Nos acompanhe

Paraíba

Curso de Tecelagem da Fundac profissionaliza mais nove socioeducandos do CSE

Publicado

em

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) encerrou mais um curso de profissionalização no ramo da tecelagem, certificando nove adolescentes que cumprem medidas judiciais no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), em João Pessoa. A ação faz parte da política de socioeducação implementada pelo Governo da Paraíba para os jovens privados de liberdade, a fim de possibilitar a geração de emprego e renda quando deixarem a unidade socioeducativa.

O curso foi promovido pela Diretoria Técnica da Fundac, por meio do eixo Profissionalização, Trabalho e Previdência, coordenado por Mayara Santos, e tem oficina fixa em três unidades socioeducativas do Estado: no Complexo Lar do Garoto, no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), e no Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha (unidade feminina).

O principal objetivo da oficina de tecelagem da Fundac é ensinar adolescentes e jovens como fazer trabalhos no tear e produzir peças artesanais, como: mantas, lençóis, jogos americanos e tapetes, além de promover a interação e o convívio social e envolvê-los em atividades que estimulem a concentração e a criatividade.

Durante a profissionalização, os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer um pouco da história do tear, sua evolução e seu funcionamento. O curso teve início em fevereiro deste ano, foi ministrado pelo professor Marconi Alves Pinheiro, e os adolescentes cumpriram carga horária de 160h/aula, em um período de seis meses.

“A gente fica muito satisfeito e feliz de ver mais uma turma concluir esse curso profissionalizante, disse o presidente da Fundac, Flavio Moreira, durante a certificação dos alunos. “Hoje, vocês estão tendo a oportunidade de aprender coisas que não tiveram acesso fora da internação e que lhes possibilitam a geração de emprego e renda após o cumprimento da medida socioeducativa”, acrescentou.

“A Fundação está passando por um momento de reestruturação e tudo o que o governo está fazendo é para garantir que vocês saiam daqui com um futuro garantido. Essa é a nossa missão!”, concluiu o presidente da Fundac, lembrando que ainda existe um longo caminho a percorrer e cabe a cada um escolher qual o melhor trajeto a seguir.

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo