Nos acompanhe

Paraíba

Instituto de Previdência de Cabedelo é eleito o mais eficiente da Paraíba

Publicado

em

Gestão de excelência. É assim que o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc) vem sendo, ano após ano, reconhecido nacionalmente. Este mês, o órgão foi avaliado como sendo o 1º mais eficiente da Paraíba, durante a realização do Seminário Estadual de Previdência da AsprevPB, que aconteceu em João Pessoa, no começo de agosto.

O evento avalia a gestão previdenciária aos aspectos de estrutura de servidores, execução orçamentária, financeira e atuarial, a partir da compilação de 10  indicadores. Cabedelo se destacou com a mais alta pontuação, figurando em 1º lugar na Paraíba.

O reconhecimento se dá através dos índices oficiais divulgados pelas Entidades de Previdência (Abipem, Aneprem), Ministério do Trabalho e Previdência e pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE/PB).

Dentre as conquistas do Ipsemc que o qualificam nacionalmente, estão o pioneirismo em alcançar o Certificação do Pró-Gestão Nível I e depois Nível III; o obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), considerado o mais importante documento previdenciário. O CRP atesta que o Ipsemc segue normas de boa governança/gestão e cumpre os critérios e exigências especificados na lei, fator que assegura o pagamento dos benefícios previdenciários.

“A busca pela excelência em uma organização pública envolve uma combinação de fatores e abordagens que visam a eficiência, eficácia e a prestação de serviços de alta qualidade aos cidadãos usuários.  Dentre os elementos que destacam o Ipsemc estão Transparência e Prestação de Contas; a adoção de tecnologias avançadas para melhorado a eficiência dos processos e a qualidade dos serviços; a Reforma da Previdência, uma vez que Cabedelo foi o primeiro município a fazer a adequação a Emenda Constitucional 103/2019. Além disso, temos investido em treinamento, desenvolvimento e capacitação dos funcionários. O Ipsemc é certificado em Nível III, no Programa de Qualidade Nacional dos RPPS, e a adesão ao programa deu uma super padronização em todas as áreas de atuação.  Trabalhar no âmbito desse alto padrão, exige um sacrifício imenso, trabalho duro e dobrado, mas tem  levado a sinergias e soluções mais abrangentes. É importante observar que a excelência em uma organização pública não é um destino final, mas sim uma jornada contínua de melhoria. A combinação adequada desses elementos, adaptada às circunstâncias específicas da organização, pode ajudar a construir uma instituição pública que atenda efetivamente às necessidades dos cidadãos e alcance um alto nível de excelência. Este é o nosso propósito diário”, pontuou a presidente do Ipsemc, Léa Praxedes.

Excelência em gestão – Dentre as principais metas alcançadas em 2022, o Ipsemc apresentou a Manutenção do Certificado de Regularização Previdenciária (CRP) e do Nível III do Programa de Qualidade e Modernização dos Regimes Próprios de Previdência (Pro-Gestão RPPS). Além disso, o Instituto garantiu a manutenção dos critérios inerentes ao Equilíbrio Financeiro e Atuarial, do Censo Previdenciário e regularização de envio on-line de documentação ao Tribunal de Contas do Estado.

Também destacam-se entre as metas a Realização de Evento voltados a aposentados, pensionistas e pessoal da terceira idade; Reformulação do Portal do Instituto, com 85% alcançado em relação a 2021 e registro, tombamento e manutenção dos bens patrimoniais e materiais. O Planejamento estratégico para o exercício 2023, prevê metas como continuação dos programas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, profissionalização dos servidores e atendimento regular às notificações do TCE e a Política de Segurança da Informação (PSI).

Continue Lendo

Paraíba

Comissão de Educação da ALPB debate regulamentação do uso de celulares em salas de aula

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na segunda-feira (25/11), reunião para discutir a utilização de celulares e dispositivos eletrônicos em salas de aula nas escolas da rede pública e privada do estado.

O evento reuniu representantes dos seguimentos da área da Educação, Sindicato dos professores da rede particular e da rede pública, conselho da educação, secretaria de educação e diversas entidades da área, que se uniram para debater uma proposta de projeto de lei, de autoria da presidente da Comissão de Educação, a deputada Cida Ramos, que deve ser apresentada no ALPB. A proposta visa regulamentar o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos nas unidades escolares.

Cida Ramos, que também propôs a realização da reunião, destacou a importância da discussão, ressaltando que a presença constante dos celulares nas aulas pode prejudicar o aprendizado dos estudantes. “Precisamos criar um ambiente propício à educação, onde os alunos possam se concentrar plenamente no conteúdo abordado. A tecnologia é uma aliada, mas seu uso indiscriminado pode ser um fator de distração”, afirmou.

Segundo a deputada, estudos indicam que mesmo a mera presença do telefone pode reduzir a capacidade cognitiva, resultando em uma menor retenção de informações e notas mais baixas.

Durante a reunião, os participantes apresentaram diferentes pontos de vista sobre o tema. Alguns defendem que a proibição total pode ser excessiva, sugerindo que a tecnologia poderia ser utilizada como ferramenta pedagógica quando bem orientada. Outros argumentaram que a disciplina no uso dos dispositivos é fundamental para garantir um melhor aproveitamento das aulas.

O professor Felipe Baunilha ressaltou que na Paraíba já existe lei que proíbe a utilização de celulares sem fim pedagógico na escola. “Porém, o fato de existir uma lei proibindo não faz com que os estudantes parem de utilizar o celular. Então, é muito mais um elemento que a gente precisa debater e regulamentar as formas de utilização da tecnologia para potencializar a aprendizagem. E não uma mera proibição, pois a proibição não resolve as questões sociais cadentes”, destacou.

Também foram discutidos possíveis mecanismos para implementar a proposta nas escolas, como campanhas de conscientização sobre o uso responsável da tecnologia e alternativas para integrar os dispositivos às práticas educativas sem comprometer o aprendizado.

Os membros da Comissão definiram como pauta continuar o diálogo com a sociedade e órgãos educacionais para encontrar soluções equilibradas que atendam às necessidades dos alunos e das instituições de ensino.

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo