A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Administração (Sead), realizou, nesta sexta-feira (28), o I Encontro Paraibano dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho no Setor Público.
O evento, que aconteceu no Auditório do Uniesp, reuniu profissionais de segurança e saúde do trabalho, servidores públicos em geral e marcou a passagem do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Acidentes do Trabalho – 27 de julho.
O município de Cabedelo dispõe atualmente de um Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) bem estruturado e completo, sendo o único da região metropolitana da capital a possuir um setor destinado a esse fim na gestão municipal.
O objetivo do encontro pioneiro é a interação entre os setores públicos do estado na promoção de segurança e saúde ocupacional dentro das organizações. Iniciativas do gênero são fundamentais para fomentar as discussões sobre como evitar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, diminuindo o absenteísmo e valorizando os servidores públicos com a concepção de ambientes saudáveis.
“Quando pensamos, desde o início, em implantar o SESMT no município e desenvolver esse trabalho de prevenção, tínhamos justamente a intenção de reduzir os acidentes e dar mais segurança aos nossos servidores. Uma tarefa que precisa ser levada a sério. Cabedelo dispõe atualmente do SESMT mais completo do Estado e está sendo pioneira na organização de um encontro voltado para o setor. Esperamos que a ideia se propague para outros recantos do estado, para fazer com que outros gestores reconheçam a importância desse trabalho no serviço público. É uma honra promover esse evento e agradecemos a todos os que vieram conhecer nossa experiência e discutir temas pertinentes. Estamos sempre trabalhando, desenvolvendo diversas áreas para trazer o melhor para a cidade, por meio de conceitos de gestão para fazer com que o Cabedelo evolua”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.
A programação do evento foi marcada pelas palestras “ABC da Prevenção & CIPA nas Escolas”, com Meria Silva e Maria Aparecida Fernandes; “SESMT e o Serviço Público”, com o Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho, José Almeida Júnior e “E-SOCIAL no Setor Público”, com o Especialista em E-social, Lucas Alexandre.
“É uma honra para a Sead estar promovendo esse I Encontro com muito carinho para os interessados no assunto. Nosso compromisso é com o conhecimento e a discussão que ele possa gerar. Temos o SESMT mais completo do estado, um dos 5 municípios a possuir este serviço, e isso deve-se a uma gestão que sempre acreditou e se comprometeu com o projeto, expondo uma visão de gestão ampla que preza pela qualificação”, comentou a secretária de administração Josenilda Batista.
O evento contou com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho da Paraíba, do Tribunal Regional do Trabalho da 13° região e do superintendente do Ministério do Trabalho na Paraíba, entre outras autoridades. A participação no evento foi assegurada por meio de inscrição, realizada gratuitamente via online e os participantes tiveram direito a Certificados.
“É de vital importância a existência dos serviços especializados, principalmente no setor público, uma vez que não é muito comum. Geralmente a temos na iniciativa privada. Por isso é louvável a iniciativa do município de Cabedelo, por parte dos gestores, nesse sentido. Falar de normas de medicina e segurança do trabalho e de saúde do trabalhador é sempre pertinente e atual , pois não é à toa, já que os índices de acidentes de trabalho são muito altos. A saúde do trabalhador tem que ser vista de forma global e nada como prevenir, pois a prevenção é sempre o melhor caminho. Parabéns a organização do evento”, comentou a Juíza e Gestora do programa Trabalho Seguro (TRT-13º), Rafaela Queiroz Sá e Benevides.
27 de julho – O Encontro Paraibano dos Profissionais em Segurança e Medicina do Trabalho foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Acidentes do Trabalho, que tornou-se oficial em 27 de julho de 1972.
A data marca a regulamentação da formação dos profissionais de segurança e medicina do trabalho e obrigatoriedade da existência dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT´s) nas empresas.
SESMT – A equipe componente do serviço conta com 03 médicos do trabalho, 03 enfermeiras do trabalho, 02 técnicos em segurança do trabalho e 1 engenheiro de segurança do trabalho.
“Essa estrutura nos qualifica como destaque nacional, mostrando uma gestão prevencionista e valorizando os servidores. Por isso, organizar um evento desse nível constitui inicialmente uma responsabilidade, mas também uma forma de falar da experiência, compartilhar os conhecimentos adquiridos e, sobretudo, celebrar essa data que completa 51 anos no empenho e na dedicação dos profissionais prevencionistas”, disse o técnico em Segurança do Trabalho, Nivaldo Barbosa.