A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou um serviço de terapia Reiki na Policlínica da Liberdade. Os atendimentos acontecem de terça a sexta-feira pela manhã com uma profissional especializada. A Policlínica da Liberdade foi entregue pelo prefeito Bruno Cunha Lima no final do mês de maio.
O Reiki foi implantado como uma Prática Integrativa e Complementar no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2017. Em Campina Grande, a prática foi incorporada em 2021. “É uma prática de promoção à saúde e prevenção de doenças ou agravamento de patologias e que ao longo da terapia o paciente sente um relaxamento, o que favorece o aceleramento do tratamento”, explicou Isabel Arruda, que é enfermeira mestra em Saúde da Família e com formação holística para Reiki.
A terapeuta explica que o Reiki auxilia de forma multidisciplinar no trabalho de saúde da equipe médica. “O paciente chega com um diagnóstico. Baseado no diagnóstico, a gente realiza a terapia para promover a saúde do paciente. O Reiki promove equilíbrio e através do equilíbrio você fica mais aberto a acolher a sua própria cura”.
Público-alvo – O público-alvo é formado principalmente, mas não exclusivamente, por pacientes com sequelas de Covid-19, Chikungunya, pessoas com problemas emocionais, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre diversas outras situações. O encaminhamento é realizado pela própria equipe médica.
As sessões duram até 30 minutos e são individuais. Os pacientes ficam sob os cuidados da terapeuta em uma sala climatizada e confortável, com sonorização. “O tratamento é feito a partir da energização das mãos com a troca de energias entre o terapeuta e o paciente. O Reiki é uma prática que abre os sete chacras do indivíduo e eles precisam estar em equilíbrio para que o tratamento que a pessoa está fazendo dê certo”, explica Isabel.
A Policlínica da Liberdade atende moradores dos bairros da Liberdade, Distrito Industrial, Novo Horizonte, Novo Cruzeiro, Cruzeiro, Ressurreição, Velame, Presidente Médici, Rosa Cruz, Dinamérica, Acácio Figueiredo, Três irmãs, Major Veneziano, Catingueira, Bairro das Cidades, Catolé Zé Ferreira, Sítio Fazenda Velha, Conjunto do IPEP, Massapê e Ligeiro.
Paciente mais paciente – A dona de casa Rosângela Macedo foi diagnosticada este ano com Diabetes. Ela iniciou o tratamento médico e as sessões de Reiki. “Eu fiquei muito nervosa, chorando e o Reiki foi maravilhoso, pois eu estava necessitando desse modo de relaxamento porque eu estava muito estressada e isso me fez muito bem, me trouxe uma paz interior que eu nunca tive. A mente da gente é muito poderosa, a gente vai relaxando e a saúde melhorando. Eu já virei outra pessoa”, avalia.
Outras PICs – Além da Policlínica da Liberdade, a Secretaria Municipal de Saúde também oferta outras terapias das Práticas Integrativas e Complementares. No Centro Especializado em Reabilitação e Assistência à Saúde do Trabalhador (Cerast), os pacientes têm sessões de acupuntura. No Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) e em algumas Unidades Básicas de Saúde, as equipes promovem oficinas de Shantala com gestantes, puérperas e bebês. No Centro de Saúde Francisco Pinto, toda sexta-feira tem tratamento de podologia, com uso da técnica de Ozonioterapia.