Nos acompanhe

Paraíba

Setembro Amarelo: saiba como ajudar uma pessoa a superar o adoecimento mental

Publicado

em

Estar em sofrimento mental é doloroso e uma luta muitas vezes solitária, que pode ter um fim trágico. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, no ano passado, 16.262 pessoas tiraram a própria vida no Brasil, sendo 317 delas na Paraíba. Diante de tantas perdas, é possível ajudar quem está com adoecimento mental. Neste mês, a Campanha Setembro Amarelo chama a atenção para a prevenção e combate ao suicídio.

Entre as doenças que levam a pessoa a tirar a própria vida, estão transtornos de personalidade, como a depressão, bipolaridade, esquizofrenia, borderline e ansiedade. Além disso, o uso de substâncias como álcool, cocaína e outros entorpecentes também são fatores de risco.

O psiquiatra Rivando Rodrigues, médico cooperado da Unimed João Pessoa, lembra que muitos pacientes têm dificuldade em aceitar o diagnóstico e o tratamento, o que pode levar ao risco de cometer suicídio. “Parentes e amigos podem ter um papel fundamental quando os pacientes se apresentarem isolados, com pouca comunicação, sem esboçar interesse por coisas que habitualmente faziam. É preciso ouvir essas pessoas e orientá-las sobre a importância de buscar tratamento e voltar a ter qualidade de vida”, orienta o médico.

CUIDANDO DA MENTE

Quando se fala em ajudar pessoas em sofrimento mental, uma ação importante de quem está por perto, sejam amigos ou familiares, é demonstrar acolhimento e se colocar disponível para ajudar. A psicóloga Monique de Fátima, da equipe da Unimed João Pessoa, reforça a importância de demonstrar empatia. “É importante que a gente oriente o outro como ele pode se cuidar e que, se ele precisar de ajuda para buscar um profissional, você estará junto.Porque, às vezes, essa pessoa está tão sem forças que nem condições de buscar um profissional ela tem”, acrescenta a psicóloga.

Algumas ações também ajudar a aliviar os sintomas, como as práticas integrativas. A Unimed JP disponibiliza para os clientes atividades como yoga, auriculoterapia, ventosaterapia, biodança, dança circular, relaxamento e aromaterapia no Espaço Vida, por meio do programa Harmonize. As aulas acontecem duas vezes por semana.

Para participar, os beneficiários devem agendar o atendimento na área do cliente do Portal Unimed JP (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR). Os atendimentos também podem ser agendados através do aplicativo Unimed JP, que está disponível para os sistemas Android e iOS.

ACOLHIMENTO

A psicóloga Monique de Fátima dá algumas orientações sobre como você pode acolher e ajudar uma pessoa próxima que se encontre em processo de adoecimento mental:

  • Esteja disponível para acolher

A primeira coisa é fazer com que o outro possa se sentir à vontade e saber que não será julgado por determinado comportamento ou sentimento que está vivenciando.

  • Fique atento ao que o outro diz

Ao ouvir com atenção o que o outro está verbalizando, você pode identificar pensamento suicida. Quando a pessoa diz que se sente cansada, na verdade pode estar querendo dizer que se encontra extremamente cansada da vida; ou que não aguenta mais. Dobre a atenção, principalmente, com quem já tentou suicídio alguma vez.

  • Oriente e auxilie na busca por tratamento

Com muito carinho e acolhimento, fale para a pessoa quanto os profissionais podem ajudá-la. Tente convencer, mas, sem insistir. Saiba a hora de falar para que o outro não se sinta pressionado. Reforce que você está disponível para ouvir, mas que não é um profissional.

  • Fale da importância da psicoterapia e do tratamento médico

Enquanto amigo ou familiar oriente o outro sobre como ele pode se cuidar. Reforce que é na psicoterapia que a pessoa consegue liberar as emoções e angústias e que o tratamento medicamentoso é fundamental para agir nos sintomas e trazer mais tranquilidade. São tratamentos complementares.

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de pessoas atípicas e, consequentemente, suas respectivas famílias que se sentiram atingidas.

Segundo Flávio, o ministro afirmou que Autismo é “problema” e que clínicas são “passeios na floresta“.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo