O Orçamento Participativo de Campina Grande (OPA) está promovendo neste sábado (23), no Teatro Rosil Cavalcanti, o Workshop “Orçamento Público e Ciclo Orçamentário”. O evento, com o apoio da Prefeitura de Campina Grande e do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, é marcado por apresentações culturais, entrega do kit de material para os participantes, palestras, dinâmicas de grupo e muitas outras atividades.
Na solenidade de abertura, a mesa diretora dos trabalhos foi integrada pela coordenadora do Orçamento Participativo, Crizane Xavier de Paula; secretário chefe de Gabinete e representante do prefeito Bruno Cunha Lima, Gilbran Asfora; superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior; vereadora Carol Gomes; Deusinha Barros e Laerte Rodrigues (membros da Executiva do OPA).
Ao abrir o workshop, a coordenadora do OPA, Crizane Xavier, destacou os objetivos da iniciativa: contribuir para o fortalecimento do conhecimento sobre orçamento participativo, orçamento público e ciclo orçamentário, além de enriquecer as habilidades dos representantes da população, visando ao crescimento e multiplicação da participação popular nas comunidades.
A coordenadora também agradeceu ao prefeito Bruno Cunha Lima, pelo empenho e apoio para a realização deste evento, considerado como essencial para instruir o cidadão quanto à corresponsabilidade do financiamento da cidade, pois a meta é garantir o controle social e a transparência. Ela também mostrou-se grata às lideranças e representantes comunitários pela presença na programação.
Em nome do prefeito Bruno Cunha Lima, o secretário Gilbran Asfora destacou que Campina Grande avança em termos de realizações administrativas de forma democrática e participativa. Explicou que a cidade vive um notável momento com o início de obras de grande porte reivindicadas pela população e pelos representantes do orçamento participativo.
Ele mencionou, entre outras, a pavimentação de ruas, investimentos para as comunidades rurais, abertura de novas avenidas, requalificação e revitalização do Parque do Açude Novo, construção e reforma de postos de saúde, construção de escolas e muitas outras ações que foram reivindicadas pelos integrantes do OPA e que agora são concretizadas.
“A gestão sabe ouvir a população e assim atender às mais legítimas reivindicações comunitárias”, destacou Gilbran Asfora.
Também fizeram pronunciamentos destacando a importância e significação do encontro o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior e a vereadora Carol Gomes, que representou a Câmara Municipal. Ainda falaram Deuzinha Barros e Laerte Rodrigues, representantes da Executiva do Orçamento Participativo. Todos reforçaram a visão de que as sugestões, oriundas da comunidade, têm sido acatadas e concretizadas pela gestão municipal, o que contribui para o desenvolvimento da cidade.
Após o ato de abertura, teve início a programação de palestras, tendo Crizane Xavier falado sobre a “Formação e Explanação sobre o Orçamento Participativo e Ciclo Orçamentário”. Ainda na programação, palestra da auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, Maria Zaira Chagas Guerra, sobre o tema “Formação, Apresentação e Explanação sobre Orçamento Público”.