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A gênese do pavoroso Sertão

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* Por Octávio Santiago

Já se formava uma fila na Estação de São Bento, na cidade do Porto, quando me dei conta de que deveria ajudá-la. Os comandos da máquina de autoatendimento pareciam confundir em vez de orientar a atrapalhada senhora naquela gélida manhã de novembro em Portugal. Pedi licença e a auxiliei a tirar o bilhete do trem. Ela devolveu palavras de gratidão, mas que ecoaram para além dos azulejos da estação:

– Você não é daqui, não é? –, perguntou.

– Não, sou de Natal.

Ao que ela treplicou:

– É mesmo? Nossa! Mas você não tem cara de nordestino!

A senhora brasileira não sabia, mas acabara de me ajudar num dilema que havia dias aperreava o meu sono: como iniciar a apresentação de meu projeto de tese.

A Universidade do Minho, em Braga, distante 55 km do Porto, era o meu destino naquela segunda-feira, com o objetivo de expor a pesquisa em curso, justamente sobre a origem do preconceito contra o povo do Nordeste – esse que sou, mas cuja “cara” não tenho.

Esse preconceito, que é histórico, muitas vezes recalcado pelo povo do Sudeste e do Sul, reemergiu com toda força nas recentes declarações do governador Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais. Ele defendeu a união de estados do Sudeste e do Sul frente ao Nordeste e ao Norte, alegando que os primeiros produzem mais riqueza para o país que os segundos, que, porém, obtêm mais vantagens junto ao governo. A sugestão de Zema foi acompanhada de uma avalanche de reações de indignação por resvalar para o separatismo.

Horas depois do meu encontro na estação, meu projeto foi aprovado na universidade, com a orientação da professora e pesquisadora Rosa Cabecinhas, que escreveu certa vez num artigo: “Os estereótipos nunca são neutros.” Se a rotulação de nossa aparência persiste e atravessa o tempo e o espaço – chegou a Portugal, veja você –, de onde partiu esse arrasamento social e a que interesses atendeu? Alguém definiu o homem do Nordeste e fez isso de modo depreciativo, em alto e bom som, para que a pecha ainda servisse muitos anos depois. Talvez cem anos depois. Ou exatamente cem anos depois.

Na Pauliceia recém-enamorada da indústria, da urbanização e do modernismo, o jornal O Estado de S. Paulo publicou em agosto de 1923 as Impressões do Nordeste, título de uma série de artigos matutados pelo médico sanitarista Paulo de Moraes Barros, após uma “expedição” de 32 dias àquela porção do Brasil, chamada por ele, logo de cara, de “terra do sofrimento”. O intento inicial do articulista era apenas lançar luz sobre as obras que visavam amenizar a seca na região recém-batizada: portos, açudes e estradas de ferro, bancadas pela União desde o fim dos anos 1910.

Com o patrocínio da Sociedade Rural Brasileira (enfatizado no subtítulo de cada artigo), criada com o propósito de fomentar o agronegócio do país, leia-se o café, Moraes Barros seguiu de barco até Recife, de onde acessou o interior pernambucano e cidades da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará. A “expedição”, como escreveu o emissário, “era desejo do supremo magistrado da nação, para que fosse informado ao país” sobre os investimentos feitos na terra dos “esquálidos retirantes”.

A série rendeu quatro longos artigos – a reprodução de conferências realizadas no Club Commercial –, publicados em dez edições do jornal que naquele tempo ostentava a maior circulação do Brasil. São linhas e mais linhas das piores impressões sobre o Nordeste e, sobretudo, sobre o seu povo, que desde os artigos de Euclides da Cunha no mesmo jornal em 1897 não era vítima de tamanho reducionismo. A novidade era o Nordeste enquanto recorte espacial. Até então, falava-se de um Norte, vago, que abrangia tudo o que estivesse acima do que hoje se entende como Sudeste. Agora existia o Norte e, dentro dele, o Nordeste.

