Na noite desta quarta-feira (21), a Cultura voltou a “invadir” toda a extensão do Parque do Povo, na programação dos 40 anos d’O Maior São João do Mundo. Os grupos folclóricos Caetés, Tropeiros da Borborema, Raízes e Batuque Nagô saíram em um Cortejo Junino, acompanhados dos mascotes ’Milharildo’ e ’Sabugilda”, partindo da Pirâmide e passando por vários espaços da cidade cenográfica.
Além de chamar atenção das pessoas para as apresentações dos grupos e outras expressões culturais na Pirâmide, o desfile cultural despertou a curiosidade dos populares por onde passou, seja por olhares observadores, encantados, ou até mesmo pedidos de crianças para fotos com os mascotes da maior festa junina do mundo.
Ainda nesse aspecto, um dos artistas do Batuque Nagô, José Luan, falou sobre a importância da mescla de ritmos dentro d’O Maior São João do Mundo. De acordo com ele, os ritmos presentes no cortejo são expressões do Nordeste e também se manifestam no São João.
“Pífanos, maracatu, coco de roda, ciranda, baião, xaxado, boi de reis, dentre outros: a maior festa do Nordeste só tende a ganhar com tudo isso, além do forró, que é o mais comum de ver, a exemplo das quadrilhas juninas. Estão de parabéns por ter essa sensibilidade, muitas vezes ficamos só no palco […] O São João é além dos palcos, é o chão, o popular brinca no chão”, completou.
A presença dos grupos aconteceu através da realização de um edital de chamamento público realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura.
A secretária de Cultura, Giseli Sampaio, destacou a importância do chamamento público, como forma de salvaguardar e valorizar a cultura e os artistas locais nos eventos da Rainha da Borborema.
“A cultura ocorre através das mais diversas linguagens artísticas. Os grupos folclóricos estão diretamente ligados a nossa regionalidade cultural, tendo sua história fundida com a de Campina Grande. Cortejos como o que ocorreu não só enfatizam a cultura, como rememoram lembranças e criam outras novas”.
O Cortejo Junino foi encerrado de volta à Pirâmide do Parque do Povo, onde os grupos Tropeiros da Borborema, Caetés, Raízes e a quadrilha junina Moleka 100 Vergonha realizaram lindas apresentações para o público presente.
As apresentações foram prestigiadas também pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, a primeira dama Juliana Figueiredo Cunha Lima, além de vários influencers que gravaram conteúdos durante o evento e de agentes de viagens da Embratur, que estão em comitiva conhecendo O Maior São João do Mundo.
Nesta quinta-feira, 22, a programação cultural continua na Pirâmide do Parque do Povo e no Quadrilhódromo, onde vários grupos de dança e quadrilhas juninas realizam apresentações, além da Trup Junina, que vai sair pela cidade cenográfica do Quartel General do Forró, interagindo com o forrozeiros.