Nos acompanhe

Paraíba

Secretário de Administração alerta sobre protesto calunioso do Sintab em Campina Grande

Publicado

em

O secretário municipal de Administração, Diogo Lyra, participou na tarde desta quinta-feira, 13, do Programa Jornal do Meio-Dia (Rádio Campina Grande FM), quando elencou diversas conquistas dos servidores municipais de Campina Grande, além de rebater uma campanha caluniosa contra a gestão patrocinada pelo sindicato da categoria, o Sintab.

Diogo Lyra lamentou, logo no início da entrevista, que, nos últimos dias, o Sintab tem exposto, nos sinais de trânsito do centro da cidade, faixas nas quais está inscrito “Pague os servidores, prefeito”, levando a entender que o prefeito Bruno Cunha Lima estaria retendo, de maneira ilegal, os salários dos servidores públicos.

O sindicato propaga, segundo ele, uma impressão errada sobre a postura da gestão quanto aos servidores públicos, ponderando o secretário que a entidade poderia se comunicar de maneira responsável e não difamatória. Diante disso, foi taxativo: “O pagamento dos salários não está em atraso, pois os servidores recebem em dia e no mês trabalhado, obedecendo-se o calendário oficial anual divulgado no início de 2023.”

Diogo Lyra destacou a possibilidade de o sindicato ser acionado judicialmente por conta da iniciativa. “Trata-se de uma mensagem caluniosa, o que poderá ensejar uma ação judicial contra o sindicato, pois a faixa dá a entender a prática de retenção ilegal dos salários por parte do prefeito”, explicou, entendendo o secretário que o infundado protesto é uma manifestação clara de “animosidade pré-eleitoral”.

Conquistas da categoria

Diogo Flávio foi mais além. Disse que, além do pagamento em dia, existem muitas as conquistas dos servidores na atual gestão. E listou uma em destaque: o deferimento de 1.240 progressões aos servidores, fato que não vinha acontecendo há muitos anos, além de 460 progressões verticais. Assim, somando-se as progressões horizontais e verticais, alcançaram este benefício quase 1.770 funcionários.

Também foi concedido, recentemente, o reajuste salarial de 5,87%, após aprovado pela Câmara Municipal no final de junho, retroativo a 1° de maio. Comemorou o fato de que, no mês passado, os salários foram quitados antecipadamente no dia 23 de junho, além de haver o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário em favor dos servidores que requisitaram esta antecipação.

Diante do fato de que o fechamento da folha foi mais rápido, o efeito da lei reajustando salários vai acontecer neste mês de julho, sendo retroativos, não havendo qualquer prejuízo aos servidores. Explicou que 5,87% é a reposição da inflação no período, repondo-se as perdas financeiras decorrentes do processo inflacionário.

Diálogo com servidores

Sobre a acusação de que Bruno Cunha Lima não tem mantido o diálogo com os servidores, o secretário esclareceu que o prefeito tem uma agenda extensa, e assim, os secretários cumprem a tarefa de auxiliá-lo nos contatos e negociações com os sindicalistas. “O prefeito não se furta ao diálogo. Além disso, todos os secretários estão sempre à disposição da categoria para que sejam sanadas as mais diversas pendências”, acrescentou.

De acordo com Diogo, o diálogo sempre estará aberto com as lideranças sindicais e com os servidores em geral. Em outros contatos com a imprensa, o secretário lembrou, por exemplo, que os temas de competência imediata da Secretaria de Administração já foram discutidos com os dirigentes sindicais e tiveram o devido encaminhamento.

O secretário de Administração citou o caso da criação de uma comissão para avaliação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR Geral) do Município, destinado a beneficiar a maior parte dos servidores, especialmente os que têm uma menor remuneração, não sendo contemplados com PCCRs específicos.

Este plano geral, conforme explicou, fará com que os servidores, mediante a atualização de tabelas, usufruam de benefícios financeiros decorrentes de progressões concedidas ao longo do atual governo, destravando, inclusive, algumas pautas mais antigas.

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 13º e abono

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (25), no programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo público do estado e da folha de pessoal referente aos meses de novembro e dezembro.

Na ocasião, o gestor também garantiu o pagamento do abono natalino para mais de 669 mil famílias. As ações representam um impacto financeiro superior a R$ 2,4 bilhões nos cofres públicos estaduais que serão injetados nos próximos 30 dias, fomentando a economia da Paraíba no período natalino e garantindo o fortalecimento dos setores de comércio e serviços.

Conforme o calendário anunciado pelo chefe do Executivo estadual, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores será paga no dia 9 de dezembro. Já o pagamento de novembro será efetuado nos próximos dias 28 e 29.

O abono natalino será pago entre os dias 10 e 23 de dezembro. Já o salário de dezembro será pago nos dias 26 e 27 do próximo mês. As datas do pagamento do 14º e 15º salário da Educação, referentes às premiações de experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas em escolas da Rede Estadual de Ensino, serão divulgadas nos próximos dias.

“É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”, frisou o governador João Azevêdo.

Calendário de pagamentos:

28/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

29/11 – pagamento dos salários de novembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

09/12 – pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual

10/12 a 23/12 – pagamento do abono natalino

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo

Paraíba

Campanha de negociação de dívidas com a Cagepa entra na reta final e termina no sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com a Cagepa, que entra na última semana de realização. Até o próximo sábado (30/11), os clientes da companhia com alguma pendência têm a oportunidade de aproveitar as condições facilitadas para o acerto dos débitos, como o parcelamento da dívida em até 60 vezes e descontos de até 100% das multas e juros por atraso.

Nesta quinta edição, os clientes também poderão quitar multas por irregularidade (desvios, ligação clandestina, entre outras) com até 90% de desconto. A campanha é voltada para os clientes de imóveis residenciais, comerciais e industriais que tenham contas em aberto. Para negociar, basta entrar em contato com um dos canais de atendimento da Cagepa, tendo em mãos o RG, o CPF e uma fatura de água.

“Como em todos os anos, a campanha está sendo um sucesso de procura e isso muito nos entusiasma. Pedimos que os clientes que ainda não procuraram o atendimento da Cagepa, não deixem para a última hora. Nossa equipe está a postos todos os dias e é muito fácil e rápido concluir a negociação”, afirmou o diretor Comercial, Isaac Veras.

Para aderir à campanha, entre em contato pelo:

– Call Center 115;
– WhatsApp (83) 98198-4495;
– Atendente Virtual Acqua, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Agência Virtual, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Aplicativo Cagepa, disponível para Android e iOS;
– Atendimento presencial nas lojas de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal e Cajazeiras, além de postos de atendimento disponíveis em várias Casas da Cidadania espalhadas em todo o Estado.

Continue Lendo