Nos acompanhe

Paraíba

João Azevêdo participa de homenagens pelos 77 anos do DER

Publicado

em

O governador João Azevêdo participou, na manhã desta segunda-feira (26), no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa, da solenidade de comemoração pelos 77 anos do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), cujo ponto alto foi o lançamento do livro “Trilhas, Veredas e Caminhos — Interligando Vidas”, que conta momentos importantes da história paraibana por meio de obras fundamentais no desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Durante a solenidade, prestigiada também pelo vice-governador Lucas Ribeiro e pela primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, João Azevêdo agradeceu o empenho dos servidores e destacou a importância do DER no desenvolvimento da Paraíba. “Nós estamos celebrando uma data importante — 77 anos de um órgão que tem uma identidade com a Paraíba, que levou desenvolvimento para o Estado. O DER tem associado a sua história exatamente o desenvolvimento da Paraíba, porque estrada traz desenvolvimento, interliga cidades, promovendo qualidade de vida das pessoas que vivem nelas”, comentou, lembrando os mais de R$ 2 bilhões em projetos em execução, a exemplo do Arco Metropolitano de Campina Grande e o Programa Travessias Urbanas, que tem mudado a realidade de dezenas de municípios paraibanos, levando qualidade de vida à sua população.

A solenidade foi marcada por homenagens tanto a colaboradores do livro, como os jornalistas e escritores Juca Pontes e Martinho Moreira Franco (em memória), quanto ao servidor Antônio Pereira Sales, este também falecido recentemente aos 104 anos de idade.

Atuando como topógrafo do DER-PB, Antônio Pereira Sales dedicou mais de 35 anos ao órgão dos 104 de vida, conforme ressaltou em seu discurso Ana Maria Lins, filha do servidor considerado exemplar. “Há poucos dias, Antônio Pereira Sales foi ao encontro do Criador do Universo, mas deixou a sua marca na terra, tendo passado pelo desenvolvimento da Paraíba: desbravou terras e abriu caminhos. Profissional dedicado e amante das estradas, ensinou muitos a também abrirem novos caminhos, em especial o governador João Azevêdo, a quem tinha como filho”, disse.

Para o secretário estadual da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, o livro sobre os 77 anos do DER é um registro de resultados. “É uma obra que aborda muita dedicação dos servidores deste importante órgão para a Paraíba, mas também resultados. E o DER tem apresentado resultados importantes, executando um programa rodoviário da ordem de dois bilhões de reais. Então, são 77 anos de dedicação à Paraíba”, comentou.

O atual superintendente do DER, Carlos Pereira, está no órgão desde novembro de 1952. “É um momento de muita felicidade estar dirigindo um órgão tão importante quanto o DER aos 84 anos, mas também de muita responsabilidade, haja vista o volume de obras em execução no governo de João Azevêdo”, comentou.

O presidente da Associação Brasileira dos Departamentos de Estradas de Rodagem (ABDR), Fauzi Nacfur, elogiou o ritmo de atuação do DER-PB. “É uma emoção estar aqui hoje. A gente sabe que o Departamento da Paraíba é um dos mais atuantes em termos de Brasil, e eu não poderia deixar de prestigiar os 77 anos do DER, de seu Carlos Pereira, um ícone no País”, comentou.

A solenidade de comemoração dos 77 anos do DER foi prestigiada, ainda, pelos deputados estaduais João Gonçalves, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e Lucélio Cartaxo; pelo prefeito do município de Ingá, Robério Burity; e por José Willian Montenegro, secretário de Planejamento de João Pessoa, que representou o prefeito Cícero Lucena. Representantes de associações de classe ligadas à mobilidade urbana também estiveram presentes à solenidade.

 A obra – As 288 páginas do livro “Trilhas, Veredas e Caminhos — Interligando Vidas” trazem de maneira leve parte importante da história paraibana por meios das obras executadas pelo DER-PB ao longo de suas quase oito décadas de existência. De maneira informativa, com relatos, entrevistas e imagens, a obra retrata, antes de tudo, a história do crescimento estrutural, social e econômico da Paraíba sob o olhar dos servidores do DER, todos com seus nomes escritos na obra.

O editor-geral do livro, Fernando Moura, destacou a leveza do livro que traz a história de um órgão que usou números, a precisão, no desenvolvimento da Paraíba. “Este livro durou cinco anos em sua elaboração — levando em conta pesquisa, redação, levantamento fotográfico, revisão, edição e impressão. É um livro que abrange não apenas a história do DER, como a história da Paraíba. Foi pensado de maneira que se tenha fluência na leitura, para que as pessoas sintam prazer na leitura”, disse.

Uma equipe de jornalistas, formada pelos editores Fernando Moura e Juca Pontes (em memória), Silvana Sorrentino, Bia Melo, Gonzaga Rodrigues e Martinho Moreira Franco (em memória) relatam a trajetória do DER que nasceu com a missão de desbravar matas e caminhos, criar pontes e acessos, construir estradas, tirar municípios do isolamento social e econômico, mas, sobretudo, interligar vidas. Esse livro promete relembrar e contar os feitos do DER, eternizando a sua história.

O DER-PB foi criado no Governo do Interventor Federal na Paraíba, Odon Bezerra Cavalcanti, em 26 de junho de 1946, por meio do Decreto Lei n.º 832, em decorrência da Lei Joppert, que instituiu o Fundo Rodoviário Nacional. Tinha a forma jurídica de autarquia e estava subordinada à extinta Secretaria de Viação e Obras Públicas. O engenheiro Serafim Rodriguez Martinez foi o fundador e também o primeiro Diretor Geral do DER.

“O prédio onde funciona a sede do DER é considerado o melhor edifício público construído nas últimas décadas no Estado e no Nordeste. Concebido pelo arquiteto Leonardo Stuckert, autor do projeto original, foi inaugurado no dia 9 de agosto de 1967. A obra foi executada por administração direta, na gestão do engenheiro José Carlos Dias de Freitas (1961/1969), por uma comissão composta pelos engenheiros Luiz Alvares Coelho, Hélio Gomes Magalhães e Carlos Pereira de Carvalho e Silva, além do mestre de obras José de Souza – todos servidores efetivos do órgão. O edifício-sede do DER-PB foi inaugurado oficialmente pelo então presidente da República, general Costa e Silva, acompanhado de ministros de Estado e do então governador da Paraíba, João Agripino” (trecho retirado do Livro Trilhas, Veredas e Caminhos – Interligando Vidas).

Continue Lendo

Paraíba

Pouco mais de um mês após garantir mandato na Justiça vereador ratifica despedida de vida política

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Renato Martins (Avante) usou a Tribuna da Câmara Municipal João Pessoa (CMJP) para ratificar sua despedida da vida política. O parlamentar prestou contas de sua atuação política, na sessão ordinária da terça-feira (26/11).

Renato Martins, que havia deixado o Avante, decidiu oficializar retorno ao partido na segunda-feira (27/05), mesma data de falecimento do titular, Professor Gabriel, para tentar assumir a vaga deixada pelo falecido na CMJP chegando, para tanto, em junho de 2024, a entrar com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e travar uma batalha judicial com a então vereadora Raíssa Lacerda, para ter o direito de ocupar a cadeira na Casa Legislativa como vereador no lugar de Gabriel.

Após a briga na Justiça, Martins conseguiu direito de posse no dia 21 de novembro de 2024 e, no dia seguinte, 22/11, assumiu a vaga deixada pelo Professor Gabriel. Agora, pouco mais de um mês de tomar posse do cargo, decidiu, durante discurso na Tribuna, ratificar sua saída da vida política.

Leia também: Renato Martins assume mandato na Câmara Municipal de João Pessoa; “fortalecer a democracia”

Leia também: Unanimidade: TRE-PB decide pela perda de cargo de Raíssa Lacerda e pela posse de Renato Martins

Leia também: Ex-vereador Renato Martins volta para o Avante e quer vaga deixada pelo Professor Gabriel

Leia também: Renato Martins entra com mandado de segurança na Justiça para assumir vaga na CMJP

Leia também: Corpo do vereador Professor Gabriel é recebido na Câmara para celebração fúnebre

O vereador, além de prestar contas, em seu discurso na Tribuna, falou em Deus, orgulho e lembrou que se fez presente ao movimento estudantil.

Deus me deu a oportunidade de seguir como político, depois de uma longa jornada no movimento estudantil, chegando até João Pessoa, onde pude, com muito orgulho, apresentar diversas matérias importantes para esta cidade. Antes mesmo de ter algum mandato nesta Casa, criei, junto com Coronel Sobreira, antes dele ser vereador, um projeto que gerou mais de dois mil agentes multiplicadores da paz. Através desse projeto, servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) receberam treinamento sobre análise e prevenção de conflitos nas comunidades de nossa cidade”, revelou.

Renato Martins fez uma ampla explanação sobre projetos apresentados em seus mandatos, tais como a sistematização da coleta seletiva; a suspensão do pagamento dos empréstimos consignados durante a pandemia; e o monitoramento por vídeo de toda a cidade, com a utilização das câmeras de segurança de prédios e condomínios. Segundo ele, os seus mandatos sempre estiveram a serviço dos agentes da Guarda Civil Metropolitana, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), de enfermeiros e enfermeiras, e dos professores.

“Cumpri minha vida política com distinção e orgulho, sem mancha na minha fica limpa, com a cabeça erguida, enfrentando todo tipo de situações. Nos dedicamos a todas as lutas que nos chegaram. Fui assessor do mandato do senador Cássio Cunha Lima e do senador José Maranhão. Meus mandatos contribuíram com o maior número de leis voltadas para a causa animal. Fiz mais de trinta leis em defesa do bem-estar animal”, alegou.

O parlamentar concluiu seu pronunciamento em tom de despedida. “Saio de cabeça erguida, com a certeza de que, na dor e no amor, fiz meu melhor para a cidade de João Pessoa. Alguma coisa eu fiz para ajudar o empreendedorismo, o meio ambiente e para o fim da precarização do serviço público, com o fim do improviso. Não devemos improvisar na política para garantirmos o sucesso da democracia”, asseverou.

Em apartes, os vereadores Marcos Henriques (PT), Coronel Sobreira (Novo), Junio Leandro (PDT), Milanez Neto (MDB) e Bosquinho (PV) exaltaram o debate qualificado e a disponibilidade de Renato Martins em lutar pelas causas da população pessoense.

Continue Lendo

Paraíba

“Vá desatar seus nós na Polícia Federal”, diz Doutora Paula para Chico Mendes ao defender Aguinaldo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual paraibana Doutora Paula (PP), foi à Tribuna da Assembleia Legislativa da Paraiba (ALPB), nesta quarta-feira (27/11), para apresentar uma ‘Nota de Repúdio’ em desfavor do também deputado estadual Chico Mendes (PSB).

De acordo com a parlamentar, o deputado teria utilizado as redes sociais para atingir ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) “pedindo” para que ele fosse “desatar um nó” que teria dado em Cajazeiras.

De pronto, em defesa de Aguinaldo, Doutora Paula pediu para que, primeiro, Chico Mendes fosse “desatar seus nós na Polícia Federal” bem como os “nós das perseguições” que ele teria provocado no Município através de demissões de funcionários que já estavam com 30 anos de serviços prestados no Hospital Regional de Cajazeiras.

Por fim, Doutora Paula detalhou a bagagem política de Aguinaldo reforçando que o seu colega de partido, seria um “orgulho” para todo o Estado da Paraíba.

Os paraibanos, os sertanejos, os cajazeirenses se orgulham do homem e do político Aguinaldo Ribeiro, com um currículum ilibado e uma folha de serviços prestados aos Municípios da Paraíba“, frisou a deputada.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Com investimentos de R$ 8,5 milhões, Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa à Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para os próximos dias a entrega de 15 carros-pipa para municípios da Paraíba, em um esforço para minimizar os efeitos da seca que afeta o estado e garantir o acesso à água a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Os investimentos somam R$ 8,5 milhões.

“Estamos agindo com rapidez para assegurar o acesso à água em um momento de extrema necessidade. Essa antecipação é resultado de parcerias sólidas e do compromisso com todos os paraibanos”, ressalta Irlen Guimarães Filho, superintendente regional da Codevasf na Paraíba.

“A entrega dos carros-pipa reforça o papel estratégico da Codevasf no enfrentamento aos desafios impostos pela seca e no suporte aos municípios. E a bancada federal desempenhou um papel decisivo no processo para entrega dos veículos”, acrescenta o superintendente.

Os municípios beneficiados no momento serão Campina Grande, Coremas, São Vicente do Seridó, São Mamede, São José do Bonfim, Bonito de Santa Fé, Mulungu, Ouro Velho, Pombal, Parari, Caldas Brandão, Congo, Olho D’Água, Nova Palmeira e Queimadas.

Os 15 carros-pipa que serão entregues nos próximos dias somam-se a outros oito carros-pipa já entregues pela Codevasf em 2024. Os municípios beneficiados em meses anteriores são Montadas, Uiraúna, Assunção, Joca Claudino, Santa Helena, Pocinhos, Zabelê e Riachão; os investimentos somaram R$ 4,5 milhões.

Continue Lendo