Nos acompanhe

Paraíba

Opera Paraíba beneficia 90 pessoas com cirurgia bariátrica em um ano

Publicado

em

Iniciativa do Governo do Estado que tem o objetivo de facilitar o acesso da população a procedimentos eletivos, o Opera Paraíba, em um ano de realização de cirurgias bariátricas, já beneficiou 90 usuários. As intervenções acontecem no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. Em 2023, o programa realizou 23.206 cirurgias eletivas. Ao todo, são 170 tipos de procedimentos ofertados que podem ser realizados em 26 unidades de saúde do estado.

De acordo com o médico cirurgião digestivo bariátrico, Leandro Nóbrega, são dois tipos de procedimentos para a cirurgia bariátrica ofertada no Hospital de Clínicas: O Bypass e o Sleeve. Ele explica que o Bypass Gástrico ou Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux (Capella) consiste na redução do tamanho do estômago e na alteração do intestino, diminuindo o espaço disponível para a comida e reduzindo a quantidade de calorias absorvidas. Já o Sleeve Gástrico é feito com o objetivo de tratar a obesidade mórbida, consistindo na remoção da parte esquerda do estômago, o que faz com que exista uma diminuição da capacidade do estômago para armazenar comida.

“Nós fazemos os dois tipos de cirurgias e individualizamos o paciente para saber qual o melhor procedimento se adequa, se o sleeve ou bypass, sabendo que os dois darão um excelente resultado. Antes de o paciente realizar as cirurgias, fazemos alguns encontros no hospital para esclarecer todas as dúvidas e receios sobre o procedimento, além das orientações sobre o pré e pós-operatório, exames necessários, dietas, tipos de procedimentos cirúrgicos, uso de medicamentos e consulta personalizada para que cada paciente passe pela cirurgia mais adequada e tenha o melhor resultado pós-operatório”, pontuou.

As cirurgias bariátricas começaram a ser realizadas dentro do Opera Paraíba em 2022. Até o momento, 90 procedimentos já foram feitos, todos bem-sucedidos, sem intercorrências. Em março de 2023, a oferta foi ampliada e o programa passou a fazer 4 intervenções por semana. Em julho deste ano, foram realizadas 15 cirurgias.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, destaca que a SES está empenhada em sempre ampliar a oferta de cirurgias dentro do programa. Ele reforça que desde o início do programa até 2023, o Opera Paraíba já realizou 56.399 cirurgias, beneficiando todos os 223 municípios do estado. O gestor destaca que o programa fortalece a interiorização da saúde, evitando que usuários se desloquem para os grandes centros para fazer as cirurgias eletivas.

“A meta do governo estadual é fazer com que todas as regiões da Paraíba tenham capacidade de atender os usuários do SUS com qualidade. Esse ano, estamos conseguindo descentralizar mais os serviços e com isso o quantitativo de procedimentos cirúrgicos aumentaram, a exemplo de Solânea e Taperoá, com 458 e 252 cirurgias realizadas apenas em julho, respectivamente. Com isso, expandimos o atendimento em outras regiões de saúde, como a 11ª, a 2ª e a 3ª, e mais usuários são atendidos, diminuindo o tempo de espera para cirurgia eletiva. A saúde da Paraíba trabalhando para que todos os usuários do SUS tenham acesso a serviços de média e alta complexidade”, destaca.

De janeiro a julho de 2023, o Opera Paraíba realizou 23.206 procedimentos cirúrgicos. Entre as cirurgias realizadas em maior volume pelo programa estão as cirurgias de catarata, colecistectomia (retirada de vesícula), histerectomia e hernioplastia (hérnia). A iniciativa avança na média de cirurgias de catarata por mês, passando de 550 no primeiro semestre a 800 no início do segundo. Até o momento, já foram realizados 3.968 procedimentos só dessa especialidade.

Para participar do programa, o encaminhamento é realizado por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) das Secretarias de Saúde de cada município. Também é possível se cadastrar pelo site https://operaparaiba.pb.gov.br/.

Continue Lendo

Paraíba

Carlão destaca propositura de combate ao aborto além da segurança das crianças em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Carlão Pelo Bem (PL), utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (03/10) para reafirmar esforços do mandato pelas causas voltadas à promoção da vida e segurança das crianças e adolescentes da Capital.

Ao destacar o compromisso de ser oposição na Câmara Municipal, ele ressaltou a importância de promover o diálogo no Legislativo de leis em combate ao aborto, além da destinação de investimentos para garantir a prática de esportes às crianças e adolescentes.

“Lei de combate ao aborto que traz pra ela os malefícios que isso pode trazer, sejam eles espirituais, físicos e mentais. Fui o único vereador que fiz um trabalho contundente voltado pra criança e adolescente, tirando do tráfico, da violência e das drogas, colocando elas no esporte fazendo artes marciais. O meu trabalho sempre foi de lutar por João Pessoa e não por um grupo político”, enfatizou.

