Nos acompanhe

Paraíba

TCE-PB completa seis meses da atual gestão com foco em interiorização de ações

Publicado

em

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba ( TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz, apresentou nesta quarta-feira (19) um balanço dos seis primeiros meses da sua gestão de dois anos à frente do Tribunal de Contas.

A capacitação dos jurisdicionados se manteve como prioridade nesses seis meses. Dentro do calendário previsto pela Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), o TCE-PB realizou um ciclo de cursos voltados para a orientação e capacitação de servidores e gestores públicos.

Orientação – Buscando atingir o maior número de servidores municipais paraibanos, o curso foi organizado em etapas e oferecido em 11 municípios levando a capacitação à interiorização da Paraíba, atingindo 1.262 participantes de 202 municípios. A capacitação iniciou no mês de março, no município de Itaporanga. Também foram beneficiadas as cidades pólos de Patos, Campina Grande, São Bento, Guarabira, Cajazeiras, João Pessoa, Sumé, Princesa Isabel, Barra de Santa Rosa e Sousa.

TCE Itinerante – Com o objetivo de aproximar o TCE-PB do cidadão, foi criado o Programa Tribunal Itinerante. A intenção é levar a Corte de Contas ao interior do Estado e promover maior aproximação junto aos jurisdicionados. Essa meta já está em prática e nos seis primeiros meses do ano, mais de 70 municípios já foram visitados pelo presidente do TCE, membros da Corte e pelos técnicos, que ministraram cursos presenciais de aperfeiçoamento sobre os temas mais relevantes da administração.

“Essa ação está sendo ampliada e a ideia de interiorização das ações da Corte está integrada com as ferramentas de controle, que estão disponíveis pelo TCE aos prefeitos e demais gestores”, enfatizou o conselheiro Nominando Diniz.

Ciclo de Palestras – A gestão já realizou três grandes eventos. Em 17 de março foi realizada a palestra do professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, (a 14.333, de 1º de abril de 2021), que superlotou o Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, com apoio logístico do Governo do Estado.

No dia 28 de abril, em parceria com Tribunal Regional Eleitoral (TER), o TCE-PB realizou um seminário sobre “O Impacto das Irregularidades da Gestão Pública na Justiça Eleitoral”, destinado a gestores públicos e advogados.

Em dia 19 junho, em Campina Grande, aconteceu a palestra sobre “Cautela e Limites para a Contratação Temporária de Pessoal“, com a professora da UFMG Cristiana Fortini, diretora do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) e presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB/MG.

Alertas – Somam 521 os alertas emitidos, nos últimos seis meses, pelo Tribunal de Contas do Estado a gestores públicos paraibanos sempre que estes se aproximaram da insuficiência de aplicações em educação e saúde, inconsistências na Legislação Previdenciária, inadimplência quanto ao envio da matriz de saldos contábeis, não envio de leis de planejamento LOA, LDO e/ou PPA ou da quebra de limites legais referentes, por exemplo, à folha de pessoal.

No entendimento do presidente Nominando Diniz, o Acompanhamento da Gestão e as emissões de alertas são iniciativas que ressaltam o papel de uma Corte disposta à orientação e à reparação de males, antes que eles aconteçam. “Precisamos enxergar, cada vez mais, o acompanhamento da gestão e a emissão de alertas como auxílio indispensável aos nossos jurisdicionados”, considera. Ele chama a atenção, também, para o que prescreve em seu artigo 59, parágrafo 1º, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a respeito dos alertas e seus objetivos.

Processos Julgados – No semestre, o Pleno do Tribunal de Contas apreciou 3.561 processos no primeiro semestre. Julgou 295 pelo Pleno. A Primeira Câmara Deliberativa do TCE, sob a presidência do conselheiro Fernando Rodrigues Catão, julgou 1.595 processos. Presidida pelo conselheiro André Carlo Torres Pontes, a Segunda Câmara julgou 1.671 processos.

Tecnologia e produtividade – Para dar suporte aos crescentes desafios de uma fiscalização mais ágil e eficaz, a gestão vem fazendo investimentos na modernização do parque tecnológico do TCE.

Atualização diária do Sagres – O Tribunal vem acompanhando semanalmente se os jurisdicionados estão encaminhando as informações e/ou documentos sobre a execução orçamentária e financeira dos seus municípios, eletronicamente, em tempo real, por meio do Sagres Captura.

Continue Lendo

Paraíba

Nepotismo: Paulo Maia e a chapa familiar para seu terceiro mandato

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A chapa encabeçada por Paulo Maia, que tenta um terceiro mandato na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), mais parece um episódio da série ‘A Grande Família’, com flagrante casos de nepotismo. Parentes do candidato já estão em cargos estratégicos e outros ele incluiu em sua chapa, gerando repercussão negativa entre a advocacia.

O advogado Paulo Maia parece ter apostado alto em manter sua base familiar nas posições de destaque. Além dele, sua esposa, filhos e até sogra de filho e genro compõem cargos importantes na chapa.

O próprio Paulo Maia gravou um vídeo para as redes sociais dizendo que a OAB não é Sine (Sistema Nacional de Emprego). “A OAB sob minha liderança jamais será uma agência de empregos”, disse. O problema é que a chapa dele pretende sim ser uma agência de emprego, mas só para os seus familiares.

Confira:

1. Regina Maia, esposa de Paulo, ocupa uma posição em uma comissão nacional.
2. Paulo Maia Filho, conselheiro estadual.
3. Torben Maia, outro filho de Paulo, também em uma comissão nacional.
4. Andressa Maia, filha de Paulo Maia, ocupando uma função na comissão nacional.
5. Maria Cristina Santiago (Kiu), sogra do filho de Paulo Maia, no cargo de conselheira federal.
6. Maria Thereza Santiago Moura de Moura Maia (nora).
7. José Alberto Barroca Falcão Neto (genro).
8. Gabriel Barbosa de Farias Neto.

Continue Lendo

Paraíba

Nesta sexta: Cagepa inicia campanha com descontos de até 100% em juros e multas para inadimplentes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) inicia, nesta sexta-feira (1º/11), a quinta edição do “Fique em Dia com a Cagepa”, campanha que oferece até 100% de desconto nos juros e multas, além de parcelamento em até 60 vezes. Neste ano, além dessas condições especiais, os clientes também poderão quitar multas por irregularidade (desvios, ligação clandestina, entre outras) com até 90% de desconto.

As facilidades para pagamento têm como objetivo auxiliar os clientes inadimplentes a fecharem o ano “no azul”, mesmo aqueles que foram autuados por algum tipo de irregularidade. “O ‘Fique em Dia’ já é um sucesso consolidado e a ação já faz parte da agenda da companhia. Pensamos, desta vez, em ampliar os descontos para todos os tipos de débitos. É uma ótima oportunidade que ofereceremos ao cliente que deseja voltar a ficar com suas contas em dia, com condições exclusivas”, afirmou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.

Durante o período da campanha, que segue até o dia 30 de novembro, os clientes poderão pagar os débitos acumulados à vista ou parcelar em até 60 vezes. As facilidades variam conforme a negociação acertada entre a Cagepa e o cliente. “Os descontos e parcelamentos são progressivos, que variam de acordo com o perfil de cada cliente e sua capacidade de pagamento. E a campanha abrange todos os clientes de imóveis residenciais, comerciais e industriais que tenham contas em aberto”, explicou o diretor Comercial da Cagepa, Isaac Veras.

Como participar? – Para negociar, basta entrar em contato com um dos canais de atendimento da Cagepa, tendo em mãos o RG, o CPF e uma fatura de água. Os clientes poderão negociar seus débitos por meio dos seguintes canais de atendimento:

– Call Center 115;
– WhatsApp (83) 98198-4495;
– Atendente Virtual Acqua, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Agência Virtual, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Aplicativo Cagepa, disponível para Android e iOS;
– Atendimento presencial nas lojas de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal e Cajazeiras, além de postos de atendimento disponíveis em várias Casas da Cidadania espalhadas em todo o estado.

Continue Lendo

Paraíba

Marcha Para Jesus acontece neste sábado, dia 2 de novembro, com Gabriel Guedes em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Marcha Para Jesus de João Pessoa vai acontecer neste sábado, dia 2 de novembro. A Associação Marcha Para Jesus, que realiza o evento na Capital, confirmou que o cantor Gabriel Guedes será a principal atração, no Busto de Tamandaré, e os trios elétricos descerão a Epitácio Pessoa.

A concentração da Marcha acontecerá a partir das 14 horas na Praça da Independência. Este ano, quatro trios elétricos serão usados no evento. Eles desceram a Epitácio Pessoa com o Louvor nas Varandas, Sara Music, Leomir do Ide e IBM Music. Todos eles também se apresentaram na Marcha de 2022 e 2023. Quem vai puxar o quarto trio este ano será a Banda do Betel.

Um comboio de motociclistas fará a escolta na frente da Marcha, seguido pelo grupo de tambores Rugido do Leão, do Recife. Quem também vai participar do evento será o cantor Alex Filho e a Blessband.

A concentração da Marcha Para Jesus acontecerá na Praça da Independência e seguirá até o Busto de Tamandaré. Os trios elétricos percorrerão a Epitácio Pessoas com as atrações locais e o show com Gabriel Guedes acontecerá na praia. Dezenas de igrejas evangélicas da cidade e de outros municípios já confirmaram participação no evento organizado pela Associação Marcha Para Jesus.

O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa apoiam a Marcha Para Jesus que também tem o apoio da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), além das igrejas evangélicas da cidade.

Continue Lendo