Nos acompanhe

Paraíba

ALPB retorna aos trabalhos com 30% dos deputados de olho no cargo de prefeito em 2024

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba retoma as atividades nesta terça-feira (1º). Para além dos debates legislativos, a tendência é que o plenário da Casa se transforme em ambiente panfletário para parlamentares que estão de olho no Executivo nas eleições 2024. Dos 36 deputados estaduais, o Conversa Política apurou que ao menos 11 sinalizam interesse de concorrer no próximo ano.

Segundo o Conversa Política, cadeira de chefe do Executivo de João Pessoa é a mais concorrida, com três postulantes  que demonstram interesse a entrar na disputa contra o projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP).

Um deles é ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT), que desde o início da legislatura já vem manifestando interesse em voltar ao cargo. Do mesmo partido, a deputada Cida Ramos (PT) também está colocando o ‘nome na pista’ para uma nova tentativa de comandar a capital. Ela concorreu à prefeitura em 2016, pelo PSB, quando quem acabou vencendo foi Cartaxo, então filiado ao PSD.

No campo da direita, o deputado Wallber Virgolino (PL) é seguramente o parlamentar que mais tem exposto os planos de concorrer nas Eleições 2024. O bolsonarista disse que está disposto a concorrer em João Pessoa, mas tem como ‘plano B’ a cidade de Cabedelo. Caso isso aconteça, entra em colisão com o projeto do União Brasil, que tende a indicar George Moraes para a disputa na cidade portuária.

Cajazeiras

Outra cidade com mais de um deputado posicionado como futuro candidato é Cajazeiras, que tem Chico Mendes e Junior Araújo, ambos do PSB, unidos como oposição ao atual prefeito José Aldemir (PP). O gestor é marido da deputada Drª Paula (PP), que, inclusive, está cotada para concorrer à prefeitura de São José de Piranhas.

Mendes e Araújo colocam o nome como opção, mas trabalham com outras lideranças do PSB em Cajazeiras, como o ex-deputado Jeová Campos (PSB), para construir o nome da oposição. Drª Paula tem ido para o “front de batalha” na defesa de Aldemir, dentro e fora da Assembleia, e essas discussões devem se tornar mais acaloradas no segundo semestre.

Em Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba, está no radar de um parlamentar: o deputado Inácio Falcão (PCdoB). Por enquanto.

O deputado Eduardo Brito (SD), que já foi prefeito de Mamanguape, tem circulado como opção dos eleitores para 2024. Na ALPB, ele terá como obstáculo a figura da deputada Danielle do Vale (Republicanos), que é filha da atual prefeita Eunice Oliveira e tem soltado as garras na defesa da gestão da mãe.

Podem virar candidatos

Além desses, outros dois parlamentares devem acabar concorrendo ao pleito de 2024, para assegurar a manutenção das suas bases políticas: Branco Mendes (Republicanos) e Camila Toscano (PSDB). O tom dos discursos a partir deste semestre pode indicar se irão para uma candidatura própria ou tentar emplacar algum nome.

No caso de Branco Mendes, o seu grupo tem buscado um nome competitivo para fazer oposição a do atual prefeito Marcelo Rodrigues (MDB). O veterano, que já foi prefeito da cidade por duas vezes, pode “ir para o sacrifício”.

Já Camila Toscano é tratada como herdeira natural do comando de Guarabira, desde a morte do pai o ex-deputado e ex-prefeito Zenóbio Toscano (PSDB). A tucana tem evitado responder sobre uma candidatura em 2024 na cidade, mas a possibilidade está viva, principalmente após o seu desempenho na campanha do ano passado.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, terá trabalho, se for manter a linha de não permitir debates municipais no plenário da Casa.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa terá segundo turno entre Cícero Lucena e Marcelo Queiroga; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As Eleições 2024 na cidade de João Pessoa terá segundo turno entre o prefeito Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL).

De acordo com a Justiça Eleitoral, com pouco mais de 98% das urnas apuradas a “eleição está matematicamente definida (Segundo Turno).

Confira imagem:

 

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo exalta resultados das votações de Cícero e Jhony e prevê vitória de aliados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB) celebrou, neste domingo (6), a vitória do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) no primeiro turno das eleições. O gestor também exaltou a grande votação e desempenho de Dr. Jhony Bezerra (PSB), candidato a prefeito de Campina Grande, e reforçou a confiança na vitória dos aliados no segundo turno das eleições.

Em coletiva de imprensa ao lado de Cícero Lucena, João Azevêdo destacou a vantagem do prefeito em relação ao segundo colocado. “Cícero representa o que a cidade precisa. São 205 mil votos, chegamos com uma maioria extraordinária e eu não tenho dúvidas de que vamos vencer porque temos o melhor projeto e o melhor candidato”, frisou.

João Azevêdo também comemorou a ida de dr. Jhony Bezerra para o segundo turno e apostou na vitória da oposição no município. “Dr. Jhony fez um grande trabalho na campanha. Campina mostrou que quer mudar, que quer um prefeito que trabalhe de verdade e, por isso, também vamos vencer porque apresentamos o nome que representa competência e capacidade de gestão”, disse.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, obteve 205.122 votos, o que representa 49,16% dos votos válidos. Jhony Bezerra obteve em Campina Grande 79.471 votos, representando 34,58% dos votos válidos.

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande terá disputa no segundo turno entre Bruno Cunha Lima e Jhony Bezerra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com 100% das urnas apuradas, a disputa pela Prefeitura de Campina Grande será definida no segundo turno, que ocorrerá no dia 27 deste mês.

A corrida pelo cargo de prefeito será entre o atual gestor Bruno Cunha Lima (União Brasil) que contabilizou 48,22% (110.807 votos) e Jhony Bezerra (PSB) com 34,58% (79.471 votos).

Continue Lendo