Nos acompanhe

Paraíba

Universidade Federal da Paraíba inaugura nova usina fotovoltaica com uso de Inteligência Artificial

Publicado

em

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) expandiu a geração de energia solar em 2023, com a inauguração de mais uma usina fotovoltaica, no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). A nova unidade conta com uma solução customizada baseada em Inteligência Artificial e se une ao sistema fotovoltaico já instalado em junho do ano passado no Centro de Tecnologia (CT), no Campus I da UFPB.

O projeto foi executado pela L8 Energy, empresa especializada na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos, em parceria com o Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB) e com a chinesa Huawei, e utiliza um sistema de rastreamento solar (tracker) desenvolvido por pesquisadores do CEAR/UFPB, que maximiza a captação da radiação solar nos painéis fotovoltaicos, posicionando-os para que fiquem sempre virados para o sol ao longo do dia.

Para encontrar o melhor ângulo de posicionamento dos módulos, o sistema tracker utiliza ferramentas de Inteligência Artificial, que fazem o cruzamento das informações de geração de energia. “A planta da nova usina foi pensada para garantir o máximo aproveitamento de energia, com placas que se movem em direção à incidência dos raios solares, a partir de um sistema baseado em algoritmos desenvolvido por pesquisadores da UFPB e com a tecnologia da Huawei. Com isso, conseguimos otimizar a captação e gerar mais energia”, explica Guilherme Nagamine, diretor da L8 Energy.

De acordo com dados do CEAR, a usina, que está em operação desde o início deste ano, apresenta um desempenho maior do que os sistemas convencionais. “Este equipamento é muito importante para o desenvolvimento de nossas pesquisas. Além de ser bastante inovador, observamos um aumento na geração de energia em dias nublados ou com chuva de até 6% em relação a outros sistemas fotovoltaicos”, destaca o professor Euler Macedo, diretor do CEAR e coordenador do projeto.

A usina tem potência instalada de 241,8 kWp e capacidade de gerar até 520 MWh por ano, o suficiente para atender cerca de 280 residências. A instalação foi realizada em uma estrutura com módulos Tracker STI Norland, que recebeu 372 módulos Canadian de 650W cada. O sistema conta ainda com dois inversores da Huawei, empresa que fez o investimento necessário para o projeto, que foi gerido pela Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC-PB)/Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Temos muito orgulho de participar deste projeto que uniu a nossa expertise em usinas solares, com a tecnologia da Huawei e a inovação dos pesquisadores da UFPB. O Brasil tem se destacado como um grande produtor de energias renováveis e um dos nossos pilares é participar deste movimento, buscando soluções de tecnologia que promovam o desenvolvimento sustentável, por isso buscamos sempre o que há de mais moderno no mundo em sistemas fotovoltaicos”, destaca Leandro Kuhn, CEO da L8.

Entre as inovações trazidas ao Brasil pela empresa estão a telha solar L8, que pode ser integrada à construção, gerando energia ao mesmo tempo que faz a cobertura do imóvel e o filme fino flexível L8, que permite a instalação em superfícies irregulares, respeitando as características arquitetônicas. As duas soluções utilizam a tecnologia CIGS, que gera mais energia do que os módulos fotovoltaicos convencionais.

Sobre a L8 Group

Fundado em 2014, o Grupo L8 é formado pelas empresas: L8 Energy, que atua na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos; pela L8 CyberSec, especializada em soluções para segurança da informação; e pela L8 GROUP, holding operacional do grupo que atua com foco em telecomunicações e segurança pública. Com a missão de facilitar e otimizar a utilização de tecnologias diferenciadas, oferecendo soluções com valor agregado aos clientes, o grupo preza por inovação e qualidade, tornando-se referência no mercado brasileiro.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo