A Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) está participando da Expotec 2023 com projetos de startups do Programa Centelha, que receberam apoio financeiro Fapesq/Finep, por meio de subvenção econômica. Nesta quinta-feira (10), haverá o evento de assinatura dos contratos com as startups selecionadas para o Programa Centelha II, às 14h, na Sala Cabo Branco. Na oportunidade, serão apresentados cases de sucesso de startups beneficiadas no Centelha I.
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Aos projetos selecionados, o Programa oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Certi. Na Paraíba, o Centelha é executado pela Fapesq, orgão pertencente ao Governo do Estado. Ao todo 41 startups paraibanas serão beneficiadas nesta segunda edição do Programa.
Já na sexta-feira (11), serão apresentados, durante a programação da Expotec, os resultados do Edital Conectando Startups, parceria com o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, com as linhas Tecnologias Educacionais e Turismo Sustentável. O demoday Conectando Startups ocorrerá na Sala Cabo Branco, das 10h às 13h.
A participação da Fapesq conta ainda com palestras de pesquisadores, a exemplo do professor João Rafael, que estará responsável pelo estande do Projeto Bingo, maior radiotelescópio da América Latina (Bingo – sigla em inglês para Oscilações Acústicas de Bárions de Observações Integradas de Gás Neutro) que será instalado no sertão da Paraíba. Ele está sendo construído para mapear as emissões de hidrogênio neutro no espaço profundo – e, a partir daí, usar as oscilações acústicas de bárions como régua padrão para medir a expansão do universo. Está sendo instalado na Serra do Urubu, município de Aguiar. O projeto conta com apoio do Governo do Estado da Paraíba em cerca de R$ 13 milhões. Como principal objetivo, o Bingo deve ajudar a compreender a natureza de um dos maiores mistérios do Cosmos: a energia escura.
BINGO
Nesta edição, o projeto Bingo irá expor seus minirradiotelescópios usados para ilustrar o funcionamento de um radiotelescópio. Irá mostrar o funcionamento de um radiômetro, um dispositivo utilizado para medir o ruído térmico de uma antena e que será utilizado no radiotelescópio Bingo. Incluirá no estande um telescópio ótico para observações noturnas e um modelo em escala do foguete Saturno V. O professor João Rafael vai realizar uma palestra na feira intitulada Astro, Cosmos e o Telescópio Bingo.
PROJETOS DO PROGRAMA CENTELHA QUE ESTARÃO NA EXPOTEC
Projeto Soé
A Soé é uma marca de acessórios em acrílico que nasce do desejo de conectar as pessoas à Paraíba. As idealizadoras do projeto, as jornalistas Ellyka Gomes e Maria Livia Cunha, criam designs de brincos, broches, pingentes e presilhas que carregam – com representações literais ou artísticas – aspectos da cultura popular, da história, das paisagens, das pessoas paraibanas. A marca do segmento da Economia Criativa acredita que é possível reforçar os laços de tradição, origem e identidade por meio de signos contemporâneos que alcançam diferentes públicos. Cada peça direciona o olhar da cliente para narrativas que conversam com seus afetos e com sua memória, sempre ressaltando o melhor da Paraíba.
Projeto Moozk (Music Business Services)
A Moozk agrega fornecedores verificados do mercado da música e eventos em pacotes, intermedia a contratação, facilita a gestão de fornecedores e oferece opções seguras de pagamento.
Projeto RNA+hd: Rede Nacional Audiovisual Hermenêutica Digital
“RNA+hd: Rede Nacional Audiovisual Hermenêutica Digital” é um repositório de conteúdos audiovisuais independentes, operando e potencializando sua difusão através de ferramenta de IA geradoras de scripts indexatórios e classificatórios, viabilizando processos curatoriais hermenêuticos em três vertentes centrais: A. Entretenimento; B. Educação; C. Pesquisa Científica.
Projeto Simulador de ausculta cardíaca e pulmonar em processo de aprendizagem
Simulador de ausculta cardíaca e pulmonar para o processo de aprendizagem, para acadêmicos de nível superior da área da saúde, o que permite o acadêmico praticar a ausculta dos diferentes sons cardíacos e pulmonares,(normal/patológico) dando mais segurança ao atender um paciente em relação ao seu diagnóstico se está normal ou com alguma patologia.
Projeto Tabelião Tech
Nossa solução carro-chefe, o “Cartórios APP”, é um exemplo disso. Ele digitaliza e agiliza o processo de registro e consulta de imóveis e outros documentos legais, tornando-o acessível a partir de qualquer lugar, a qualquer momento. Com este aplicativo, dizemos adeus às filas longas e à papelada confusa, oferecendo uma experiência de usuário sem complicações e altamente eficiente.
Projeto Dasfolhas Fitoelaborados
Dasfolhas fitoelaborados é uma botica natural, cultivando saberes e plantas, por meio da produção cosméticos naturais e fitoterápicos. Produzimos sabonetes, cosméticos naturais, perfumes botânicos a base de hidrolatos, incensos, banhos de ervas e chás, com matéria-prima com base no extrativismo, agricultura familiar orgânica, agroecológica.
Projeto ArqPop
ArqPop é uma iniciativa criada para democratizar o acesso de soluções de Retail Design (Design de Varejo) a micro e pequenas empresas que possuam pontos de vendas físicos, através da oferta de profissionais de arquitetura e design especialistas em projetos comerciais. Buscando ofertar serviços com excelência, a startup chega ao mercado em sua primeira fase, onde serão ofertados cursos de especialização na área do Retail Design, ministrados por professores especialistas de renome nacional e regional. O lançamento da plataforma para o público final (micro e pequenas empresas) está previsto para os últimos meses do ano de 2023, período em que os primeiros alunos dos cursos estarão aptos a oferecer seus serviços no “Padrão ArqPop” ao mercado.
A Expotec, maior feira de tecnologia do Nordeste segue até sexta-feira (11), numa realização conjunta da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e o Governo do Estado da Paraíba, com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como tema ‘Inteligência artificial, plataformas e o futuro da Internet’ e também conta como parceiro o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.