Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Cabedelo realiza campanha de combate ao trabalho infantil durante festejos juninos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), estará nas ruas, durante as noites de festejos do Arraiá do Litoral, com a Campanha contra o Trabalho Infantil.

Assim como em outras edições da festa, a Secretaria realizará abordagem social buscando sensibilizar à população acerca da importância do combate ao trabalho infantil.

A Ação, que já acontece há 7 anos, figura como destaque em nível estadual, recebendo o reconhecimento do Fórum Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e Prevenção ao Adolescente Trabalhador na Paraíba (FEPETI).

A atividade junto à população mobiliza processos reflexivos e objetiva prevenir o trabalho infantil, orientando a sociedade sobre os impactos nocivos dessa violência e violação, que atinge crianças e adolescentes em todo o país. Além disso, a iniciativa busca informar sobre os canais de denúncia e as alternativas disponíveis no território para o enfrentamento ao trabalho infantil.

“Essa campanha de sensibilização contra o trabalho infantil é extremamente importante, porque informa e sensibiliza a população sobre essa grave violação de direitos humanos de crianças e adolescentes. Ela constitui uma das preocupações da gestão que, por meio da Assistência Social, mobiliza equipes para atuarem em meio aos festejos populares no sentido de alertar, conscientizar e agir no combate aos abusos e violações de direitos de crianças e adolescentes”, declarou a secretária da Assistência Social, Cynthia Denize Cordeiro.

Além da flagrante violação de direito, o trabalho infantil traz efeitos prejudiciais à saúde, à aprendizagem, ao desenvolvimento biopsicossocial e ao bem-estar geral de crianças e adolescentes. Nesse sentido, a ação também contempla informações sobre o acesso aos serviços de proteção, à educação, à saúde e à proteção ao adolescente trabalhador, entre outras, existentes na localidade.

Para denúncias de trabalho infantil podem ser feitas pelos telefone 123 ou 100; Conselho Tutelar setor I  (83) 3250-3246 | (83) 9 9867-0052; e Conselho Tutelar setor II – (83) 3250-2000 | (83) 98748-2760; ou pelo email do Creas: [email protected].

Continue Lendo

Paraíba

Governo da Paraíba lança Sistema de Inteligência de Dados em Ciência e Tecnologia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), realizou nesta quinta-feira (3) o lançamento do Sistema de Inteligência de Dados em Ciência e Tecnologia na Paraíba – SIDTec, durante o Seminário de Planejamento Estratégico na Pós-Graduação. O evento aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

O SIDTec é uma plataforma digital pioneira no Brasil que apresenta dados relacionados à ciência, tecnologia, inovação e ensino superior. O projeto foi desenvolvido sob demanda da Secties, em parceria com o Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada (Lema) da UFPB, e recebeu o investimento de R$1,3 milhão.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, o SIDTec irá preencher uma lacuna sobre índices de indicadores na área de ciência e tecnologia. “Esse é um problema em nível nacional. A gente não tem informações de onde estão os egressos dos nossos cursos de pós-graduação. Mas agora, com essas informações, vamos saber como fazer um curso de pós-graduação, fazendo a sua autoavaliação”, disse.

Além de atender uma demanda das Instituições de Ensino Superior, o SIDTec também prestará um serviço público. “Do ponto de vista de política de governo, o sistema vai mostrar qual a efetividade da política, dos investimentos em ciência e tecnologia que estão sendo feitos. O governador João Azevêdo já investiu mais de R$ 300 milhões de 2019 para cá. E agora vamos saber para onde tem ido esse recurso, quantas bolsas de mestrado foram concedidas, quantos trabalhos saíram, se foi uma patente, um produto, um software. Então são essas informações essenciais do ponto de vista de resposta à sociedade que teremos com o SIDTec”, completou Claudio Furtado.

O coordenador do Lema, professor Aléssio Almeida, explicou sobre como o sistema foi elaborado: “O secretario Claudio, quando resolveu chamar o laboratório, queria pedir informações sobre o que poderia ser feito para  fomentar e melhorar o monitoramento das politicas de C&T no Estado. Como a gente trabalha muito fortemente com modelos estatísticos, sugerimos uma plataforma de acompanhamento de dados, para comparar a Paraíba em relação a outros entes da federação e com base nessas informações geramos dados mais detalhados”, ressaltou.

Na plataforma, o usuário poderá consultar informações sobre a produção científica, monitorar os indicadores de inovação e dados do ensino superior na Paraíba, podendo realizar comparações em relação a outras instituições e estados. Por meio dessa ferramenta, poderão ser feitas avaliações da performance dos indicadores de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior no estado da Paraíba, tendo em vista as dimensões de investimentos e cenários iniciais, e mensurar o retorno desses investimentos com análise dos resultados e impactos.

Outro uso possível é o monitoramento e mapeamento da atuação de pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados às instituições de ensino e de pesquisa do Estado da Paraíba, com ênfase na produção científica e tecnológica. As informações podem ser acessadas, considerando diferentes áreas do conhecimento ou linhas de pesquisa, indicando o tipo de produção, fator de impacto, arranjos de pesquisa, registro de patentes e softwares e outras métricas de inovação.

Também poderão ser monitorados os programas de fomento à pesquisa científica e inovação tecnológica apoiada e/ou financiada pelo governo estadual na Paraíba, sobretudo os que são executados em cooperação com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).

Durante o Seminário de Planejamento Estratégico na Pós-Graduação, foi disponibilizado um manual prático de uso da ferramenta com o intuito de facilitar o uso e a multiplicação dos conhecimentos.

Acesse a plataforma pelo endereço eletrônico: http://sidtec.secties.pb.gov.br

Continue Lendo

Paraíba

Certidões de nascimento, casamento e óbito terão novos campos de preenchimento

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Provimento nº 182/2024 editado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) alterou os modelos de certidão de nascimento, de casamento e de óbito a serem adotados pelos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPNs). Com a mudança, outros campos de preenchimento devem constar nas referidas certidões e os novos modelos devem ser adotados até 1º de janeiro de 2025.

A Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba, enquanto órgão responsável pela fiscalização das atividades do foro extrajudicial do Estado, acompanhará a implementação dos modelos, conforme adiantou o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Beltrão.

“São mudanças que vêm ao encontro dos interesses da sociedade. São campos para preenchimento de novos dados e de mais informações, que, certamente, facilitarão a vida de todos que precisam desse serviço”, apontou o corregedor-geral do TJPB.

Na Paraíba, as novas certidões serão lavradas em conformidade com o Provimento, como adiantou a presidente da Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado (Arpen-PB), Vivianne Braga.

O novo modelo de certidão de nascimento soluciona uma situação corriqueira, em que muitas mães, por ausência de unidades hospitalares nos locais em que vivem, precisam se deslocar para ter o bebê em outro município. A alteração determinada pelo Provimento do CNJ passou a incluir no documento, além do local de nascimento (o da maternidade), o campo de ‘ naturalidade’ da criança, que é o local da residência dos pais.

As mudanças propostas alcançam, ainda, as certidões de casamento, conforme esclareceu a presidente da Arpen-PB. “No novo modelo, será mencionada a data de celebração do casamento. No atual formato, existe apenas o campo do registro do matrimônio”, disse.

As certidões de óbito, por sua vez, também sofreram alteração. Além da data do registro do óbito, constará no documento a data do falecimento.

“Haverá mais esclarecimento com essas informações. Este preenchimento será útil tanto para os cartórios, quanto para as pessoas que farão uso desses documentos. Haverá mais clareza e, com isso, a possibilidade de se dirimir futuros pleitos judiciais, caso existam”, avaliou Vivianne.

Para o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado da Paraíba (Anoreg-PB), Carlos Ulysses de Carvalho Neto, é de suma importância a implementação dos novos modelos padronizados de certidões, com os novos campos de preenchimento.

“Todas essas mudanças, desenvolvidas em parceria com a Corregedoria Nacional de Justiça e o CNJ, marcam um passo importante na modernização do sistema de registros públicos no Brasil, assegurando que os cartórios continuem a prestar um serviço eficiente, transparente e em conformidade com as exigências legais, dentro das mudanças legislativas e sociais”, declarou.

Provimento Nº 182 de 17/09/2024 – Altera o Código Nacional de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça – Foro Extrajudicial (CNN/CN/CNJ-Extra), instituído pelo Provimento n. 149, de 30 de agosto de 2023, para dispor sobre modelos únicos de certidão de nascimento, de casamento e de óbito, a serem adotadas pelos ofícios de registro civil das pessoas naturais.

Continue Lendo

Paraíba

Iphan conclui restauro da pintura artística da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição em Areia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou a restauração da pintura artística “Assunção de Maria, Glorificação da Virgem e Medianeira” no forro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Areia (PB). A reabertura do templo religioso ocorreu na terça-feira (1/10), com festa e celebração da comunidade. 

A obra de conservação foi emergencial, devido à iminente perda total dos painéis causada pela degradação da pintura. Além disso, foi realizada uma ação de educação patrimonial, na qual dez alunos participaram do curso de restauração da pintura do forro da igreja.  

Para o superintendente do Iphan na Paraíba, Emanuel Braga, a restauração valoriza a cultura local. “Essa obra é muito emblemática por dizer respeito às memórias de muitos areienses de várias localidades do município. Estamos em diálogo para conseguirmos viabilizar outra obra importante, que é a recuperação da Igreja do Rosário”, frisou. 

A Matriz foi tombada no conjunto histórico e urbanístico de Areia, em 2006, e é considerada um marco histórico e cultural da região. A construção teve início no século XVIII, exibindo arquitetura colonial portuguesa, com elementos neoclássicos que surgiram posteriormente. Possui obras de arte sacra e dedica-se à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. 

Confira imagens:

 

Continue Lendo