Já no texto de estreia, em 10 de agosto, o homem da nova região é tratado por Moraes Barros como fruto de uma “Babel de sangue deprimida”, na qual uma gente “supersticiosa”, “fatalista” e “indolente”, que “vive de farinha e rapadura” e “vegeta por contemplação”, sobrevive, “com o espírito sempre voltado para o seu pequenino mundo desolador”. Claramente afetado pelo naturalismo de Euclides da Cunha e guiado pelas teorias eugenistas que pautavam a ciência na época, Moraes Barros enxerga o “outro” como antítese, e separa a terra do homem, para que possa compartilhar com os compatriotas do Sul as suas sinceras impressões a respeito dos “bípedes” – sim, essa é a palavra usada nos textos – que habitam o tal Nordeste do Brasil.

Assim como em Os Sertões, as Impressões de Moraes Barros publicadas pelo Estado de S. Paulo avançam primeiro sobre características gerais, geográficas e hidrográficas, para então adentrar o mérito da “formação étnica”. Ainda no início, fala em “poupar o Nordeste de julgamentos prévios”, mas não hesita em discorrer de modo hostil, assumindo o racismo e o determinismo geográfico como bússola: “Essa população, genuinamente nacional, é ainda amálgama informe de cruzamentos entre brancos, pretos e aborígenes, em todos os graus de sub-mestiçagem. […] Há muito preto retinto e ainda mais embaçado; muito branco alourado, de olhos azuis, assim como moreno, de nariz grego ou romano, traindo origem europeia, muito índio legítimo, de tez requeimada e cabelos corredios de azeviche. Também há muito mulato sem cor, muito cabra disfarçado […]. Claro, muito bugre sem raça, como muito branco tostado.”

Foi, aliás, uma encomenda de O Estado de S. Paulo que levou Euclides a Canudos, acompanhando uma expedição militar ao povoado, em 1897. A jornada rendeu uma série de artigos maltratantes com relação à população local que serviu de base, após abrandamento, à escrita de Os Sertões, publicado em 1902. “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, escreveu Euclides, mas acrescentou que “o mestiço é um decaído, sem a energia física dos ancestrais selvagens, sem a altitude intelectual dos ancestrais superiores”.

Na segunda conferência de Moraes Barros, que o jornal publicou em duas partes, em 15 e 16 de agosto, o médico sanitarista volta a desembestar sobre a “raça” do homem do Nordeste e o “movimento regressivo” que por si só representa. Ele escreve: “Patente a sua degeneração, que se afirma em taxa progressiva, quer considerada pelo lado físico, quer pelo intelectual.” Chega a pontuar os quatro “elementos básicos da degeneração” do nordestino, a saber: “O cruzamento de indivíduos de raças extremas; a miséria habitual, agravada pelo flagelo periódico; o clima quente, sem o ambiente moderador da vegetação; e as moléstias endêmicas.”

Nessas linhas de enjeitamento da segunda conferência, a descrição física dos que habitam o Nordeste ganha mais corpo, com o requinte de quem tem disposição intelectual para arrasar a sua gente: “O homem é geralmente pequeno e descarnado, com tendência à fixação de esqueleto defeituoso, como normal, sobretudo da ossatura torácica, cervical e craneana. A mulher, raramente atraente, envelhece precocemente pela prematura concepção e excessiva prolificidade, não sendo raro ter mais de quinze filhos e, como resultado, a decrepitude aos 40 anos.”

A reprodução desse trecho durante a apresentação do meu projeto pareceu convencer a banca do doutoramento em ciências da comunicação da Universidade do Minho de que a pesquisa que eu propunha tinha sustância e poderia render frutos proveitosos. Minha missão não era inferir ou apreender o dito nas entrelinhas: tudo estava escancarado, de modo palpável, sem eufemismos ou disfarces. O olhar piedoso das professoras presentes foi quase a certeza do ansiado “sim”.

