Nos acompanhe

Paraíba

Centro em Cena: Espetáculos no Teatro Santa Roza e música na Catedral Brasília de Nª Sª das Neves

Publicado

em

Espetáculos de beleza ímpar, bailarinos e bailarinas com uma leveza que impressiona, sincronia de movimentos, perfeição. As apresentações da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa e do Balé Teatro Guaíra, de Curitiba, na noite desta terça-feira (19), deixaram o público na expectativa para os próximos espetáculos de dança na cidade e, sob aplausos, foi encerrada a penúltima noite do Centro em Cena, no Teatro Santa Roza.

“Com o Centro em Cena, reafirmamos a força e a capacidade criativa da nossa cultura, da nossa arte voltada para o território do Centro Histórico”, ressaltou o diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele afirmou que o prefeito Cícero Lucena tem um projeto forte e grande para a restauração do Centro Histórico que passa por cinco grandes eixos: da infraestrutura, com o melhoramento das ruas e avenidas; da habitação, com o projeto desenvolvido pela Secretaria de Habitação para trazer moradores e vida para o Centro Histórico; de mobilidade urbana, que envolve a Semob; da segurança pública e da Funjope, que está instalada ali há bastante tempo, com atividades culturais em todos os seus equipamentos.

“Privilegiando as ações de cultura no Centro Histórico, estamos dando a contribuição da cultura e da arte, essa cultura e essa arte que têm a capacidade de agregar um valor econômico para o Centro Histórico e para gerar uma economia e um desenvolvimento local. O Centro em Cena faz parte desse projeto e nós integramos culturas de João Pessoa, da Paraíba e brasileiras”, acrescentou.

Dança – A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa apresentou o espetáculo ‘Cordel’. Criado para a abertura do evento ‘Caminhos do Frio’, no município de Bananeiras, foi encenado pela primeira vez em João Pessoa. O tema resgata as raízes dessa manifestação popular.

“É um orgulho estar participando desse Festival, eu que sempre estive presente no Centro em Cena, e agora, com a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa nesse evento que é tão importante e nesse palco que chega a arrepiar. Estar aqui no Teatro Santa Roza já é uma emoção muito grande e estar com a Companhia, voltando para o Centro em Cena, como coreógrafa, é muito emocionante”, destacou a diretora da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, Stella Paula Carvalho.

Com trilha sonora composta por música armorial, a maioria autoral, de Rucker Bezerra, e coreografia de Evana Arruda, o espetáculo traçou uma linha de movimentos típicos de manifestações culturais do Nordeste, que costumam ser retratadas na literatura de cordel.

Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do Balé Teatro Guaíra, valorizou o intercâmbio entre as companhias de dança de João Pessoa e a de Curitiba, que é o balé oficial do estado do Paraná. “É uma conexão entre o Paraná e a Prefeitura de João Pessoa, uma troca muito rica e muito importante. Estou muito feliz de estar participando do Centro em Cena”, afirmou.

O Balé Teatro Guaíra apresentou o espetáculo ‘V.I.C.A’, cujas iniciais significam Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, características do mundo pós-moderno, que se acentuaram com a pandemia de Covid-19. Com coreografia de Lili de Grammont, o Balé Teatro Guaíra mostrou que a arte pode ser uma estratégia porque conecta as pessoas de uma maneira única.

Música –
A programação desta terça-feira (19), começou durante a tarde, quando os acordes do Quinteto de Metais da Banda 5 de Agosto ecoaram na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

Foi um momento ímpar de conferir o talento dos instrumentistas dentro da programação do Centro em Cena, com a execução de clássicos da MPB, bossa nova e forró. Os músicos fizeram a alegria dos fãs, incluindo canções dos Beatles no repertório

“Como artista que sou, acredito que movimentos como o Centro em Cena são muito importantes porque, inclusive, estimulam novos públicos, os mais jovens, a conhecer um pouco mais da nossa cultura”, declarou o estudante João Víctor.

Centro em Cena –
O Festival, realizado pela Fundação Cultural da Prefeitura de João Pessoa (Funjope), começou na quarta-feira (15) e segue até esta quarta (20), envolvendo culturas populares, artistas locais, circo, música e dança. A programação completa pode ser conferida no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/centro-em-cena/.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo