Nos acompanhe

Paraíba

Complexo Hospitalar de Mangabeira realiza 637 mil atendimentos em 2017

Publicado

em

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou 637.196 atendimentos ambulatoriais em 2017, superando em 3,38% o que foi feito no ano anterior (616.369). Os dados referem-se a consultas com profissionais e realização de diagnósticos aos pacientes.

Para a diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo, o aumento dos atendimentos comprova o resultado do trabalho em equipe, que busca oferecer uma assistência cada vez melhor ao usuário. “Fazemos parte de uma rede que se qualifica a cada dia para prestar nosso serviço da melhor maneira possível”.

Com relação aos atendimentos dos profissionais, os dados são: farmacêuticos (211.963), diagnósticos por imagem (120.842), médicos (112.614), técnicos de enfermagem (110.011), enfermeiros (60.214), fisioterapeutas (9.489), assistentes sociais (9.007), odontólogos (2.472) e psicólogos (584).

No ano de 2017, foram realizadas 5.731 cirurgias na unidade hospitalar e, 65% delas foram referentes aos procedimentos de ortopedia. Houve um crescimento de 6,88% sobre 2016 (5.362). Com relação às pequenas cirurgias, sem internação, e realizadas no setor de Urgência, foram realizados 11.501 procedimentos, em 2017.

Fabiana Araújo explica que grande parte das cirurgias é consequência dos acidentes de trânsito e que o aumento dos procedimentos cirúrgicos acarreta no crescimento da demanda por exames e consultas de acompanhamento. “A população precisa estar mais atenta ao trânsito e respeitar as normas para evitar os riscos à vida”.

Diagnósticos – Cada procedimento realizado no atendimento ao usuário depende de diagnósticos. Considerando que a unidade hospitalar é referência em cirurgia de urgência e emergência das áreas abaixo do cotovelo e do joelho, o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) realizou 114.956 radiografias durante todo o ano.

Também foram realizadas ultrassonografias (3.410), endoscopias (935) e tomografias (2.475), sobre as quais houve um aumento de 47% na quantidade de diagnósticos no comparativo com o ano de 2016.

A Gerência de Patologia e Hematologia do Complexo Hospitalar de Mangabeira realiza exames bioquímicos, hematológicos, sorológicos, imunológicos e de uroanálise. Foram feitos 228.467 exames laboratoriais no ano passado, o que corresponde a um crescimento de 10,31% sobre o ano de 2016 (207.118).

Conforme Fabiana Araújo, os exames são necessários para que sejam conhecidas informações sobre os pacientes, como funções renais, hepáticas ou cardiovasculares, por exemplo, principalmente quando há indicação de cirurgia. “É imprescindível sabermos o risco cirúrgico do paciente”, frisa a diretora.

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Advogado Daniel Sebadelhe oficializa apoio à candidatura de Harrison Targino para presidência da OAB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado trabalhista e sócio fundador da SAVA Advocacia, Daniel Sebadelhe, anunciou oficialmente em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (20/09) apoio ao projeto de reeleição de Harrison Targino à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB).

“Fui oposição na campanha passada, mas fui oposição na campanha. A partir do momento que Harrison assumiu, todas as matérias sensíveis à advocacia ao nosso dia a dia profissional que levei até o conhecimento da OAB foram acolhidas. Empatia e acolhimento são pedras de toque dessa gestão e com isso me sinto à vontade de hoje manifestar publicamente meu apoio e dizer a vocês que acredito na gestão de Harrison, a institucionalidade que ele conseguiu recuperar e tenho certeza que os melhores caminhos estarão através da sua reeleição”, afirmou.

Harrison celebrou o apoio e destacou a importância de parcerias que proporcionem desenvolvimento à classe advocatícia da Paraíba.

“Contar com o seu apoio, meu amigo, é uma prova clara de que a nossa gestão dialoga e trabalha em prol de todas as advogadas e advogados da nossa seccional. É com este trabalho coletivo que estamos construindo uma OAB mais inclusiva, participativa e forte. Vamos, com coragem, fortalecendo nossa instituição”, enfatizou.

A disputa pela Presidência da OAB acontece em novembro e a disputa será polarizada entre Paulo Maia e Harrison Targino.

Veja mais:

Continue Lendo