Mas, voltando a Moraes Barros, é como diz aquela frase de origem incerta: “Não há nada tão ruim que não possa piorar.” É na segunda conferência que os escritos dialogam de maneira íntima com o que havia de mais racista no Brasil do início do século xx: a promoção do branqueamento da sua população, cujo movimento maior foi o incentivo agressivo à imigração de trabalhadores da Europa. O remédio é também receitado pelo médico sanitarista: “Faz-se mister que, ao par das grandes obras, que assegurarão a labuta sadia e remuneradora, se faça naquelas populações depauperadas injeção consentânea de sangue restaurador, europeu”, sob pena de acontecer “o completo abastardamento étnico da região.”

“A mestiçagem era tratada como uma raça impura, degenerada, atrasada e indolente”, diz Marlon Marcos Vieira Passos, doutor em antropologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), que pesquisa a formação étnica do Nordeste. “O nordestino era majoritariamente negro ou mestiço. A visão era a da supremacia branca, como se houvesse uma Europa dentro de São Paulo, que não existia no Nordeste do país.”

Autor do livro A Invenção do Nordeste, o professor e historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr. explica que o termo “Nordeste”, usado para designar a região, apareceu pela primeira vez em um documento público em 1919, quando da criação da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (Ifocs), como ressalta o próprio Moraes Barros. O órgão foi instalado durante o governo do presidente Epitácio Pessoa (1909-10) para realizar obras que amenizassem a estiagem nos estados.

Moraes Barros foi convidado a visitar justamente esses locais. Ele conta que partiu do novo presidente, o mineiro Artur Bernardes (1922-26), o telegrama etiquetado como “urgente”, para que a sua “expedição” acontecesse de imediato, com ordens específicas do Executivo para que informasse o Brasil sobre as dispendiosas intervenções feitas na região.

Albuquerque Jr. lembra que o tempero dessa história era a disputa inter-regional que seguia em andamento, com o confronto bem aquecido entre as elites ascendentes do Sudeste e as que estavam em falência no Nordeste, como os senhores de engenho de Pernambuco, que viram seu prestígio político encolher junto da economia do açúcar. “O Nordeste virou um centro de atenção porque era uma região cujas elites ainda disputavam a hegemonia nacional e todo o investimento recente feito pela União significava o remanejamento de recursos reivindicados pelo chamado Sul, que era o novo espaço de poder”, me explica o historiador.

Elite nordestina, vale o registro, que não recebe qualquer citação nas conferências de 1923. Apenas a decadência econômica da região é citada e recitada nos textos, incitando à cisão entre “nós”, de São Paulo, e os “outros”, do Nordeste. Soma-se a isso as migrações em curso do Nordeste para São Paulo, onde se ampliavam as possibilidades de emprego graças à urbanização e à industrialização. Coincidentemente, foi também nas páginas de O Estado de S. Paulo que o governador Romeu Zema comparou o Nordeste-Norte com “vaquinhas que produzem pouco” e o Sul-Sudeste com “vaquinhas que produzem mais”. É uma variante do discurso de cem anos atrás.

A terceira e a quarta conferências, também publicadas no mês de agosto de 1923, aprofundam sobre as obras contra a seca, falando dos investimentos realizados e da capacidade potencial dos empreendimentos, que estavam atrasados quando da visita de Moraes Barros. O fenômeno da seca aparece como causa e consequência daquela “grandiosa e triste opulência da desolação” que é a paisagem geográfica e humana do Nordeste. Vieira Passos diz que se tratava de um projeto da época: o de reduzir a região à irregularidade de chuvas, tornando um problema climático maior que o drama de sua população. Essa perspectiva é reiterada por Moraes Barros, em suas recomendações para que as despesas da União sempre se pautem pela balança do razoável. Afinal, “tudo isso custa caro e muito caro, por ser feita em terra desprovida de recursos e, ainda mais, por ser o Brasil o seu tesoureiro”.

No primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, apoiadores de Jair Bolsonaro publicaram nas redes sociais uma série de ofensas às pessoas do Nordeste, região onde Lula havia obtido a maioria dos votos. “Imbecil” e “jumento” foram alguns dos xingamentos usados. Os seguidores de Bolsonaro se sentem à vontade para esse tipo de tratamento, uma vez que o ex-presidente costumava se referir aos nordestinos como “paraíbas”. Em uma transmissão ao vivo pela internet, ele perguntou a Tarcísio de Freitas, então ministro da Infraestrutura e hoje governador de São Paulo, se ele tinha algum parente “pau de arara” – meio de transporte utilizado nos movimentos migratórios de nordestinos para o Sudeste nas décadas de 1930 e 1940. Após Freitas confirmar que tinha familiares no Nordeste, Bolsonaro acrescentou: “Com essa cabeça aí, você não nega, não.”

Uma investigação realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) por Alice Lima, doutoranda em comunicação política, sob a orientação de Carla Rizzotto, professora de comunicação, examinou os discursos de teor racista e xenofóbico contra os nordestinos durante a campanha de 2022. As falas preconceituosas contra estrangeiros e pessoas de outras regiões do país foram as que mais cresceram nas redes sociais. Segundo levantamento feito pela Safernet, ONG que acolhe denúncias de crimes contra os direitos humanos na internet, houve um aumento de 821% com relação a 2021. “Os melhores antídotos contra essa prática são a informação e a desconstrução imediata das manifestações logo que acontecerem”, diz Lima. “As vozes de líderes políticos e formadores de opinião também são fundamentais nesse processo.”

No dia a dia, os preconceitos se difundem ainda hoje, incontroláveis. Por ter forte sotaque nordestino, mas ser loira, a bancária Lara Barros, de 39 anos, intrigou um grupo de paulistas que fazia um curso com ela fora do país. Uma das colegas chegou a afirmar que “não existem pessoas” com as características físicas de Barros no Nordeste. A afirmação preconceituosa demonstra desconhecimento sobre a história do Brasil e a formação da população nordestina. Além da presença portuguesa, que se deu em todo o território nacional, o Rio Grande do Norte, onde a bancária nasceu, foi ocupado por holandeses no século XVII. A cidade de Natal, inclusive, chegou a ser rebatizada de Nova Amsterdã durante esse período.

No Rio de Janeiro, durante a pandemia, a jornalista Gabriela Leal, de 36 anos, em uma das suas idas a uma feira no bairro de Botafogo, ouviu uma cliente reclamar dos nordestinos por causa da escassez de manteiga de garrafa. De nada adiantou a vendedora explicar que a crise sanitária estava atrapalhando a produção e a distribuição da iguaria vinda do Nordeste. A cliente inconformada disparou, buscando a cumplicidade de quem estava perto dela: “Mas esses nordestinos são muito preguiçosos mesmo, não são?” Leal não teria como concordar. Ela começou na labuta cedo, no comércio dos pais, entre as cidades de Natal e Recife. Mudou-se para São Paulo e depois para o Rio de Janeiro, onde trabalha dois expedientes e cria um filho de dois anos. A preguiça nunca foi um privilégio possível para ela.

A publicitária Mariana Gurgel, de 36 anos, participava da primeira confraternização do seu novo emprego, em São Paulo, quando o chefe pediu licença a todos para tecer elogios aos colaboradores da equipe. Na hora de falar sobre Mariana, destacou que a entrega dela ao trabalho fora para ele uma “grata surpresa”: “Mesmo você sendo do Nordeste, demonstrou muita competência.”

Surpresas como essa podem acontecer também no campo artístico. O ator e dramaturgo Henrique Fontes, de 48 anos, recebeu um elogio similar ao final da apresentação de uma peça. “Nem parece uma peça nordestina”, disse um espectador para a trupe, depois de uma exibição. Fontes é um dos atores da peça A Invenção do Nordeste, adaptada do livro do historiador Albuquerque Jr. pelo Grupo Carmim, formado por ele, Robson Medeiros e Mateus Cardoso. Apesar do trabalho quase pedagógico feito no palco, os atores passam por amargas experiências quando resolvem se candidatar a outras peças ou filmes. “Ao fazer testes, sobretudo para produções audiovisuais, ou você tem ‘sotaque demais’ ou ‘não é nordestino o suficiente’”, conta Fontes.

O tal “sotaque nordestino” é um dos elementos que cimentam a estereotipação do variado povo da região, como se o cearense falasse do mesmo jeito que o baiano, o piauiense de maneira igual ao pernambucano. Não se vê reducionismo similar quando se trata de paulistas, cariocas e mineiros, cujos modos de falar nunca são reduzidos a um só, genérico. Mesmo nas novelas e filmes, o erro sobre os nordestinos persiste há décadas. E há coisa pior: os produtos audiovisuais frequentemente escalam atores nascidos fora do Nordeste para interpretar o “nordestino de folhetim”, com sotaque e trejeitos tão falaciosos quanto ofensivos.

Recentemente, viralizou nas redes sociais um vídeo mostrando o jornalista Alan Severiano, que é de Natal, em dois momentos diversos da sua carreira. O primeiro de quando ele era repórter da TV Universitária, emissora educativa subordinada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O segundo de quando ele passou a apresentador substituto do Jornal Hoje. Severiano tem um sotaque diferente em cada vídeo. As consoantes “t” e “d” faladas do modo como são escritas (como, por exemplo, em “teatro”), prática comum do povo potiguar, dão lugar a chiados que não costumam ser ouvidos entre os seus conterrâneos (como na pronúncia “tchiatro”). As discussões inflamadas nas redes sociais ressaltaram como um sotaque neutro (mas nem tão neutro assim) é imposto aos não cariocas e não paulistas que conseguem chegar a uma grande emissora de tevê.

Se todas essas situações têm efeitos devastadores do ponto de vista humano e mesmo reputacional nos dias de hoje, quais não terão sido as consequências dos artigos de Moraes Barros em 1923? É todo um século durante o qual o povo do Nordeste foi sucessivamente tachado de inferior, submetido a anedotas e gracejos, em que a própria região, tão diversa entre si, foi tratada conjuntamente como um “pavoroso sertão”, para citar o médico sanitarista. São cem anos de perversa rejeição de parte do Brasil e de parte de seu povo.

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Uruguai: salve a eleição mais chata do mundo

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Redação do Portal da Capital

* Por Josival Pereira

O Uruguai, nosso vizinho do chamado cone sul da América, realizou o segundo turno de sua eleição presidencial neste domingo. A Frente Ampla, uma aliança de centro-esquerda, venceu o pleito e volta ao poder com Yamandú Orsi, candidato apoiado por Pepe Mujica, um ex-revolucionário que, além de virar presidente, se transformou num lendário líder da República Oriental do Uruguai.

A frente de esquerda chegou ao poder pela primeira naquele país somente em 2004, venceu três eleições seguidas, incluindo a de Pepe Mujica em 2009, e perdeu para a direita liberal em 2019, com a vitória de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, que liderava a aliança conservadora. Agora retoma o poder, apesar da boa popularidade de Lacalle.

Depois da ditadura militar, entre 1985 e 2004 (período de 19 anos). o Uruguai foi governado pela direita, em eleições vencidas pelo Partido Colorado. Sem novidade. Os colorados já emplacaram 46 presidentes, desde 1838, inclusive durante a ditadura cívico-militar. Outra força de direita – o Partido Nacional -, a segunda com maior número de presidentes, ainda assim, só contabiliza 12.

