Nos acompanhe

Negócios

Sudene mira fortalecimento de negócios da Paraíba para o mercado externo

Publicado

em

Em audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, o diretor da Sudene Heitor Freire destacou os instrumentos de financiamento e incentivos fiscais da Autarquia para a atração de investimentos e o fortalecimento da economia para a geração de oportunidades e renda para a população da região. A reunião foi realizada, na quinta-feira (17), pela Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios, numa proposição do deputado Chico Mendes, para debater e divulgar as oportunidades de negócios internacionais no setor moveleiro no estado. O evento também discutiu o tema “Diálogos Exporta Brasil”, que integra o Programa Exporta Brasil, criado pela Apex Brasil.

“Nós temos os benefícios fiscais para empresas que pretendem se instalar na nossa região bem como os fundos regionais – Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) -, que são pouco utilizados por paraibanos, até mesmo por falta de conhecimento e que estão à disposição para o fortalecimento da nossa economia e reduzir desigualdades”, destacou Heitor Freire. Ele ressaltou que o evento foi muito produtivo, com a apresentação de demandas práticas do setor produtivo para a exportação.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, vai dar início a um novo programa com o objetivo de ampliar a participação de empresas brasileiras no mercado internacional. Chamado de Exporta Mais Brasil, o programa promoverá o diálogo e encontros entre empresas de diferentes setores produtivos com compradores internacionais convidados pela entidade.

O presidente da Apex, o ex-governador e senador pelo estado do Acre Jorge Viana, falou sobre a importância da Paraíba no contexto do comércio nacional e internacional, afirmando que o estado tem muito potencial e pode exportar muito mais. “A própria Unesco está querendo transformar Monteiro em um endereço do mundo. Isso é o talento desse povo. Dessa terra que tem esse projeto todo para o turismo – que vai desde muitos espaços que tem no interior até o litoral. É uma coisa extraordinária. A Paraíba pode ser, cada vez mais, o endereço dos brasileiros e das brasileiras e de gente do mundo inteiro”, declarou.

De acordo com Jorge Viana, o Exporta Brasil terá início pelo setor de móveis, na Paraíba; o próximo será o de rochas ornamentais, no Espírito Santo; depois serão café, calçados, frutas e muitos outros. “Até o final do ano contemplaremos 13 setores diferentes, rodando o país e promovendo nossas empresas para o mundo”, explica Viana. Nesta primeira etapa, potenciais compradores do Equador, Colômbia, Chile, Alemanha e África do Sul estão à capital paraibana para participar de rodadas de negócio com 22 empresas brasileiras arregimentadas com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), parceira da ApexBrasil no projeto setorial Brazilian Furniture.

Além de moveleiras da Paraíba, participam também empresas do Pará, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amapá, Paraná e São Paulo. Metade delas é liderada por mulheres, em linha com as diretrizes da ApexBrasil de ampliar e promover a presença feminina no comércio exterior. Serão realizadas também visitas técnicas in loco às fábricas de algumas dessas empresas, além das reuniões de negócio. O objetivo é mostrar aos compradores estrangeiros o potencial do setor moveleiro do país, que hoje responde por 90% de todo os móveis produzidos na América do Sul.

Continue Lendo

Negócios

Unimed JP se prepara para elevar a eficiência da qualidade assistencial na rede hospitalar própria

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Inovadora e com um olhar no futuro, a Unimed João Pessoa está dando início a um projeto que elevará o patamar da qualidade assistencial hospitalar da Paraíba. A Cooperativa contratou a consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein com o propósito de trazer uma das melhores experiências em hospitais do mundo para a sua rede própria.

A consultoria contempla, em um primeiro momento, a Unidade de Oncologia do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Esta iniciativa tem o objetivo de preparar o hospital para fazer parte da Rede Referenciada de Oncologia Einstein.

Consolidada a etapa de melhoria da eficiência administrativa e otimização da qualidade assistencial na Oncologia, o projeto seguirá com mais duas consultorias relacionadas ao fluxo dos pacientes e ciclo de receitas (otimização do controle financeiro), já em planejamento.

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, explicou que a expansão da rede própria caminha lado a lado com a otimização dos serviços. A busca incessante por excelência tem sido uma marca da gestão, que mantém um olhar sensível para o futuro, enquanto trabalha fortemente o presente. “Estamos iniciando uma nova fase no refinanciamento da excelência nos serviços. Nada mais oportuno do que a aproximação com o Einstein, uma marca de reconhecido valor, para encurtar o nosso caminho”, disse Gualter Ramalho. “Não precisamos reinventar a roda. As consultorias são aceleradores que encurtam o caminho em direção ao alvo de forma consistente e sustentável”, afirmou.

