Com a chegada da Semana Santa, a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) divulga a programação da III Semana do Pescado. Este ano o evento acontecerá de terça-feira (27) até quinta-feira (29), das 5h às 12h. No período, a população poderá encontrar as mais variadas espécies de peixes, a preços mais acessíveis, além de produtos como raízes, hortaliças, frutas e legumes. A Cecaf é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e conta hoje com 134 agricultores familiares de 26 municípios paraibanos.
Na III Semana do Pescado, vão participar pescadores dos municípios de Baía da Traíção, representados pela Colônia Z1 de pescadores, e de Cabedelo, através da Associação de Pescadores e Marisqueiras do Renascer e da Cooperativa de Técnicos e Pesca (Cotep). Durante os três dias, quem optar pelas compras na Cecaf vai encontrar uma cozinha voltada para a culinária marítima. “Trata-se do projeto ‘Sabores do Mar’, onde as cozinheiras vão comercializar pratos como risoto de marisco, caldinhos de ostra, aratu, marisco e caranguejo, pirão de escabechi (peixe ao molho com verduras e legumes)”, explica Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.
Em 2016, foram comercializados 700 quilos de peixes e, no ano passado, a Cecaf conseguiu superar as expectativas, ultrapassando 900 quilos de pescado comercializado no local. “Estamos animados com mais uma edição da Semana do Pescado que, no decorrer dos anos, vem dobrando metas. Os pescadores se preparam o ano inteiro para esta época e a expectativa é que em 2018 sejam vendidos mais de uma tonelada de peixes”, reitera Rogeany.
Variedade – Os consumidores vão poder encontrar na Cecaf uma vasta variedade de peixes. Serão oferecidos atum, serra, tainha, curvina, dourado, cioba, tilápia, xareu, garajuba, ariocó, meca, pescada, guaiabu, xixaro, aratu, arabaiana, cavala, pescadinha, agulhão vermelho, agulhão branco, agulhinha branca, além de camarão, carne de caranguejo, marisco e camurim. Tudo com o mais alto padrão de qualidade e higienização e vendidos a preços acessíveis.
Cecaf – A Central de Comercialização da Agricultura Familiar está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1.112, no bairro José Américo. A população pode encontrar produtos como raízes, hortaliças, frutas, legumes e pescado a preços mais acessíveis.
Todos os alimentos comercializados no local são produzidos por agricultores familiares. Na Cecaf, também é possível encontrar produtos orgânicos e agroecológicos, além de artesanato. O espaço dispõe ainda de lanchonetes especializadas em frutos do mar e comidas regionais.