Nos acompanhe

Brasil

Ao lado do relator da reforma tributária no Senado, Efraim defende equilíbrio fiscal e redução de custos

Publicado

em

O coordenador do grupo de trabalho que debate a Reforma Tributária na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Efraim Filho (União), durante evento promovido pelo Grupo Esfera, no último sábado (27/08), falou sobre a importância da matéria ao contribuinte.

No painel que debateu “A busca do equilíbrio: as reformas fiscais na agenda”, o parlamentar esteve ao lado do relator da reforma tributária no Senado Federal, Eduardo Braga (MDB), e destacou o papel de movimentação que o Governo Federal terá com revisão de gastos e cortes caso queira investir em um novo programa.

“A reforma tributária não deve, não pode vir pra resolver a vida dos governos, não é pra aumentar a carga de impostos, não é pra aumentar arrecadação. Ela vai funcionar e será aprovada no Brasil, se ela vier para resolver a vida de quem paga o imposto, e não de quem arrecada. Então, essa é a primeira discussão que estará lá na terça-feira, a discussão de modelo, porque se o consenso é difícil nas reformas tributárias, talvez um primeiro consenso que nós estamos muito próximos é de que o atual modelo está esgotado, o atual modelo é arcaico, obsoleto, ultrapassado, só atrapalha quem quer produzir, nos joga nas últimas posições do ranking doing business, dos melhores ambientes de negócio”, disse.

Confira: 

Continue Lendo

Brasil

Proposta que define regras sobre emendas parlamentares poderá ser votada na próxima semana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco; e do Supremo Tribunal Federa, Luís Roberto Barroso, estabeleceram acordo sobre o Projeto de Lei Complementar que vai definir as regras sobre as emendas parlamentares. Em nota conjunta divulgada após reunião no STF, eles afirmaram o Executivo e o Legislativo estão em fase de conclusão do Projeto de Lei Complementar, que deverá ser finalizado até amanhã, com previsão de apreciação nas duas Casas Legislativas na próxima semana.

Ainda de acordo com a nota, diz a Agência Câmara, após a aprovação na Câmara e no Senado, o relator do assunto no Supremo, ministro Flávio Dino, irá avaliar a continuidade da execução das emendas parlamentares e submeter a decisão ao Plenário do STF. Dino e o ministro Jorge Messias, da AGU, também participaram da reunião.

“Em relação aos anos anteriores, as equipes técnicas da Câmara, do Senado e do Executivo vão prestar informações nos autos, em consonância com o acórdão do Plenário do STF, proferido na ADPF 854, ora em fase de execução”, finaliza a nota.

Suspensão das emendas
Em agosto, o ministro do STF Flávio Dino suspendeu a execução de emendas impositivas apresentadas por deputados federais e senadores ao Orçamento da União. As emendas impositivas são aquelas que o governo é obrigado a executar.
Na decisão, Dino defendeu que os congressistas estabeleçam parâmetros que garantam mais transparência na liberação dos recursos.

Continue Lendo

Brasil

Lira e Motta estarão juntos em evento em Londres na semana que vem

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), estarão juntos em evento do grupo Lide em Londres, no Reino Unido, na próxima segunda-feira (28/10).

A Conferência Brasil-Reino Unido é promovida conjuntamente pelo Lide com a Folha, que publicou esta matéria, e o UOL.

Motta é considerado o favorito para a sucessão de Lira, na eleição marcada para fevereiro do ano que vem. Em reuniões fechadas, o presidente da Câmara já externou seu apoio ao colega do Republicanos.

Cerca de 120 empresários estarão presentes ao evento, além de governadores e autoridades como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Continue Lendo

Brasil

Um dos cineastas mais respeitados do país, paraibano Vladimir Carvalho, morre aos 89 anos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cineasta paraibano Vladimir Carvalho, considerado um dos mais importantes nomes da história do cinema nacional, morreu na manhã desta quinta-feira (24/10), aos 89 anos de idade, em Brasília.

O paraibano estava internado há cerca de três semanas após paralisação dos rins, motivo pelo qual precisou ser submetido a sessões de hemodiálise, e não resistiu a um infarto.

Vladimir nasceu em Itabaiana em 1935 e ascendeu ao longo dos anos como um dos grandes nomes da produção cinematográfica nacional e, em especial, de Brasília.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Continue Lendo