De acordo com ele, inicialmente, a consultoria Einstein fomentará o potencial de crescimento da Unimed JP na Oncologia, passo inicial que deverá pavimentar uma relação duradoura. “Internalizar soluções que promovam ganhos em escala na qualidade assistencial é o nosso desafio”, declarou.

VISITA INICIAL

Os primeiros passos desta iniciativa foram dados há alguns meses com eventos e visitas às instalações da Unimed JP e Hospital Israelita Albert Einstein. Nos dias 10, 11 e 12 de junho deste ano, três gestores do Einstein estiveram em João Pessoa para avaliar os serviços próprios da Unimed João Pessoa: Raphael Motta, gerente de Novos Negócios; Ana Fernanda Centrone, gerente de Operações; e Rodrigo Cordesco, gerente de Fluxo do Paciente e Comando Operacional.

Durante a visita, os consultores cumpriram uma agenda, que incluiu a apresentação para os gestores da Unimed JP dos exitosos resultados assistenciais e financeiros alcançados pela gestão do Hospital Albert Einstein. Eleito o melhor hospital da América Latina e o 28º melhor do mundo, segundo ranking elaborado pela revista americana Newsweek, sua trajetória inspira máxima confiança, confere assertividade e agrega valor.

Um dos destaques da apresentação foi o serviço de Oncologia do Einstein, considerado um dos melhores do mundo. Segundo os consultores, a área oncológica merece atenção especial em razão da sensibilidade do tema e das projeções do crescimento dos casos de câncer em todo o mundo, nos próximos anos.

Sobre fluxo de pacientes, a equipe do Einstein apresentou processos que possibilitam que o hospital trabalhe com ocupação otimizada e qualificada. Toda essa experiência a Unimed João Pessoa deseja incorporar com a maior brevidade possível. “Nosso objetivo principal é oferecer ao cliente o que existe de melhor e, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade da nossa Cooperativa”, disse Gualter Ramalho. Líder no mercado de saúde suplementar na Paraíba, a Unimed João Pessoa tem, hoje, uma carteira de mais de 173 mil clientes.

Continue Lendo

Negócios

Monteiro possui o maior rebanho e propriedades produtoras de leite de cabra do cariri

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
O município de Monteiro destaca-se no cariri da Paraíba com o maior rebanho e número de propriedades produtoras de leite de cabra na região. A cidade possui 1.195 propriedades com caprinos, sendo que dessas, 283 produziram leite de cabra e 215 efetuaram comercialização do produto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, 2018). Nesse mesmo ano, 2.938 cabras foram ordenhadas nesses estabelecimentos com uma produção de 684 mil litros de leite no período. Devido a essa pujança produtiva e à tradição, a cidade realizará a 16ª Expo Monteiro, de 6 a 10 de novembro.
Não só Monteiro é destaque na produção leiteira caprina. A Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil, segundo o Censo Agropecuário 2017 (IBGE). A caprinocultura leiteira é uma atividade econômica que envolve pequenos criadores e está presente em todos os 17 municípios do cariri, explorada em mais de mil estabelecimentos com rebanho de cabras que chega a 11 mil matrizes, produzindo 3,68 milhões de litros de leite e movimentando cerca de R$ 7,2 milhões anualmente (IBGE, 2018).
Um ótimo exemplo dessa força produtiva de Monteiro é a Cooperativa dos Produtores Rurais o município (Capribom), que ajudou a alavancar a economia local por meio da caprinocultura. De acordo com o Projeto Cooperar, do Governo Estadual, a cooperativa é uma das mais antigas parceiras, começando a sua história no ano 2000, quando pouco mais de 20 produtores de leite de cabra se reuniram para formar a Associação dos Ovinocaprinocultores do Cariri Ocidental Paraibano (AOCOP). Logo no início, construíram uma Unidade de Beneficiamento de Leite de Cabra e aderiram ao sistema de pasteurização rápida, produzindo uma média de 200 litros de leite de cabra diariamente.
Negócios caprinos
Para ajudar no escoamento dessa super produção leiteira, a cidade realiza a Expo Monteiro, com formato híbrido de exposição de animais, praça de alimentação gastronômica caprina e palco da cultura local, com apresentações musicais durante todos os dias de evento. A Expo Monteiro reconhece a importância econômica e social da cadeia produtiva da caprinovinocultura para o município e na 16ª edição haverá grande programação, como parte do circuito anual de Feiras de Agronegócios no Estado.
“O Sebrae sempre apoiou a caprinovinocultura e vem desenvolvendo essa atividade fortalecendo, promovendo a cadeia produtiva na região do cariri, fomentando cada vez mais o empreendedorismo dentro da cadeia produtiva, fomentando inovação, sustentabilidade e acesso a novos mercados”, pontuou a gerente da agência Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda.
Ela reforçou que essas feiras têm o intuito de promover produtos, mostrar a força da cadeia produtiva e cada vez mais gerar negócios sustentáveis e inovadores. “É onde o território mostra os principais produtos derivados do leite, o estágio avançado que a caprinovinocultura está, educando em relação a negócios, à inovação, à capacidade da indústria láctea caprina”, falou.
A 16ª Expo Monteiro será coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura com apoio de todas as demais secretarias, parceria do Sebrae/PB, Governo do Estado, Apacco, Empreender PB, Senar e Juntos pelo Agro. De acordo com a prefeita Anna Lorena, a Expo Monteiro cresce e se fortalece a cada ano, agregando cada vez mais parceiros.
“Neste ano a população vai receber uma programação cheia de novidades. Idealizamos, caprichamos, e estamos na luta para que dia 06 Monteiro prestigie o que nossa região tem de melhor, seja nas criações de animais, seja na gastronomia e na cultura. Esperamos todos vocês lá“, comentou a prefeita Anna Lorena.
Programação
Durante a Expo Monteiro, o Sebrae/PB vai oferecer ao público palestras gratuitas, com foco em empreendedorismo e gestão de negócios. A programação completa deverá ser divulgada nos próximos dias de forma detalhada.
De acordo com os organizadores, haverá ainda a realização de torneios leiteiros, feira agroecológica e apresentações culturais, gastronômicas e de moda, enaltecendo as tradições do Cariri paraibano e da atividade agropecuária e cultural na região.
Foto: Assessoria de imprensa Expo Monteiro

