Começou a funcionar, nessa quinta-feira (24), a Sala de raio-x fixo do Hospital de Clínicas de Campina Grande. A aquisição, da unidade da rede estadual, faz parte do processo de renovação do parque tecnológico iniciado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A inauguração do espaço possibilita a ampliação da oferta de exames de radiografia.
Até então, o hospital disponibilizava os exames aos pacientes internados com o equipamento móvel, que atendia cerca de 400 usuários por mês. Agora, a previsão é de que este quantitativo seja ampliado, inicialmente, para cerca de mil pacientes por mês, dentro da rotina de atendimentos eletivos.
O equipamento apresenta tecnologia de ponta, proporcionando imagens nítidas, com diagnósticos rápidos e precisos. De acordo com o diretor-geral do hospital, Thyago Morais, o aparelho digital visa oferecer um modelo assistencial mais eficiente.
“É um ganho muito importante para os pacientes, garantindo um diagnóstico mais preciso e consequentemente maior qualidade de assistência. Além disso, vamos ter a condição de aumentar em mais de 100% o número de exames realizados aqui no HC”, enfatizou.
Para o coordenador do setor de Radiologia, Adelson Barboza, o modelo digital evita a repetição do exame. “Com uma melhor resolução da imagem, o raio-x digital evita repetições, como ocorre muitas vezes com o exame analógico. Ele também é ecologicamente correto, pois dispensa o uso de produtos químicos que prejudicam o meio ambiente. Além disso, os níveis de exposição à radiação ionizante são menores, garantindo mais segurança ao paciente e ao profissional”, explicou.
O Hospital de Clínicas é referência para a realização de cirurgias eletivas através do Programa Opera Paraíba para as cidades do interior do estado, oferecendo procedimentos em mais de 10 especialidades médicas