberam pareceres pela aprovação das contas das prefeituras de Poço de José de Moura, Pedra Branca, Algodão de Jandaíra, Vieirópolis, Aguiar, Poço Dantas, Serra Redonda, Puxinanã e Taperoá, relativas a 2021. Regulares também foram julgadas as contas da PB-Tur – Empresa Paraibana de Turismo S/A, referentes ao exercício de 2022.

Sob a presidência do conselheiro Fábio Nogueira, o Pleno do TCE apreciou uma pauta de julgamento com 15 processos, entre os quais, nove referentes a prestações de contas de prefeituras municipais, e todas, mereceram a aprovação, conforme avaliou o conselheiro André Carlo Torres Pontes, ao destacar que o TCE da Paraíba vem colhendo os frutos dos avanços verificados no processo eletrônico, a partir do acompanhamento da gestão em tempo real. Ele pontuou que – em relação às contas apreciadas na sessão, foram elaborados 202 relatórios e emitidos 163 alertas aos gestores.

Na última sessão do Pleno, o presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz, anunciou a análise dos primeiros processos de contas municipais relativas a 2022, ou seja, o Tribunal já está apreciando as contas de prefeituras que deram entrada no Tribunal em março deste ano. Ele reforçou que o TCE, além de acompanhar a gestão durante todo o exercício em referência, passou a elaborar relatórios eletrônicos iniciais, que permitem a emissão de alertas a respeito de inconformidades nas prestações de contas.

Recursos – A Corte deu provimento ao recurso interposto pelo ex-prefeito de Santa Cruz, Paulo César Ferreira Batista, em face de decisão contrária e acórdão com imputação de débito, emitidos quando da apreciação das contas do exercício de 2019. Entendeu o colegiado que o gestor apresentou justificativas para elidir o débito e afastar irregularidades com a Previdência. A Corte emitiu novo parecer pela aprovação (proc. nº 08965/20). Provido também foi o recurso impetrado pelo ex-prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena Moura de Medeiros (proc. nº 19681/17).

Votos de Pesar – Proposto pelo conselheiro Fábio Nogueira, o Pleno aprovou “Votos de Pesar”, em razão do falecimento do médico anestesista Flávio Guedes Correia Gondim Filho. Ele deixa viúva a sra. Maria de Fátima Freitas Evangelista Gondim, que foi, por muitos anos, chefe do gabinete da Presidência do TCE. Também foi aprovado “Pesar”, face ao falecimento do médico e professor da UFPB, Francisco de Assis Guerra. A propositura foi feita pelo procurador Marcílio Toscano Franca e contou com o registro de condolências feito pelo conselheiro substituto, Renato Sérgio Santiago Melo.

A sessão foi conduzida pelo conselheiro Fábio Túlio Nogueira (vice-presidente) – em virtude de viagem institucional do presidente, Nominando Diniz. O Pleno do TCE realizou sua 2417ª sessão ordinária na modalidade híbrida. Estiveram presentes os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Fernando Rodrigues Catão, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Antônio Cláudio Silva Santos e Renato Sergio Santiago Melo. Pelo Ministério Público de Contas atuou o procurador Marcílio Toscano Franca Filho.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Lutar por uma cidade mais inclusa e humana”, ressalta Fábio Carneiro na busca por vaga na CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), utilizou as redes sociais neste sábado (21/09) para ressaltar temas importantes do seu Plano de Governo que pretende levar à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) caso eleito.

Fábio, que já assumiu diversos cargos na gestão da administração da Capital, ressaltou pautas que garantam mais desenvolvimento à cidade como saúde, educação, transporte público, tecnologia e inovação. “Estou comprometido em ouvir você, estar presente e lutar por uma cidade mais inclusiva e humana. Conto com seu apoio para juntos fazermos João Pessoa avançar”, enfatizou.

Sobre

Durante a trajetória profissional, Fábio Carneiro assumiu importantes cargos de gestão. Atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, secretário de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, além de funções importantes no Detran-PB, Lotep e Funjope.

Ele ainda acumula experiências como conselheiro do Sebrae-PB, conselheiro do Detran-PB, conselheiro de Meio Ambiente de João Pessoa, conselheiro de Urbanização de João Pessoa, entre outros. Até março deste ano era o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Onda azul: multidão toma conta das ruas de Princesa Isabel em agenda de Rúbia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma agenda de campanha da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), tomou conta das ruas da cidade neste sábado (21/09).

O evento teve a presença do ex-deputado federal e dirigente do PSDB, Pedro Cunha Lima, de lideranças políticas locais e apoiadores, que fizeram uma verdadeira “onda azul” por onde passou.

Rúbia disputa ao cargo de prefeita pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e conta com Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice. A corrida eleitoral da prefeitável conta com apoio de atores políticos importantes, como dos senadores Efraim Filho (União Brasil) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

“A nossa caminhada ganhou adesão e apoio de todos por onde passamos. Que momento lindo! O povo quer mudança, o povo quer o melhor para nossa cidade”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Secretaria de Educação do Estado desmente rumores sobre demissão de terceiros em nota oficial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria de Estado da Educação emitiu uma nota neste sábado (21/09), para declarar que são falsas as informações de demissão a fim dos prestadores de serviço vinculados a empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta.

O órgão negou que exista aviso de aviso prévio para desligamento que qualquer funcionário. “Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são rigorosamente falsas“, diz a nota.

NOTA

A Secretaria de Estado da Educação – SEE, tranquiliza a todos os prestadores de serviços vinculados à empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta, no sentido de que não existe aviso prévio para desligamento de qualquer funcionário. Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são
rigorosamente falsas. A SEE reforça que sempre utiliza de seus canais oficiais para qualquer divulgação.

Continue Lendo