Nos acompanhe

Brasil

Presidente do Agir 36 na Paraíba propõe alteração na Legislação Eleitoral em benefício das mulheres

Publicado

em

O presidente estadual do Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, apresenta, nesta quarta-feira (05/07), a proposta para fazer com que a legenda passe a lutar, em todo o país, por uma alteração na Legislação Eleitoral fazendo com que a obrigatoriedade passe a cota de gênero seja não mais de 30% de mulheres candidatas mas, sim, de 30% de candidatas eleitas por cada partido.

A proposta será apresentada junto ao Conselho Político Nacional do Agir 36.

Flávio Moreira argumenta que atualmente, este ponto da legislação eleitoral não possuem efetividade, uma vez que os partidos tem de lançar o mínimo de 30% de candidatas mulheres mas, na prática cotidiana atual a Câmara Federal contabiliza apenas 17,7% de mulheres  com mandato e o Senado, 17,28% como total de eleitas.

Em sendo ELEITAS inicialmente 30% como estamos sugerindo (a meta é 50%) teremos EFETIVIDADE! Mulheres são um diferencial em qualquer área da sociedade, não podem continuar sendo usadas como faz de conta. Como pai de duas filhas, marido, filho e neto cuidado por mulheres, essa é uma meta na política: igualdade na representatividade de gênero”, afirmou Flavio Moreira.

Confira imagem:

Continue Lendo

Brasil

Lira oficializa apoio a Hugo Motta para a Presidência da Câmara

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), oficializou nesta terça-feira (29/10) apoio à candidatura do deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) para a Presidência da Casa em 2025.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva concedida à jornalistas.

“Depois de muito conversar e, sobretudo, de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no Parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, disse.

Lira ainda mencionou a experiência do parlamentar, que atualmente cumpre seu quarto mandato.

“Viveu e vive de perto os desafios que perpassam a nossa gestão, vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao Plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergência”, acrescentou.

O anúncio era esperado desde agosto, prazo inicial estabelecido pelo atual presidente para definir quem apoiaria na disputa pela sua sucessão.

O Republicanos fará ato simbólico nesta terça-feira (29/10) na sede do partido em Brasília para marcar o lançamento da candidatura de Motta.

Continue Lendo

Brasil

Leonardo Gadelha defende implantação de aplicativos móveis para marcação de consultas no SUS

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Leonardo Gadelha (PSC/Podemos), defendeu a implantação de tecnologias como aplicativos móveis para marcação de consultas médicas em todo o país.

Em entrevista concedida à imprensa, o parlamentar afirmou que nos dias atuais não é cabível população enfrentar filas nas madrugadas para marcar uma consulta médica em um posto de saúde dado o avanço da tecnologia e os benefícios que ela pode oferecer aos serviços.

Confira:

Continue Lendo

Brasil

“Aberração Jurídica”, dispara deputado sobre PEC da Segurança Pública apresentada por Lewandowski

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano, Cabo Gilberto (PL), utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (28/10) para criticar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública apresentada pelo ministro Ricardo Lewandowski ao Governo Federal.

A matéria tem por objetivo transferir à União poderes para coordenar ações na área de segurança pública. A PEC propõe, entre outros, constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública, assegurado os repasses a exemplo do que ocorre com o Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro deste modelo, a União poderia traçar diretrizes gerais a serem seguidas pelos estados no combate ao crime organizado.

Atualmente, a segurança pública é uma atribuição dos estados, responsável pelas polícias militares e civis.

Para Cabo Gilberto, o texto enfraquece a Polícia Militar e que irá combater no Congresso para a matéria não avançar.

“O governo Lula, que não tem prioridade com a segurança pública, já demonstrou isso diversas vezes, quer enfraquecer ainda mais a Polícia Militar do Brasil. Ou seja, as 27 polícias militares que existem no país nos respectivos estados. Isso é uma aberração jurídica que ele quer fazer. Criação de uma Polícia particular aos moldes de ditaduras socialistas. Digo a todos vocês como deputado federal e policial militar que iremos lutar bravamente contra essa PEC. Mandar a PEC do Piso Nacional da Segurança Pública o governo não quer, fortalecer o combate ao crime organizado o governo não quer, dar mais condições de trabalho aos militares o governo não quer, mas quer enfraquecer a Polícia Militar. Não iremos permitir”, disparou.

Confira:

Continue Lendo