Nos acompanhe

Paraíba

‘Eu Posso Semear’ promove aula prática no campo para 100 alunos da Rede Municipal de Ensino

Publicado

em

Cerca de 100 estudantes da rede municipal de João Pessoa visitaram o Sítio Ponta de Gramame, na Zona Rural da cidade, nessa terça-feira (25). Eles estiveram por lá, por uma razão especial: conhecer de perto a cadeia produtiva da agricultura familiar. Intitulada “Aprendendo no Campo”, a atividade integrou o segundo dia da programação da Semana da Agricultura Familiar, promovida pela prefeitura da Capital, por meio do programa Eu Posso Semear, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

A ação foi dividida em dois turnos. Pela manhã, foi a vez dos estudantes dos 2º e 4º anos da Escola Professor João Medeiros, localizada no bairro dos Novais. Acompanhadas pelos professores, as crianças foram recepcionadas pela equipe de técnicos do Eu Posso Semear, e já seguiram para o meio das plantações, a fim de conferir, na prática, o trabalho dos agricultores e a assistência que eles recebem do programa.

A pequena Kétilly Pâmella, de 8 anos, estava entre os alunos. Bastante participativa, ela ficou encantada com tudo que viu. “Na casa da minha avó, eu tenho várias plantas. Mas são todas de flores. Aqui, vi a plantação de muitas que são de comer, como o milho. Gostei bastante de conhecer”, disse. Além de aguçar a curiosidade, a aula extraclasse rendeu a ela ensinamentos importantes. “Tudo aqui é saudável. Aprendi que se colocar veneno nas plantas, envenena a gente que vai comer elas”, acrescentou.

Conhecimento – À tarde, a visita continuou com os alunos da Escola Doutor João Santa Cruz de Oliveira, também do bairro dos Novais. Matheus André, de 9 anos, foi um dos participantes do grupo. De cara, ele ficou impressionado com o tamanho das plantações e do trator utilizado para preparar o solo. O uso do veículo é cedido gratuitamente pela prefeitura, através do Eu Posso Semear.

“Nunca tinha visto nada disso de perto. Achei interessante demais. E gostei muito de ver as plantinhas ainda pequenininhas. A alface roxo foi a que mais gostei”, contou.

Mas não foram só os alunos que vibraram com a visita. Para o professor Raimundo Júnior, a iniciativa aumenta o interesse das crianças em entender melhor todo o processo que envolve a alimentação delas. “E isso é muito especial para todos nós. Temos certeza de que elas vão chegar em casa compartilhando com a família tudo que aprenderam aqui”, destacou.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, o objetivo da ação foi cumprido com sucesso. “Muitas dessas crianças consomem esses alimentos diariamente, mas não fazem ideia de como são produzidos. Aqui, elas tiveram essa oportunidade. E não apenas isso. Com esse contato, despertamos nelas a importância de se valorizar o trabalho desses produtores rurais e os produtos que aqui são cultivados de forma saudável, 100% natural”, explicou.

Programação – As atividades da Semana da Agricultura Familiar continuam nesta quarta-feira (26), no Parque Parahyba I, no Bessa, com a “Festa da Agricultura Familiar”, das 14h às 21h. Além da tradicional Feira da Agricultura Familiar, o evento contará com oficinas, serviços promovidos pela equipe do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) e ainda a Feira Criativa No Balaio.

Já na quinta-feira (27), às 14h, ocorrerá a ação “Do campo para a mesa”. Alimentos colhidos por produtores do Eu Posso Semear, na Zona Rural da cidade, vão compor cestas verdes, que serão doadas para a Associação Promocional do Ancião (Aspan), localizada no bairro do Cristo. A programação se encerrará na sexta-feira (28), Dia do Agricultor, com a realização da Feira da Agricultura Familiar, das 6h às 11h, na Praça Chateaubriand Arnaud, conhecida como Praça da Rotam, em Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo