Nos acompanhe

Paraíba

Caravana da Rede Cuidar salva vida de crianças e capacita mais profissionais

Publicado

em

O sexto dia de serviços da Caravana da Rede Cuidar 2023 aconteceu em Catolé do Rocha, neste sábado (8). Até a sexta-feira (7), quando esteve em Sousa, a Caravana da Rede Cuidar já tinha realizado 3.942 atendimentos. Uma das pacientes recebidas em Catolé do Rocha foi a pequena Maria Laura, que desde cedo aguardava atendimento para acompanhamento cardiológico. A tia da criança, Maria Luzineide Alexandre, conta emocionada a trajetória da menina que passou pela primeira cirurgia com menos de um mês de idade.

“A história dela com a caravana começou muito cedo, quando ela só tinha 17 dias de vida. Ela estava sempre cansada e levamos no médico que ouviu um sopro no coração dela, daí já fomos encaminhadas para a Rede Cuidar em João Pessoa. Lá, descobrimos que a aorta dela estava se fechando e ela foi operada com apenas 29 dias de nascida”, conta a tia. Mas Maria Laura ainda precisava de outro procedimento e, aos 11 meses, fez nova cirurgia no coração.

“Todo mês íamos para João Pessoa, foi uma luta muito grande. Lembro que a caravana estava operando outras crianças e ela estava muito debilitada e magrinha, mas falei com o médico e ele garantiu que ela faria a cirurgia quando melhorasse e assim aconteceu. Foi uma grande vitória pra gente. Fico até emocionada em lembrar porque graças à Caravana da Rede Cuidar ela voltou para casa e está aí, saudável. Esse cuidado que tiveram com ela era tudo que a gente precisava naquele momento”, afirmou Maria Luzineide.

A Rede Cuidar oferece, na ação itinerante anual, assistência em cardiopediatria, pediatria ortopédica, fisioterapia, odontologia, nutrição, enfermagem, serviço social e psicologia para crianças de todas as Regiões de Saúde da Paraíba. Durante duas semanas, profissionais e estudantes encontram oportunidade para vivenciar experiências únicas na assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Lara Alípio está concluindo o curso de medicina e participa da ação pela primeira vez.

“A Caravana foi uma possibilidade de ter várias experiências em uma só, sobretudo na questão da humanização, que era algo que faltava para eu poder concluir meu curso com a certeza de ter vivenciado o real valor da medicina. A sensação de estar vivendo esse momento é muito especial. Eu tenho visto profissionais e outros voluntários cuidando dessas crianças com muito amor e dando a elas a oportunidade de tratamento, de cura e de melhoria na qualidade de vida. Fico mais feliz ainda por saber que o serviço funciona de verdade, pois tivemos crianças que foram atendidas na Caravana durante essa semana e que já estão nas salas dos hospitais recebendo o cuidado necessário dos especialistas”, garantiu Lara.

A coordenadora da ação, Juliana Soares, destaca que, além das consultas e exames, a Caravana realiza uma ação importante de capacitação das equipes dos municípios por onde passa, com o objetivo de ampliar o cuidado com a população em toda a Paraíba de maneira qualificada.

“Todos os anos trazemos novidades em cursos e, este ano, está sendo oferecida uma capacitação em Síndrome Respiratória Aguda Grave e outra em sedação na odontologia. Também mantivemos a inserção de DIU, que agora está sendo oferecida para a equipe de enfermagem, e que beneficia 20 pacientes com o procedimento em cada localidade por onde passamos. É nítido o quanto crescemos e ampliamos os atendimentos, acredito que a constância dos nossos serviços nos proporciona a certeza de estarmos fazendo cada vez mais e melhor do que já fizemos”, pontua a médica.

Até dia 15 de julho, a Caravana da Rede Cuidar terá percorrido 13 municípios paraibanos. Os próximos atendimentos acontecerão em Pombal (9), Patos (10), Picuí (11), Esperança (12), Guarabira (13), Itabaiana (14) e Mamanguape (15).

Continue Lendo

Paraíba

Obras de reforma do Shopping das Redes, em São Bento, garantem modernização do auditório

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de São Bento, Doutor Jarques (PSB), vistoriou nesta segunda-feira (25/11) as obras de reforma e modernização do Shopping das Redes, importante centro comercial da cidade.

O espaço contará com uma nova infraestrutura moderna, com 100% de cobertura de internet, além de climatização no auditório e uma grande cobertura lateral que irá garantir expansão e crescimento do prédio.

“É assim que seguimos: com compromisso e trabalho, transformando São Bento e garantindo mais conforto e qualidade para nossa gente”, destacou Jarques.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac cumpre agenda em Brasília e presta contas de convênios junto ao MDHC

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flávio Moreira, cumpriu agenda em Brasília na última semana. Na ocasião, Flavio Moreira, realizou prestação de contas de convênios junto ao Ministério do Desenvolvimento Humano e da Cidadania (MDHC).