Sobre

Cristão, conservador e advogado, Carlão é militante de direita e defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele concorre à reeleição em outubro.

No primeiro mandato, enquanto suplente, apresentou projetos voltados ao fortalecimento das obras de caridade; à proteção da criança e do adolescente; e ao combate às drogas por meio das artes marciais.

Carlão também tem destacado esforços na Câmara por mais investimentos nos esportes de luta, além de estimular os cristãos a refletirem sobre as políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Foco divulga pesquisa e aponta Rúbia Matuto eleita com 54,4% dos votos válidos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em nova pesquisa sobre intenções de votos na cidade Princesa Isabel, Rúbia Matuto aparece eleita com 54,4% dos votos válidos. Sendo seguida pelo candidato Garrancho, com 45,6% das intenções de voto.
A pesquisa foi realizada pelo Canal de Notícias Cariri em Ação, em parceria com o Instituto Foco e mostra o atual cenário eleitoral para a prefeitura de Princesa Isabel, no Sertão paraibano.

Na pesquisa estimulada, a candidata Rúbia Matuto (União Brasil) aparece com 54,4% dos votos válidos, já seu adversário, Garrancho (PSB), aparece com 45,6%.

A pesquisa também perguntou aos eleitores sobre a rejeição dos candidatos. Nessa modalidade, Garrancho (PSB), aparece com 36,5% e a candidata Rúbia Matuto (União Brasil) obteve 34,3%. Entre os entrevistados, 0,8% votaria em todos, 0,6% não votaria em nenhum dos candidatos e 27,8% não sabe ou não respondeu a pergunta.

A candidata Rúbia Matuto ganhou a preferência do eleitorado princesense por vir demonstrando uma campanha mais robusta, baseada em projetos estruturantes para a cidade, como a construção de parques e reforma de praças. Rubia Matuto também defende a devolução do hospital Regional para administração do governo do estado, para aumentar os recursos destinados à unidade de saúde e a construção de uma maternidade para aliviar o sofrimento das mulheres que precisam sair para fazer o parto em outras cidades, como Patos, que fica a duas horas de distância.

Rubia Matuto também foi apontada como a vencedora do debate realizado na Princesa FM, quando o candidato Garrancho chegou a afirmar que a Pedra do Tendó seria em Princesa Isabel, sendo que o ponto é distante 98 km da cidade, em Teixeira.

Rubia Matuto é pedagoga e tem larga experiência em gestão, tendo atuado como secretária de Finanças em São José de Princesa, cidade que já pertenceu a Princesa Isabel e foi emancipada há apenas 30 anos. Rubia foi a idealizadora de festas importantes para toda a região, como o Natal Luz e o São João Matuteiro.

Dados da Pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Foco em parceria com o Portal Cariri em Ação entre os dias 01 a 02 de outubro de 2024 na cidade de Princesa/PB e entrevistou 400 eleitores do município, conforme dados informados ao TSE.

A margem de erro da pesquisa é de 4,85 pontos percentuais, e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PB-05276/2024.

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB realiza plantão para garantir respeito às prerrogativas da advocacia nas eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Comissão de Defesa das Prerrogativas e da Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar, realizará plantão no próximo domingo, 6 de outubro, para apoiar os advogados eleitoralistas durante todas as eleições municipais no Estado.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destaca que advogados e advogadas que tiverem as suas prerrogativas violadas poderão acionar a Ordem imediatamente para serem atendidos. O atendimento poderá ser acionado no telefone: (83) 99998-1543.

“A OAB-PB estará vigilante durante todo o pleito com vistas a apoiar o exercício profissional dos advogados e advogadas e garantir que que as prerrogativas dos nossos colegas sejam observadas e respeitadas”, destaca.

A presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Advocacia, Janny Milanês, destacou a formação de um núcleo de apoio à Advocacia, que se concentrará na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) durante todo o domingo, dia das eleições.

Janny Milanês explica que a equipe que estará concentrada na sede do TRE receberá chamadas de todo o estado através do ja conhecido número do plantão de prerrogativas (83) 99998-1543, e articulará com a rede de membros distribuída pelo estado, as ações em defesa das prerrogativas. “O núcleo terá concentração em João Pessoa, na sede do TRE, onde estaremos em constante contato com as 11 (onze) Subseções, através dos membros já indicados para o plantao, que darão todo o suporte na região de sua circunscrição, garantido assim a cobertura de todo o Estado”, afirmou.

Já Marcio Maranhão, vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral, disse que dará assistência a Comissão de Defesa das Prerrogativas. A OAB-PB, através das duas Comissões, prestará assistência a todos os advogados do Estado, que caso tenha suas prerrogativas violadas poderão nos acionar para que seus direitos sejam restabelecidos e possam desempenhar de forma altiva suas atividades profissionais no pleito”, afirmou.

Continue Lendo