A Prefeitura de Campina Grande, através do Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), por meio do programa “Educar PRF”, iniciou na manhã do último sábado, 17 de junho, uma formação para os motoristas de transporte escolar da Rede Municipal.
Um total de 35 profissionais estão participando da ação, que acontecerá até o próximo dia 23 de junho, na Carreta PRF, uma estrutura que comporta um cinema móvel, estacionada ao longo deste mês ao lado do Museu Digital do Sesi, às margens do Açude Velho.
As atividades consistem numa espécie de reciclagem de informações relativas à segurança no trânsito, com objetivo de orientar e reforçar o processo de prevenção no referido ambiente. Trata-se de uma capacitação para o transporte de estudantes, nos âmbitos rural e urbano, abordando a temática de educação para o trânsito.
Para o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, a educação para o trânsito envolve todos os atores que compõem este cenário. “É por isso que a Seduc tem a preocupação de contribuir com esse processo. Nossos motoristas têm uma responsabilidade enorme, não apenas de transportar nossas crianças, mas de tornar o trânsito um lugar seguro”, declarou.
De acordo com o Inspetor Itiel Alexandre, formador da ação, os motoristas têm muito a contribuir com a discussão da segurança no trânsito, afinal são atores desse ambiente. Então, a ideia é reforçar e capacitá-los ainda mais para que possam fazer escolhas seguras que apontem para a vida no trânsito”, ressaltou.
Para o gerente do Setor de Transportes, Walter Tavares, a equipe de motoristas da Seduc é muito preparada. “Mas esse tipo de ação é importante, já que reforça informações fundamentais para o nosso trabalho, tendo em vista o tamanho da responsabilidade que assumimos com relação às nossas vidas, à vida das nossas crianças e de terceiros”, frisou.
Educar PRF
O projeto ‘Educar PRF’ foi iniciado na Rede Municipal, no ano de 2020, e desenvolve atividades de educação no trânsito com os estudantes de escolas municipais. Neste ano são contemplados pelo projeto Educar PRF, 5.300 estudantes de 15 Unidades Educacionais da Rede.