A Campanha de Imunização contra a Influenza termina na próxima sexta-feira, dia 30, de acordo com o Ministério da Saúde. A campanha, que já havia sido prorrogada, alcançou mais de 64% do público-alvo em Campina Grande. A meta é vacinar 95% de cada grupo prioritário.
No Município, mais de 135 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários e mais de 127 mil doses já foram aplicadas, incluindo os casos de grupos que recebem mais de uma dose e os grupos que ultrapassaram a marca de 100%, bem como das pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, a população em geral.
Os grupos de trabalhadores da saúde e pessoas privadas de liberdade já atingiram mais de 100% de pessoas vacinadas e os professores 94,97%. Contudo, os grupos de gestantes (59,33%), crianças (52,30%) e idosos (62,50%) não chegaram nem a 70% de procura, como o de puérperas que está em apenas 33%.
A vacina protege contra os dois tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de Influenza B (Victoria). Podem se vacinar pessoas a partir dos seis meses de vida e o objetivo é aumentar a proteção da população, gerando imunização coletiva, já que os casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas a vírus gripais têm subido em todo o país.
Como também está acontecendo a campanha de vacinação contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que não há necessidade de estabelecer um intervalo entre a aplicação da vacina da Influenza e a da covid-19.
A vacinação segue nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Saúde e Policlínicas e no Terminal de Integração de Passageiros, que esta semana está funcionando até as 20h para ampliar a oferta.
Forró de Zé Gotinha – No Parque do Povo também haverá vacinação na Pirâmide Jackson do Pandeiro, das 18h às 21h30, nesta terça-feira, 27. E na Vila Sítio São João haverá ação de vacinação na quarta-feira, 28, das 17h às 21h30. Nessa ação, as pessoas que se vacinarem podem entrar gratuitamente no espaço da festa.
As duas ações fazem parte da campanha Forró de Zé Gotinha, que visa ampliar a oferta de vacinas neste período de São João nos espaços dos festejos juninos na cidade. São oferecidas as vacinas contra a Influenza e contra covid-19 para todos os grupos, de acordo com a idade. É oferecida também a Bivalente, para pessoas a partir de 18 anos e imunossuprimidos e pessoas com comorbidades de 12 anos acima. Além disso, há oferta de imunizantes do HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos e da meningite para adolescentes de 11 a 14 anos de idade, como também para profissionais de saúde e da educação.