Vencer quatro eleições num período de 20 anos, com mandatos com duração de cinco anos, é um grande feito político para a Frente Ampla. Porém, o que mais chamou a atenção sobre as eleições no Uruguai foram a seguinte manchete, e a consequente reportagem, publicada recentemente na versão online da BBC News: Por que se diz que a eleição do Uruguai é a ‘mais chata do mundo’ neste ano (e por que isso é invejável).

A explicação mais clara sobre a manchete aparece no 4° parágrafo da reportagem: “A disputa no Uruguai tem sido considerada “chata” porque, quem quer que se consagre vencedor, acredita-se que tudo continuará mais ou menos igual no país”.

É de pasmar qualquer um, mas a chatice da eleição uruguaia decorreria mais precisamente do fato de não haver “protestos contra o sistema nem ameaças à democracia”, temas presentes nas disputas eleitorais na América Latina e ao redor do mundo.

“O Uruguai, com seus 3,4 milhões de habitantes, esteve até agora afastado dos níveis de polarização política de outros países”, frisa um trecho da reportagem. Ou seja, não existem os radicalismos presentes em outros países.

E são igualmente fortes outros argumentos contidos na reportagem publicada na BBC News que tornariam a democracia uruguaia invejável:

“O Uruguai se destaca pela continuidade de suas políticas, independentemente do partido no governo, incluindo iniciativas inovadoras como energia renovável e a legalização da maconha”.

“Neste país, ninguém pensa em colocar em risco a estabilidade macroeconômica”, disse Orsi em junho (candidato agora vitorioso).

“Isso faz parte de uma lógica que atravessa os partidos”, acrescentou, em um evento do semanário local Búsqueda.

Além da lógica política democrática, a estabilidade econômica e o baixo nível de desigualdade parecem contribuir decisivamente para afastar os extremismos da política no Uruguai. Veja-se o seguinte registro na reportagem: O Banco Mundial resume que “o Uruguai se destaca na América Latina por ser uma sociedade igualitária, com alta renda per capita e baixos níveis de desigualdade e pobreza”.

Estudos diversos apontam que a Uruguai se conversa, ao longo nos anos, como um país com as menores taxas de desigualdade na região e com uma classe média robusta. Segundo analistas regionais (da Argentina e do próprio Uruguai), estes também seriam fatores que sustentam o tradicional “fair play” da política uruguaia, a estabilidade democrática e o distanciamento dos radicalismos reinantes na América Latina, Estados Unidos, etc.

Pode ser exagero, mas uma reportagem antiga (próxima das eleições de 2019) do jornal El País (versão online) assenta que o equilíbrio democrático no Uruguai tem sido arbitrado pela força da classe média, resultante da baixa desigualdade local: “Essa mesma classe média arbitra, obriga a moderação e se distancia da violência e da demagogia”.

Se o problema é a desigualdade social, a democracia brasileira está inapelavelmente condenada. Mas não deixa de ser estranho, muito estranho, que o tradicional modelo de democracia, com respeito ao princípio da alternância de poder, às leis, às opiniões contrárias e aos adversários, regras básicas e simples, seja considerado uma chatice. Difícil entender.

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Médicos orientam como correr com segurança para aproveitar todos os benefícios do esporte

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Redação do Portal da Capital

Será que é só calçar um tênis e correr? No episódio do videocast Sem Contraindicação desta semana, a apresentadora Linda Carvalho recebeu o ortopedista Remo Soares e o endocrinologista João Modesto para um bate-papo sobre os benefícios e as orientações sobre como praticar a corrida de forma segura e aproveitar os benefícios desse esporte, que conquista cada vez mais adeptos. No Brasil, foram realizadas mais de 150 mil provas de rua em 2023 e a Associação Brasileira de Corrida de Rua estima que o país tenha mais de 13 milhões de corredores.

