A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou, na última segunda-feira (21), o processo eleitoral destinado à formação e implementação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campina Grande para o período de 2023 a 2025.
O resultado final da eleição foi publicado no semanário oficial na noite desta quinta-feira, (24) (https://campinagrande.pb.gov.br/separata-do-semanario-oficial-24-de-agosto-de-2023/).
Nesta sexta-feira (25), o encaminhamento do resultado será levado ao prefeito Bruno Cunha Lima. A posse ocorrerá em breve. A data, por sua vez, será divulgada nos próximos dias. Titulares e suplentes serão convocados para novos encaminhamentos.
Finalidade do Conselho Municipal de Políticas Culturais
O Conselho, que tem o objetivo de garantir a participação da sociedade civil, é um órgão colegiado, vinculado à Secult, com atribuições normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, cuja finalidade é promover a gestão democrática da política cultural no Município.
Na prática, isso significa que os membros podem exercer a fiscalização e controle sobre as ações públicas, principalmente sobre os planos e orçamentos ligados à gestão da Cultura dentro do Município. E, para além disso, somente com o pleno funcionamento do órgão e realização da Conferência de Cultura será possível a execução de verbas federais no âmbito municipal.
A Conferência de Cultura, por sua vez, é um importante espaço democrático para debates coletivos em prol da discussão de propostas e ações de políticas culturais.
Para que isso aconteça é necessário que sejam preenchidas as doze vagas para representantes da sociedade civil, bem como doze suplentes, ligados aos setores artísticos e culturais, que sejam residentes e/ou instalados em Campina Grande, e que, comprovadamente, desenvolvam atividades culturais realizadas no Município há, no mínimo, dois anos.
Veja na íntegra a lista com os titulares e suplentes:
Música
Titular: Tiago Fernandes
Suplente: Alfranque Amaral
Artes Visuais
Titular: Matheus Alves
Suplente: Rebeca Araújo
Artesanato
Titular: Josenilda Marques
Suplente: Carleuza Rodrigues
Audiovisual
Titular: Tatiane de Oliveira
Suplente: Jaime dos Santos
Cultura Afro-brasileira
Titular: Sofia Isbelo
Suplente: Edvaldo Batista
Cultura Digital
Titular: David Araújo
Suplente: Sérgio Melo
Cultura Urbana
Titular: Mateus Marques
Suplente: Vinícius Ramos
Dança
Titular: Gizelly Monick
Suplente: Kayo César
Literatura
Titular: Stellio Silva
Suplente: Emanoella Alves
Museus e Espaços de Memória
Titular: Hebert de Andrade
Suplente: Alan Pereira
Teatro e circo
Titular: José Marcos
Suplente: Suellen Feitosa
Cultura Popular
Titular: Romério Humberto
Suplente: Andreson Lopes