Na manhã desta sexta-feira, 15, houve o lançamento do projeto SIM Maternidade (Saúde Inteligente Móvel), uma iniciativa pioneira no mundo desenvolvida por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e a Big Tech QUALCOMM em colaboração com a MTM Tecnologia.
Estiveram na solenidade de abertura o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto; a secretária de Ciência e Tecnologia, Laryssa Almeida; a primeira-dama do Município, Juliana Figueiredo Cunha Lima; o secretário-chefe de Gabinete, Gilbran Asfora; o coordenador-geral de serviços de informação e conectividade do Ministério da Saúde, Rodrigo Souza Leite; o CEO da MTM, Gustavo Perez; a gerente sênior de assuntos governamentais da QUALCOMM, Milene Franco e as equipes técnicas das empresas e das secretarias municipais que desenvolveram o trabalho, a exemplo da coordenação municipal da Rede Cegonha.
’Com a adesão ao Maternidade SIM, vamos garantir um acompanhamento ainda mais eficiente no atendimento às gestantes em Campina Grande. Aliar a tecnologia com toda a nossa rede de apoio e cuidados com a saúde vai promover mais cuidado, atenção e respeito’, disse o prefeito Bruno Cunha Lima, que não pode participar do lançamento, mas acompanhou a solenidade remotamente.
Funcionamento – O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo, que já está em uso em diversas Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande. Por meio do app, as gestantes do município podem acompanhar o pré-natal, acessar informações sobre vacinas e outras informações educativas, além de acompanhar seus agendamentos e registrar seus sintomas e resultados de exames. Nesta última fase do Projeto SIM Maternidade, os profissionais de saúde também podem acessar os resultados dos exames da paciente, avaliar a necessidade de futuros procedimentos ou acompanhamento e tomar providências antes da próxima consulta do paciente.
O aplicativo SIM garante que as gestantes e a equipe de atendimento de saúde possam tomar medidas proativas para evitar o agravamento dos sintomas que levam a hospitalizações. Por exemplo, casos de diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia podem ser evitados com os resultados dos exames disponíveis no prontuário. ’O uso do aplicativo SIM Maternidade ajuda a agilizar o atendimento às gestantes e serve como um portal de educação. A chegada desse aplicativo à rede pública de saúde pode ser um grande passo para a redução da mortalidade materna e infantil na rede de cobertura’, diz Milene Franco.
’O aplicativo não substitui os serviços do SUS, mas reforça a comunicação entre paciente e profissional de saúde. Nossa expectativa é que o aplicativo aumente a adesão das mulheres ao pré-natal, o que resultará na diminuição de complicações para mãe e bebê durante o parto e pós-parto’, diz Gustavo Perez, CEO da MTM Tecnologia. “O aplicativo deve atender até 80% das gestantes atendidas pelo SUS em Campina Grande”, completa ele.
Interação com as pacientes
Jennifer Alves Pereira dos Santos, de 29 anos, está grávida de 31 semanas e tem feito uso do SIM Maternidade. Ela soube dos benefícios do aplicativo durante uma consulta nas primeiras semanas de gravidez e baixou imediatamente. Ela mantém o controle de todos os seus registros e visitas no aplicativo.
’Eu amo o aplicativo! Eu tiro fotos dos meus exames e baixo no app. Quando chego ao posto de saúde, os médicos têm todas as informações que precisam. Não preciso mais levar comigo as cópias em papel dos meus exames e resultados. Também consigo registrar minhas visitas pelo aplicativo. Recebo alertas para não esquecer quando é a próxima consulta. É muito útil, recomendo para todas as gestantes’, disse ela na solenidade.
Além de agilizar a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde, o aplicativo torna disponível dados anônimos para a Prefeitura de Campina Grande acompanhar os resultados alcançados com o SIM Maternidade. Esses dados são compartilhados em uma plataforma digital, desenvolvida pela MTM Tecnologia, para a equipe da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, além de gestores de clínicas que prestam atendimento à rede do SUS.
O aplicativo SIM Maternidade está disponível nos sistemas Android e iOS para todas as gestantes de Campina Grande.
Sobre a Qualcomm – A Qualcomm é líder mundial em tecnologia sem fio inovadora e a força motriz por trás do desenvolvimento, lançamento e expansão do 5G. A empresa tem vários projetos e é a maior produtoras de chips de celulares e processadores de telefonia móvel no mundo, sendo produtora dos processadores SnapDragon.
MTM Tecnologia – A MTM é uma empresa de software localizada no Brasil especializada no fornecimento de plataformas de desenvolvimento de software de última geração usadas por organizações de mais de 13 países para implementar e operar aplicativos móveis e web. A mobileCare, uma divisão especial da MTM especializada em saúde, fornece soluções que são utilizadas por centenas de hospitais e clínicas em todo o mundo impactando diretamente a vida de milhões de pacientes e profissionais de saúde.