Continue Lendo

Negócios

Empreendimentos já contam com elevadores para delivery, área para guardar encomendas, lavanderia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nos últimos anos, os hábitos de consumo e comportamento passaram por mudanças profundas, refletindo diretamente na forma como as pessoas interagem com suas moradias. O aumento das atividades realizadas dentro de casa, como o trabalho remoto e as compras por aplicativos, têm impulsionado adaptações na arquitetura e na estrutura dos empreendimentos. Esse novo estilo de vida exige que os projetos imobiliários ofereçam mais comodidade, segurança e espaços que atendam às necessidades diárias dos moradores.

Um exemplo é a criação de recursos que se adequem ao aumento do uso de aplicativos de delivery. Empreendimentos como o The Haus Formosa, da construtora Galvão Amorim, foram projetados para garantir essa praticidade e segurança. O edifício conta com um ‘storage delivery’, uma área exclusiva para o recebimento de encomendas, equipada com armários e geladeiras, evitando que os entregadores tenham acesso direto aos apartamentos e proporcionando mais comodidade aos moradores.

Outro recurso, é o elevador exclusivo para as entregas menores, a exemplo dos pedidos de comida para consumo imediato. O entregador entra pela entrada exclusiva de delivery, deixa a encomenda com o porteiro, que coloca o item no elevador delivery e adiciona o andar do morador, que receberá sua encomenda de forma rápida, sem precisar descer para pegá-la.

Os moradores The Haus Formosa também contarão com uma estrutura completa de um spa urbano e itens diferenciados de lazer, e ainda poderão desfrutar de outras comodidades, como ‘super vaga’, para abrigar veículos maiores ou um carro e um jetski, por exemplo; ferramentas compartilhadas; bikes compartilhadas e depósito externo para os apartamentos no próprio pavimento.

Ainda em fase de construção, o Garden Haus, também da Galvão Amorim, vai contar com bicicletário e ‘bike wash’  – um espaço para higienização das bikes; guarderia náutica, com itens de praia, como cadeiras, sombreiros e itens esportivos disponibilizados pelo próprio condomínio; além de uma área de ‘coworking’; lavanderia compartilhada e ‘mini market’, tudo pensado para facilitar a vida dos moradores, garantindo praticidade e até eliminando a necessidade de deslocamento para atividades cotidianas.

“Essas inovações buscam atender às novas exigências de praticidade e flexibilidade que surgiram com as mudanças no comportamento de consumo. A arquitetura se adepta a esse novo estilo de vida e proporciona atender as novas necessidades da vida urbana. Nossos projetos buscam desenvolver espaços que acompanhem essas tendências e proporcionem mais qualidade de vida aos nossos clientes”, destaca a arquiteta responsável pelos projetos e diretora da Galvão Amorim, Maiara Amorim.

Sobre a Galvão Amorim – A Galvão Amorim é uma construtora e incorporadora familiar ativa em João Pessoa desde 2007. Inicialmente focada na construção de casas, a empresa expandiu para prédios residenciais, com projetos de design inovador principalmente em bairros litorâneos como o Bessa e Jardim Oceania. Com mais de 141.500 m² de área construída, a Galvão Amorim é reconhecida pela pontualidade e pela alta qualidade em suas entregas.

Continue Lendo