Nos acompanhe

Paraíba

Governo do Estado lança 1ª Corrida Pela Vida e pretende bater recorde de doação de sangue

Publicado

em

Dezenas de pessoas se reuniram na manhã deste sábado (5) para o lançamento da 1ª Corrida Pela Vida, na praia do Cabo Branco. Com o objetivo de salvar vidas, por meio do incentivo à doação de sangue, o evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com o apoio do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde do Estado, do Hemocentro da Paraíba e da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. A corrida será realizada no dia 15 de novembro com percursos de 3km, 5km e 10km. A meta do evento é bater o recorde de doações de sangue em um único evento, que atualmente é de 500 bolsas.

As inscrições para a 1ª Corrida Pela Vida começam nesta segunda-feira (7) e vão até o dia 15 de outubro, em todo o Estado. Doadores de sangue podem participar de forma gratuita. Para se inscrever, basta o atleta comparecer ao Hemocentro, ou Hemonúcleos da Paraíba, fazer uma doação de sangue e receber a declaração de participante.

De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, o evento alia o bem-estar à solidariedade, por meio das doações e acredita que toda população paraibana se envolverá na campanha. “Estamos muito felizes com o lançamento deste evento em promoção à saúde e, principalmente, de uma causa tão nobre que é salvar vidas. Por isso, queremos convidar toda a população da Paraíba a se engajar nesse movimento e realizar a sua doação e participar conosco da corrida pela vida”, salientou.

A data escolhida para o lançamento da Corrida marca o início das comemorações do aniversário de 22 anos do Hospital de Trauma de João Pessoa. A data coincide ainda com o aniversário da capital paraibana. O diretor-geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, lembrou a importância da unidade para a assistência na saúde da população. “Podemos dividir a assistência, especialmente na situação de emergência, antes e depois do Hospital de Trauma. E hoje estamos aqui nesta linda praia, juntos, para comemorar a vida e a saúde que este hospital tanto preza, esperamos todos em novembro para corrida”, ressaltou.

Durante o evento de lançamento, o diretor técnico da instituição, Glauber Novaes, reforçou que o objetivo é bater o recorde nacional com doação de sangue em um único evento esportivo. “Naturalmente, no Hospital de Trauma, há uma demanda muito alta por bolsas de sangue, por sermos o maior hospital de Emergência do Estado e termos elevados números de acidentes de trânsitos. Por isso, queremos através dessa campanha conscientizar as pessoas para o risco de acidentes de trânsito e incentivar a doação de sangue para ajudar a salvar vidas. Queremos fazer deste evento um marco no calendário do Estado e quem sabe até no calendário nacional para a gente arrecadar sangue e ajudar a salvar vidas”, ressaltou.

A pessoa que doar sangue, e quiser aderir à corrida, terá até 15 de outubro para fazer a doação de sangue e trocar a declaração por um voucher de gratuidade na Secretaria de Saúde. Caso o corredor não resida na Capital, poderá enviar a declaração para o e-mail: [email protected] e solicitar o resgate do voucher. A inscrição deverá ser efetuada no site www.race83.com.br

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, destaca a importância das doações de sangue para a saúde no estado. “As doações de sangue por meio das inscrições são muito importantes para o Hemocentro da Paraíba e para todas as unidades de saúde, que necessitam de bolsas de sangue, seja para cirurgia ou complementação de tratamento médico. Vale ressaltar que essa campanha é idealizada pelo Governo do Estado e atende a todos os hemocentros, como também os hemonúcleos do Estado da Paraíba. Então, queremos reforçar o convite a todos os corredores, porque está na hora de aumentar o nosso estoque de sangue e conseguir o maior número de doadores”, frisou.

Além de incentivar as doações de sangue, a corrida também incentiva outra forma de solidariedade, com a doação de alimentos, como explica o diretor técnico da empresa Move Sports, um dos organizadores do evento, Julliemerson Moraes. “Vamos bater o recorde nacional de doação de sangue! Além da doação de sangue, o atleta irá trazer dois quilos de alimentos não perecíveis. Quem não puder fazer a doação no Hemocentro tem a opção de fazer o pagamento de uma taxa. Toda a arrecadação de alimentos e financeira será destinada ao Hospital Padre Zé”, reforçou.

As inscrições da 1ª Corrida pela Vida são individuais, mas, caso não exista a possibilidade do atleta realizar a doação de sangue, uma outra pessoa poderá fazer em seu nome e a gratuidade na participação será mantida. A expectativa do evento é de mil inscritos, a qual os organizadores esperam superar.

Continue Lendo

Paraíba

Candidato a vereador é atingido por tiro em Tenório; vídeo com imagem forte

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a vereador pela oposição do município de Tenório, Genilson Silva (PL), atingido com um tiro de arma de fogo na mão, por volta das 23h30 do sábado (05/10), no sítio Ponta da Serra.

O crime, segundo o blog do Heleno Lima, teria sido praticado por homens que estariam em uma camionete modelo Hilux, de placas não identificadas, que teriam disparado vários tiros ferindo o candidato em uma das mãos.

Genilson foi socorrido pela própria família, porém, precisou ser transferido em uma ambulância para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Ninguém foi preso até o momento.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Forças Armadas e Polícia Federal garantem segurança das eleições municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As eleições municipais de 2024 contarão com o apoio das Forças Armadas, que historicamente atuam nas localidades e municípios que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicita, com o objetivo de garantir que os eleitores exerçam o direito ao voto. Serão mobilizados 23 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para ações de logística e segurança neste domingo (06/10), dia do pleito. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o apoio das Forças Armadas inclui, ainda, 3.200 meios militares, entre viaturas, blindados, embarcações, navios e aeronaves.

Na operação de segurança intitulada Garantia da Votação e Apuração (GVA), os militares, mobilizados por meio da ativação de cinco Comandos Conjuntos (Amazônia, Norte, Nordeste, Leste e Oeste), além dos comandos permanentemente ativados da Marinha (Comopnav), do Exército (Coter) e da Força Aérea (Comae), atuarão em conjunto com os órgãos de segurança pública, auxiliando na manutenção da ordem. Para o apoio logístico, os militares estarão em atividades que incluem a distribuição de urnas, material de votação e servidores da justiça eleitoral em comunidades situadas em áreas remotas ou que possam apresentar riscos de instabilidade.

O efetivo atuará em 15 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins. A Portaria GM-MD nº 4.462, que orienta o emprego das Forças Armadas na votação e na apuração do pleito eleitoral, foi assinada pelo ministro da Defesa, José Múcio, em 18 de setembro.

DECRETO — A autorização para o emprego das Forças Armadas nas eleições deste ano é fundamentada no Decreto Presidencial nº 12.167 de 2024. As eleições municipais ocorrerão em todo o país, excluindo o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário.

O principal objetivo da diretriz é assegurar que o processo eleitoral ocorra de maneira tranquila e segura, especialmente em áreas que possam apresentar riscos de instabilidade. Também é objetivo do trabalho contribuir para a distribuição de urnas eletrônicas em comunidades situadas em áreas remotas, como rurais, indígenas e ribeirinhas, garantindo, assim, o acesso ao voto em todas as regiões.

AÇÕES DE SEGURANÇA — A Polícia Federal também intensifica sua atuação nas eleições municipais de 2024 com ações estratégicas voltadas à proteção do processo eleitoral e ao combate a crimes eleitorais. Em conformidade com suas atribuições de polícia judiciária e de fiscalização da ordem política e social, a PF atuará em todo o país, empregando um contingente de mais de seis mil policiais, além do uso de drones para monitoramento de áreas críticas no combate a crimes eleitorais como boca de urna e compra de votos.

Durante as eleições, a PF não só atende às requisições da Justiça Eleitoral, como também integra o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, coordenando ações com outros órgãos de segurança para assegurar a integridade do processo. Uma das atuações de destaque neste ano foi a participação de peritos criminais federais nos testes de validação das urnas eletrônicas, garantindo a confiabilidade do sistema de votação.

Em 2024, a Polícia Federal já deflagrou 40 operações policiais de combate a crimes eleitorais e apreendeu mais de R$ 16,7 milhões em bens, sendo R$ 11 milhões em espécie, ligados a irregularidades durante a propaganda eleitoral. Cerca de 2,2 mil inquéritos policiais atinentes aos crimes eleitorais e contra o Estado Democrático de Direito estão em curso.

Continue Lendo

Paraíba

André Coutinho e Camila Holanda votam em Cabedelo e destacam aceitação do trabalho na cidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a Prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), exerceu sua cidadania e realizou o seu voto por volta das 09h da manhã deste domingo (06).

Acompanhado da esposa, Nathalia Coutinho, da candidata a vice, Camila Holanda (Progressistas) e do Deputado Federal, Mersinho Lucena (Progressistas), ele votou ao lado da filha em pouco menos de um minuto.

Líder em todas as pesquisas, André é o candidato do atual Prefeito Vitor Hugo (Avante) e representa a continuidade de um trabalho aprovado por mais de 80% da cidade.

“Fizemos todo um trabalho na campanha, levando propostas, debatendo ideias e mostrando os melhores projetos para nossa Cabedelo”, disse André.

“Muito feliz por todo o trabalho desenvolvido até aqui. Agora é esperar a vontade soberana do povo”, finalizou Camila.

Continue Lendo