A reunião entre o presidente Lula (PT) e o deputado federal paraibano Hugo Motta, líder do Republicanos na Câmara, em Brasília, deve acontecer até a próxima quinta-feira (03/08).
Na pauta, negociações e entendimentos para que a gestão Lula III possa avançar nas trocas na Esplanada dos Ministérios e a possibilidade de contemplar a indicação do Republicanos com um cargo no cobiçado primeiro escalão do Governo Federal.
O convite foi formalizado pelo ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) através de um telefonema confirmando a intenção de Lula para realizar a conversa pessoalmente.
Além de Hugo, o ministro também telefonou para André Fufuca (PP-MA) que também participará de uma conversa com o presidente Lula.
Até o momento, membros do Planalto e do Congresso Nacional dão como certa a possibilidade de Fufuca e o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) serem nomeados ministros o que faltaria decidir seria o destino de cada um, ou seja, qual pasta seria comandada por qual partido.
Apesar de Fufuca ser apontado como possibilidade de assumir um Ministério, a paraibana Virgínia Velloso também está na lista de indicações do PP, porém, para assumir o comando nacional da Funasa (Fundação Nacional da Saúde).
Virgínia é considerada um nome relativamente forte por ser mãe do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e da senadora Daniella Ribeiro (PSD) e, também, por trazer na bagagem uma vasta experiência à frente da Funasa na Paraíba. Porém, o mesmo cargo também estaria sendo bastante cobiçado pelo Republicanos, de Hugo Motta, bem como pelo União Brasil que, através do deputado federal Danilo Forte (PP-CE) participou ativamente da recriação do órgão.