Durante a conversa, os médicos destacaram a importância de as pessoas buscarem apoio de profissionais da saúde antes de começar qualquer atividade física, incluindo a corrida. Eles também lembraram que é preciso ficar atento à nutrição, necessidade de suplementação e hidratação. “A hidratação é fundamental e aí têm tabelas para a idade e atividade física, de quanto o indivíduo deve fazer a ingestão hídrica, que não precisa ser só água, mas principalmente água”, orientou João Modesto. Ele reforçou que o exercício pode ser praticado em qualquer idade, mas sempre com orientação.

O ortopedista Remo Soares ressaltou a importância de o atleta amador prestar atenção aos sinais do corpo, com relação a incômodos, necessidade de alimentação e disposição durante a corrida. “Inicialmente, precisa fazer uma avaliação médica com um cardiologista para ver que realmente está apto. Isso aí é uma questão de segurança e é muito importante”, afirmou. O médico também sugere que o corredor iniciante comece aos poucos, com percursos mais curtos, antes de partir para corridas de longa distância. “Você não pode começar a correr e já pensar em fazer 10, 21 quilômetros. Que faça, três, cinco, seis e, daqui a pouco, estará fazendo percurso que quer”, disse.

CORRIDA NO DIA PRIMEIRO

A apresentadora Linda Carvalho lembrou que, no dia primeiro de dezembro, a Unimed João Pessoa vai realizar a sua primeira corrida de rua, com saída e chegada do Largo da Gameleira, na orla da Capital. Estão sendo disponibilizados três percursos: 1, 5 e 10 quilômetros.

As inscrições já foram encerradas. Para mais informações sobre percurso e retirada de kits, basta acessar o regulamento, disponível no hotsite da corrida (www.unimedjp.com.br/corridasunimed).

EPISÓDIOS SEMANAIS

O Sem Contraindicação vai ao ar toda quinta-feira sempre com um novo episódio. O conteúdo é publicado no YouTube e no Spotify. Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa, que conta com uma seção exclusiva do videocast, onde é possível sugerir temas e interagir com a equipe de Comunicação da Unimed JP, responsável pela produção.

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Artigo do redator-chefe da Revista Isto é Dinheiro sobre o “valor” de nossas forças armadas

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O artigo do jornalista Edson Rossi, publicado em sua coluna na IstoÉ, ainda no mês de janeiro de 2023, foi resgatado por diversos setores da imprensa nacional nos últimos dias após a divulgação da notícia de que um grupo, composto em sua maioria por militares das Forças Especiais (FE) do Exército, chamados “kids pretos”, gastaram seu precioso tempo tramando um atentado fatal contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O texto exala a visão decepcionada de quem olhou de modo um pouco mais profundo para a força militar que manchou a própria imagem em nome de alguns que não se importaram/importam com a corporação mas, apenas, fazem de tudo para utilizá-la em benefício próprio de modo, não mais tão velado.

Confira a íntegra do artigo:

Antelóquio contextual obrigatório: passar pela torre branca de 72 metros feita em mármore junto ao Parque Ibirapuera, em São Paulo, ali pela avenida 23 de Maio, é mero protocolo de mobilidade. Isso quando o trânsito flui. Poucos admiram ou se conectam ao Obelisco, obra do italiano Galileo Emendabilli. Oficialmente, Mausoléu aos Heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 (aliás, chamá-lo pelo nome completo já começaria a mudar sua relação com as pessoas). Ali só há restos mortais. Afinal, é um mausoléu. Tem dos quatro estudantes assassinados (tema obrigatório nas escolas paulistas), o tal MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) — que deveria ser MMCDA, já que o Alvarenga, baleado na mesma noite, morreu tempos depois. Mas também tem de outros 712 combatentes de 1932. O que carregam em comum? Foram eliminados por militares. O mais jovem dos tombados era um menino. Aldo Chioratto, 9 anos. Foi morto em Campinas por causa de um bombardeio. Sim. Aviões despachados do Rio de Janeiro por Getúlio Vargas e pilotados por militares brasileiros atacaram brasileiros. Entendeu por que nenhuma cidade paulista emancipada nas antigas tem uma via Getúlio Vargas relevante?

Saber que as Forças Armadas brasileiras se incluem na rara categoria global de ter matado mais patriotas que estrangeiros mostra a sua gênese. Em seus 200 anos, o Exército lista mais batalhas contra brasileiros. Doideira, né? Matou nas revoltas todas. Sul. Maranhão. Bahia. Pernambuco. Matou em Canudos. Matou em 1932. Matou na ditadura. Matou em Volta Redonda. Metralhou no Rio. Matar brasileiros parece ser a sina dessa instituição.

O que se confirmou na pandemia. A gestão patético-criminosa de Jair Bolsonaro & Eduardo Pazuello (à frente da Saúde) deve em nome da ética e deste projeto ridículo de Nação virar inquérito. Por atrasar vacinas. Por ignorar a crise de oxigênio em Manaus — enquanto o militar ex-ministro curtia festinha regada à uísque (pelo menos foi o que disse sua ex-mulher, no ano passado). Ou por mandar a Macapá vacinas que deveriam seguir para Manaus. Erro bobo, coisa de 1.000 km. Se na Segunda Guerra os Aliados tivessem o gênio Pazuello como estrategista logístico, em 1944 o desembarque da Normandia aconteceria em Hamburgo.

Isso é o Exército brasileiro. Cujo filhote símbolo mais reluzente é o fujão Jair Messias Bolsonaro. Uma instituição que forma um presidente da República que declara “não te estupraria porque você não merece” é uma instituição falida. Medieval. Ponto.

A frase de Bolsonaro, definitiva e definidora, é a quintessência da ética-técnica-estética desse ser desprezível que simboliza nossas Forças Armadas (com camisa da Seleção e bandeira no pacote). Aliás, uma instituição que além de matar brasileiros gosta bastante de dinheiro, ce n’est pas? Com quase 380 mil militares ativos e outros 460 mil inativos & pensionistas , esse lodo burocrático consome R$ 86 bilhões com a folha de pagamentos. Mais que Educação (R$ 64 bilhões) e Saúde (R$ 17 bilhões) juntas.

Dinheirama para capacitação? Nada. Você sabia que há mais de 1,6 mil militares com rendimentos líquidos acima de R$ 100 mil? Cite aí uma empresa do planeta em que 1,6 mil funcionários colocam na conta limpinhos R$ 100 mil. E teve quem recebeu R$ 600 mil. Que façanha épica faz com que um milico brazuca tenha condições de colocar no bolso 465 salários mínimos em 30 dias? O tal Pazuello, que para a logística dos outros é bem ruim, para a logística em causa própria é gênio: em março de 2022, enfiou no cofrinho R$ 300 mil. Isso explica por que militares brasileiros odeiam comunistas. Porque querem o Estado só para eles.

Então, quando você ouvir político ou empresário dizendo que o problema do País é a educação, responda ‘não’. O problema é militar. Troque cada dois milicos por um professor e este lugar amaldiçoado se transformará no prazo de uma geração. Depois, quando você ouvir político ou empresário dizendo que o problema é a saúde, responda ‘não’. Troque outros dois militares por médicos e enfermeiros e nossa expectativa de vida dará um salto.

Tudo seria só indecência não fosse o dia 8 — iniciado com a tuitada golpista de 2018 do Eduardo Villas Boas. Esse corpo institucional não somente é caro e odeia brasileiros como prevaricou. Ao ser conivente com o assalto aos Três Poderes, mostrou que não precisa existir — Costa Rica e Islândia nem têm —, ou pelo menos deveria ser aniquilado para renascer transformado. Moderno, civilizado, cumpridor de seu papel constitucional. Enquanto não aprender que serve a uma Nação, e não a uma corporação ideologicamente falida, seu papel estará mais contra os brasileiros do que a favor.

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