Nos acompanhe

Paraíba

Governo da Paraíba incentiva produção de pitaia na agricultura familiar no Sertão

Publicado

em

A produção de pitaia surge como uma nova opção de renda para as famílias agricultoras no Sertão. Na unidade produtiva da agricultora Liomar Alexandre da Silva, no Assentamento Mundo Novo, em São Mamede, com o acompanhamento técnico do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, começa a colher os primeiros frutos.

Há três anos, Liomar Alexandre possui um Quintal Produtivo em sua residência na agrovila, onde produz mudas de diversas espécies, com várias frutíferas e hortaliças, além das culturas de subsistência como feijão e milho. No pomar agroecológico, entre as fruteiras estão mamoeiro, cajueiro, goiabeira, acerola e o plantio de pitaia. As hortaliças trabalhadas são coentro, cebolinha, tomate cereja, pimentão, pimentas, quiabo, couve folha e outras.

Durante visita de acompanhamento ao projeto para orientações no controle de pragas com defensivos naturais nas hortaliças, os extensionistas Mascigleudo Almeida e Teomar Gambarra, da gerência local da Empaer, repassaram informações sobre a comercialização na feira da agricultura familiar do município e aos programas institucionais, como o Programa Nacional de Alimentos Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A produção também é comercializada na feira livre local e no próprio assentamento. A agricultora é beneficiada com as políticas públicas do Pronaf e Garantia Safra.

No espaço também há uma criação de animais. São 36 bovinos, 13 ovinos e 17 caprinos. Na semana passada, atendendo solicitação da agricultora, durante visita à comunidade, o médico veterinário Teomar Gambarra repassou informações sobre o manejo sanitário do rebanho bovino e da criação de aves.

Pitaia – A novidade do pomar é o cultivo de pitaia. A agricultora recebeu mudas do programa de distribuição e incentivo à cultura de pitaia da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de São Mamede, no ano de 2021, em ação conjunta com o Governo do Estado, por meio da Empaer. O objetivo tem sido expandir por todo o município o cultivo da fruta e, com isto, criar uma nova alternativa de renda para agricultores familiares. A pitaia é fruto de um cacto natural de climas tropicais e subtropicais, adocicado e geralmente vermelho, sua casca possui uma textura que lembra um cacto.

Entre os diversos tipos de pitaia, as mais comuns são a vermelha de polpa branca, a amarela e a vermelha de polpa vermelha (original de sementes produzidas na UEPB). De acordo com os extensionistas da Empaer Mascigleudo e Teomar, que acompanham a produtora rural, a fruta é muito rica em nutrientes. A cada 100 gramas, ela possui 36g a 42g de energia; de 7g a 12g de carboidratos; apenas 0,41g de gordura; até 0,12g de acidez; de 0,19g a 0,50g de proteínas; até 0,3g de fibra; de 11,8g a 12,9g de sólidos solúveis. A pitaia também contém os minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio e zinco, além das Vitaminas C, B1 e E, responsáveis por garantir o pleno funcionamento do organismo.

Os principais benefícios especificamente nutricionais da fruta, são: auxilia no emagrecimento: contém fibras, ajuda na saciedade e tem efeito laxante; controla o colesterol: possui ácido linoleico, a chamada ‘gordura boa’; controla o diabetes: estabilizando os níveis de açúcar do sangue, a pitaia inibe picos de açúcar; ajuda a saúde cardiovascular: funcionando como um tônico cardíaco, ajustando a pressão arterial; equilibra o sistema imunológico: é rica em Vitamina C e substâncias antioxidantes; controla as doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

Continue Lendo

Paraíba

“Coloca em risco milhares de empresas”, diz presidente da CDL-JP sobre PEC contra escala 6×1

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, reiterou o posicionamento nacional da entidade e afirmou ser contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) contra o fim da escala de trabalho 6×1.

Na justificativa, o dirigente declarou que o texto, caso seja aprovado pelo Congresso Nacional, pode colocar em risco a saúde financeira de várias pequenas empresas em todo o Brasil.

“Para a CDL, principal representante do setor de comércio e serviços do país, a proposta coloca em risco a manutenção de milhares de micro e pequenas empresas do país, uma vez que a redução da jornada de trabalho sem a redução dos salários impacta diretamente nos custos operacionais dos negócios”, frisou durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quinta-feira (14/11).

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro apresenta projeto que institui política de apoio para pessoas diagnosticadas com câncer durante gravidez e puerpério

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Projeto de Lei que institui política de apoio e tratamento para pessoas diagnosticadas com câncer durante gravidez e puerpério no Estado. A matéria foi aprovada recentemente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ser votada em breve no plenário da Casa.

De acordo com o deputado Eduardo Carneiro, a iniciativa tem por objetivo garantir o acesso a tratamentos adequados e o apoio necessário para a preservação da saúde da mãe do bebê.

Eduardo Carneiro ressaltou que a política de apoio e tratamento abrangerá diretrizes, como a garantia de acesso prioritário aos serviços de saúde para o diagnóstico e tratamento do câncer em gestantes e puérperas; oferta de assistência médica multidisciplinar, incluindo oncologistas, obstetras, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais necessários, para o acompanhamento integral da paciente; realização de exames de imagem e laboratoriais seguros para a gestante e o feto, com o objetivo de monitorar a evolução do câncer e preservar a saúde do bebê, dentre outros.

“O diagnóstico de câncer durante a gravidez ou puerpério é uma situação delicada que demanda atenção especializada e cuidados específicos tanto para a mãe quanto para o bebê, por isso é fundamental que o estado da Paraíba estabeleça uma política de apoio e tratamento que garanta o acesso a serviços de saúde adequados e o acompanhamento multidisciplinar necessário para preservar a saúde e o bem-estar de ambas”, destacou.

Eduardo disse ainda que o projeto também busca promover a conscientização e a educação sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer durante a gestação e o puerpério, visando melhorar o prognóstico e a qualidade de vida das pacientes e de seus filhos.

“Esperamos, com a aprovação deste projeto, contribuir para a proteção da saúde e dos direitos das gestantes e puérperas diagnosticadas com câncer em nosso estado, garantindo-lhes acesso a um atendimento digno e humanizado”, arrematou.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em sete cidades da Paraíba; confira a lista

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (13), a situação de emergência em sete municípios da Paraíba afetados pela estiagem. São eles: Esperança, Lagoa Seca, Montadas e Natuba.

A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria n° 3.790

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Até o momento, a Paraíba tem 67 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo