Será realizado em João Pessoa (capital paraibana), na Vila Olímpica Paraíba e no Instituto dos Cegos, no período de 18 a 22 de julho, o evento Conexão Paralímpica, entre os centros de referência da região Nordeste. O Centro de Referência em Paradesporto do Parque da Liberdade estará presente com uma delegação formada por dez paratletas e quatro professores.
Campina Grande possui, no Parque da Liberdade, o Centro de Referência em Paradesporto, reconhecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O equipamento é administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com o CPB.
A Prefeitura de Campina Grande, através da Sejel, estará disponibilizando transporte ida e volta para os participantes, além, dos professores que treinam e preparam os paratletas que treinam no parque da Liberdade. Integram a delegação os professores Raniere Saoli (chefe da delegação), Antonia Klébia, Ado Marcelo, Daniel Dias Rodrigues e Milena da Silva. A lista de alunos é composta por: Icaro Barbosa, Pedro Gabriel, Oryvan Kauê, Lucas Galdino Santos, Mayara Vitória Pereira, Maycon Araújo, Henrique Lucas, Pedro Henrique, Matheus Silva, Lucas Gabriel da Silva e Wesley de Sousa Souto.
O coordenador do Paradesporto do Parque da Liberdade, Raniere Saoli, disse que o evento é de fundamental importância para professores e atletas, pois integrará todo o Nordeste. Ele frisou que eventos como esse servem de aprendizado e crescimento esportivo e pessoal para os paratletas. Raniere destacou que nesse evento o CPB vai oferecer hospedagem em hotel, alimentação e deslocamento entre hotel e os locais de competição, Vila Olímpica e Instituto dos Cegos.
O secretário de Esportes de Campina Grande, Vanildo Leite, afirmou que a Sejel está sempre apoiando na logística e em qualificação pessoal a equipe que trabalha com os paratletas, para que eles tenham as condições necessárias objetivando a realização de um trabalho de excelência.
“Ficamos muito felizes por estarmos oferecendo a comunidade campinense um local dotado de todas as condições para que os paratletas possam treinar. A Prefeitura de Campina Grande investe na equipe que faz esse trabalho tão importante que é a inclusão social através do esporte. Esses investimentos já estão dando e trazendo bons frutos para a cidade”, comentou Vanildo Leite.