Nos acompanhe

Paraíba

Cine em Ação leva cinema de graça e revitalização à praça em Pedras de Fogo

Publicado

em

Os moradores de Pedras de Fogo, cidade da Paraíba, terão a oportunidade de exercer sua cidadania e ainda vivenciar gratuitamente sessões de cinema open air com projeção em alta resolução, telona e som dolby surround 5.1. É o projeto Cine em Ação, que chega na cidade de 07 a 10 de setembro, na Praça da Mangueira, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Sonoco.

Em parceria com o poder público, além das exibições, a iniciativa vai mobilizar a população local para ocupar e realizar benfeitorias na praça que recebe o evento. Em formato de mutirão, os moradores da cidade são convidados a doarem a sua energia para que a praça seja revitalizada e possa ser utilizada e percebida como um importante ativo da sociedade. A revitalização acontece de 06 a 08 de setembro, sendo finalizada no dia 09.

“O espaço público passa a ser percebido como um espaço de todos, de convívio, de lazer e entretenimento. O Cine em Ação tem esta missão de sensibilizar e valorizar o espaço público, deixando um legado positivo por onde roda”, explica Thiago Kling, produtor do evento. Também serão ofertadas 8 (oito) oficinas de audiovisual para jovens e adolescentes da rede pública de ensino do município.

A programação terá sempre um curta metragem selecionado pela curadoria do projeto abrindo a sessão e, em seguida, os longas metragens. No dia 07 de setembro, às 19hquinta-feira, será exibido um dos filmes nacionais mais aclamados por público e crítica, Dois Filhos de Francisco (2005), dirigido por Breno Silveira, que conta a história dos irmãos Zezé di Camargo e Luciano. A seguir, na sexta-feira, 08 de setembro, às 18h, é a vez da releitura do diretor Steven Spielberg para o clássico musical Amor, Sublime Amor (2021).

No sábado, 09 de setembro, às 19h, um dos heróis mais cultuados das telas mergulha em uma experiência no multiverso em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), com direção de Jon Watts. Encerrando o evento, no domingo, 10 de setembro, às 19h, uma leve e divertida animação para toda a família, Lilo, Lilo, Crocodilo (2022), dirigida por Will Speck e Josh Gordon, que traz as vozes de Shawn Mendes e Javier Bardem nos principais papéis.
Serviço

Cine em AçãoDe 07 a 10 de setembroPraça da Mangueira, Rua Severino Ramos de Oliveira, sem número. – Pedras de Fogo – Paraíba.

De quinta, sábado e domingo: curta às 18h30 e longa às 19 horas.

Sexta-feira: curta às 17h30 e longa às 18horas.
Praça da Mangueira, Rua Severino Ramos de Oliveira, sem número. – Pedras de Fogo – Paraíba.

Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura

 

Patrocínio: Sonoco

Apoio: Governo de Pedras de Fogo

Realização: Khronos

Ficha Técnica – Filmes

 

Dia 07 de setembro, quinta-feira

19h – Dois Filhos de Francisco – Diretor: Breno Silveira. Ano: 2005. Duração: 2h12m

Sinopse: Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador que quer transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar (Dablio Moreira), e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos. Mirosmar e o irmão Emival (Marco Henrique), que toca violão, se apresentam com sucesso nas festas da vila onde moram. Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária de Goiânia, quando se mudam para lá, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Os garotos conhecem Miranda (José Dumont), empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de 4 meses. Os irmãos novamente fazem sucesso, mas um acidente encerra prematuramente a carreira da dupla. Após quase desistir da carreira artística, Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé di Camargo (Márcio Kieling). Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Welson (Thiago Mendonça), que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante sua carreira musical.

Dia 08 de setembro, sexta-feira

18h – Amor, Sublime Amor – Diretor: Steven Spielberg. Ano: 2021. Duração: 2h36m

Sinopse: Uma adaptação do musical de 1957, Amor, Sublime Amor, antes adaptado para as telas sob a direção de Robert Wise, em 1961. O filme explora o amor proibido, e a rivalidade entre os Jets e os Sharks, duas gangues de rua formadas por adolescentes de diferentes origens étnicas. É a clássica história de rivalidade e amor juvenil na cidade de Nova York em 1957. Nesta versão, Steven Spielberg expõe as contundentes críticas sociais contidas na peça de teatro. Sem cerimônia, insere falas que evidenciam o olhar questionador sobre o racismo e o capitalismo

Dia 09 de setembro, sábado

19h – Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Diretor: Jon Watts. Ano: 2021. Duração: 2h28m

Sinopse: Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Peter Parker (Tom Holland) precisará lidar com as consequências da sua identidade como o herói mais querido do mundo após ter sido revelada pela reportagem do Clarim Diário, com uma gravação feita por Mysterio (Jake Gyllenhaal) no filme anterior. Incapaz de separar sua vida normal das aventuras de ser um super-herói, além de ter sua reputação arruinada por acharem que foi ele quem matou Mysterio e pondo em risco seus entes mais queridos, Parker pede ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para que todos esqueçam sua verdadeira identidade. Entretanto, o feitiço não sai como planejado e a situação torna-se ainda mais perigosa quando vilões de outras versões de Homem-Aranha de outro universos acabam indo para seu mundo. Agora, Peter não só deter vilões de suas outras versões e fazer com que eles voltem para seu universo original, mas também aprender que, com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

Dia 10 de setembro, domingo

19h – Lilo, Lilo, Crocodilo – Diretores: Josh Gordon, Will Speck. Ano: 2022. Duração: 1h46m.

Sinopse: Quando a família Primm (Constance Wu, Scoot McNairy, Winslow Fegley) se muda para Nova York, seu filho Josh tem dificuldades para se adaptar à nova escola e novos amigos. Mas tudo isso muda quando ele encontra Lilo, um crocodilo cantor (Shawn Mendes) que adora tomar banho, caviar e boa música; morando no sótão de sua nova casa. Os dois logo se tornam os melhores amigos, mas quando a vida de Lilo é ameaçada pelo malvado vizinho Sr. Grumps (Brett Gelman), os Primm precisam se unir ao carismático dono de Lilo, Hector P. Valenti (Javier Bardem), para mostrar ao mundo que uma família pode se formar nas circunstâncias mais inesperadas e não tem nada de errado em um grande crocodilo cantor com uma personalidade ainda maior.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo viajará até Brasília para tentar reverter suspensão da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB) se deslocará pessoalmente até a Capital Federal para tentar reverter a suspensão da Operação Carro-Pipa na Paraíba que atinge, a partir desta segunda-feira (25/11), alcança 270 mil pessoas de 159 municípios localizados em território paraibano.

João Azevêdo, em Brasília, acionará deputados federais paraibanos e ministros para tentar resolver a situação.

O Escritório Regional do 1º Grupamento de Engenharia do Exército, localizado em João Pessoa, Capital da Paraíba, afirma que a paralisação do programa se dá, não por falta de verbas mas, sim, pela ausência de uma descentralização de recursos financeiros por parte do Governo Federal.

Continue Lendo

Paraíba

“Esse momento é de arrochar os que estão”, diz Cícero sobre reforma administrativa para nova gestão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), ao comentar sobre possibilidade de uma reforma administrativa para a nova gestão que será iniciada em 2025, preferiu se referir apenas aos que ainda estão atuando nesta gestão.

Esse momento é de arrochar os que estão“, frisou o gestor.

Às vésperas do fim da gestão 2021-2024 à frente da administração municipal, vozes que circulam pelos bastidores da política em João Pessoa, já começam a sugerir  renovação e novos nomes para integrar o time do primeiro escalão da PMJP como, por exemplo, o do vereador Tarcísio Jardim (PP), para o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

Leia também: Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Outro nome que também já circula pelos bastidores é o de Alyne Moreira, esposa do presidente estadual do Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, que também é presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

MPPB, Caixa, Crea e Cagepa visitam obras de nova estação elevatória, em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Caixa Econômica Federal e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) visitaram as obras da nova Estação Elevatória de Esgotos (Usina II), na tarde desta quinta-feira (21), para conhecer de perto o andamento da construção e a relevância do projeto. O MPPB foi representado pela 43ª promotora de Justiça de João Pessoa em substituição, Cláudia Cabral. Tramita na Promotoria de Justiça o Inquérito Civil n. 002.2024.027412 que busca o redimensionamento da rede de esgoto da capital.

A obra contempla uma nova estação elevatória e um Emissário de Recalque, que elevarão os efluentes de esgotos coletados nos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Paraíba, onde será tratado.

A promotora de Justiça Cláudia Cabral disse estar surpreendida com os pontos positivos do projeto. “Estou realmente impressionada com a grandiosidade dessa obra, que é complexa mas está sendo tratada com muita responsabilidade e tecnologia. A população precisa saber dos benefícios que ela vai trazer para todos da cidade”, disse.

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinicius Neves, esteve à frente do encontro e, junto de sua equipe técnica, apresentou detalhes sobre a obra, que faz parte do Programa de Segurança Hídrica (PSH), e tem por objetivo melhorar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário da cidade de João Pessoa.

Os trabalhos devem ser concluídos até outubro de 2025 e será feito por etapas, interditando gradativamente trechos específicos. Atualmente, uma intervenção está ativa entre as Avenidas Tancredo Neves e a Governador Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra. Essa etapa deve ser finalizada em até 15 dias.

Tecnologia e pioneirismo

Para minimizar os transtornos para a população e agilizar os serviços, e diante da complexidade dos trabalhos, a obra está sendo executada pelo Método Não Destrutivo (MND), na modalidade furo unidirecional, uma tecnologia que permite implantar, em cerca de 24 horas, uma nova tubulação com garantia de 80 anos e com mínimo impacto nas vias. O presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, destacou que a Paraíba é pioneira no Nordeste na execução do Método Não Destrutivo com tubulações de diâmetros de grande porte. “Apenas São Paulo já realizou obras desse porte em MND. Portanto, para dar conta, uma grande operação está sendo realizada desde o final de outubro com transporte, logística e engenharia de ponta”, disse.

Diferentemente das técnicas convencionais, que envolvem longas escavações, esse método utiliza equipamentos especiais, de alta precisão, feitas sempre na parte lateral das vias públicas. “Dessa forma menos invasiva, preserva os pavimentos e minimiza os transtornos no trânsito e à população, além de possibilitar maior rapidez na conclusão das obras”, explicou o presidente.

A tecnologia sustentável também está nos novos emissários, que contarão com um tipo de tubulação diferente da usada atualmente: será utilizado uma tubulação de 900 milímetros, fabricada em polietileno de alta densidade (PEAD). Os tubos em PEAD possibilitam uma maior vida útil da rede de esgotamento e possuem resistência à corrosão, infiltrações e outros tipos de desgastes.

O financiamento de R$ 102 milhões foi firmado pelo Governo da Paraíba junto ao Banco Mundial e, portanto, não impactará a receita tarifária da Cagepa.

Continue Lendo