De acordo com Flávio, a prestação de contas trata-se de convênios que datam o ano 2009. “Isso mostra a importância dos gestores públicos serem responsáveis quanto a prestação de contas na época de suas gestões. Estamos em 2024 e mesmo assim, precisamos apresentar documentos para complementar a instrução da prestação de contas desses convênios”, disse.

Junto aos representantes técnicos e administrativos da Fundac, aproveitaram ainda a oportunidade para encaminhar novos acordos que estão sendo celebrados entre o governo do estado da Paraíba, por meio da Fundac, com o governo federal. “Nosso intuito é entregar em 2026 uma nova Socioeducação, fruto do trabalho incessante que o governador João Azevedo vem construindo junto com a nossa gestão à frente da Fundac”, acrescentou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caged: saldo de empregos formais na PB nos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que o Estado da Paraíba está vivendo nos últimos seis anos a maior expansão do emprego com carteira assinada. No período de 2019 até setembro de 2024, o saldo é 17 vezes maior que no período anterior (2013-2018), quando se refere à geração de emprego formal.

Com base nos dados do Caged, a Paraíba gerou no período de cinco anos e nove meses (2019 até setembro de 2024) um saldo de 109.546 postos de trabalho com carteira assinada contra apenas um saldo de 6.265 postos, no período anterior de seis anos (2013 a 2018), o que representa uma diferença de 17 vezes no saldo no emprego formal. Em termos percentuais, a diferença nos dois períodos de seis anos chegou a 1.648%. (Veja os dados do infográfico)

SEIS ANOS DE SALDO POSITIVO – No período de 2019 até setembro de 2024, todos os anos foram de saldos positivos na geração de emprego no Estado, inclusive no ano mais crítico da pandemia, que foi o de 2020 (+ 2.333 postos). Entretanto, o destaque deste período ficou para o ano 2021, quando o Estado teve o maior saldo de emprego (35.211), marcado pela retomada da economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Com saldo de 109.545, a média anual dos seis anos, ainda incompletos, ficou em 18.257 postos/ano.

Já no período de 2013 a 2018, três dos seis anos foram de saldos negativos de empregos, como foram os casos de 2015, 2016, 2017, que somados acumularam uma queda de 30.496 postos. Apenas 2013, 2014 e 2018 foram positivos, que somados geraram 36.761, o que resultou no saldo de apenas 6.265 postos, o que representa uma média de pouco mais de mil postos por ano (1.044 postos/ano).

CENÁRIO OTIMISTA PARA PARAÍBA – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, as projeções positivas do PIB, feitas pelo Banco do Brasil para a Paraíba em 2024, de 6,8%, a maior do País, bem como os desempenhos e resultados até setembro da Paraíba nos indicadores como crescimento das vendas do varejo, com taxas expressivas e em destaque no cenário nacional mês a mês, além do aumento do potencial de consumo das famílias paraibanas, que ultrapassará mais de R$ 102 bilhões este ano, manutenção de investimentos do Estado com recursos próprios em áreas estruturantes, gestão fiscal equilibrada e a geração de empregos em alta reforçam para esse cenário de otimismo que estamos vivenciando na economia nos últimos seis anos, tendo como grande parceiro na criação de postos de trabalho a iniciativa privada”, resumiu.

PROJEÇÃO POSITIVA DE 2024 – Como os dados disponíveis do Caged deste ano são até o mês de setembro, ou seja, faltam ainda três meses (outubro, novembro e dezembro), a tendência é de que a diferença do saldo de empregos neste último período aumente ainda mais em relação ao anterior (2013-2018). As projeções apontam que o ano de 2024 pode ser o melhor saldo de emprego formal dos últimos seis anos ou da história do Caged da Paraíba.

EXPANSÃO DO SALDO EM 2024 – Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, a Paraíba acumula um saldo de 23.961 mil postos com carteira assinada, o que representou uma expansão de 79,63% sobre o saldo dos nove meses acumulados do ano passado (13.339). Como faltam ainda os saldos de três meses, a tendência é o saldo superar o do ano de 2022 (35.211).

MAIS DE UM MILHÃO DE EMPREGOS CRIADOS – Desde o mês de agosto deste ano, a Paraíba havia ultrapassado a marca de mais 1 milhão de vagas criadas com carteira assinada entre 2019 e 2024. Essa marca subiu no mês de setembro para 1,021 milhão de empregos criados, gerando saldo de 109,546 mil postos, que é a diferença entre admissões (1.021.624) e desligamentos (912.078) entre 2019 até setembro de 2024.

Confira imagem:

Continue Lendo