A Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) voltou a ser o centro das atenções no início da tarde desta sexta-feira (16/06), na Avenida Cruz das Armas, uma das principais e tradicionais “portas de acesso” ao município de João Pessoa, Capital da Paraíba.
De acordo com populares, há pouco mais de um mês, o “estouro” de uma tubulação de água potável fornecida pela Cagepa afundou o calçamento da via pública localizado na frente da residência de número 2813.
Leia também: Tubulação da Cagepa estoura, abre cratera e provoca transtornos e prejuízo no bairro Cruz das Armas
Dessa vez, 35 (trinta e cinco) dias após o primeiro evento, a equipe de campo da mesma Cagepa, ao atender um chamado para consertar uma “boca de lobo” que havia sido feita -pasmem!- no início da semana, provocou um novo estrago na mesma calçada que havia sido reconstruída pela própria empresa.
De acordo com populares que testemunharam o fato, o caminhão de serviços da Cagepa passou por cima da calçada que, não resistiu e voltou a afundar, dessa vez, parcialmente.
Os moradores da casa onde está localizada a calçada já tinham solicitado o refazimento do serviço uma vez que, todo mundo via, que ele havia sido feito, aparentemente, com material de baixa qualidade, tanto que, logo na primeiras chuvas registradas no local a via pública começou a se desfazer a olhos vistos, porém, a Cagepa se negou a refazer o reparo alegando que a “culpa” seria das chuvas, mesmo que antes nunca tivesse sido registrado fato dessa natureza junto ao antigo calçamento.
A Companhia não contava, porém, que a sua própria equipe de serviços comprovasse, mesmo sem querer, a fragilidade do reparo que havia sido executado na área de passeio pedestre que, literalmente, se “desmanchou” após parte do caminhão passar sobre ela.
Ao transitar pelo local, nota-se que os prejuízos decorrentes do estouro da tubulação antiga que circula pelo local -e, por praticamente toda a cidade-, não ficaram restritos ao passeio público pedestre mas, também, ao asfalto que havia sido refeito pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) poucos dias antes do primeiro evento.
Falhas recorrentes
A série de eventos registrados por causa de falhas recorrentes em serviços de reparos realizados pela Cagepa em João Pessoa, bem como por conta da tubulação muito antiga que circula em parte da Capital paraibana, tem chamado atenção dos pessoenses.
Ao circular pela cidade, percebe-se que em, praticamente, todos os locais que receberam serviços de reparos feitos pela Cagepa há existência de falhas. Os condutores de carros ou motocicletas são alguns dos que mais percebem e se irritam com o fato, uma vez que asfaltamentos, muitas vezes quase perfeitos, entregues pela Administração Municipal “ganham” falhas que incomodam e enfeiam locais que já tinham sido restaurados.
Verbas Públicas
A realização de serviços com baixo nível de qualidade, aponta para o desperdício de verbas públicas e põe em “xeque” a administração da Cagepa junto aos olhos dos cidadãos que pagam regularmente as suas respectivas contas de água e esgoto, uma vez que a Companhia parece não se incomodar em ver serem abertos vários chamados para resolver um mesmo problema ou novos problemas decorrentes do primeiro que se fosse resolvido com qualidade não demandaria nova despesa com a utilização de mais materiais que poderiam -e deveriam!- ser utilizados em outras ocorrências.
A “boca de lobo” que aparece nas imagens que ilustram esta matéria é uma prova do serviço duvidoso prestado pela Companhia, uma vez que, segundo moradores do local, foi aberta no início da semana e, por má sinalização, foi destruída pelo impacto dos veículos em menos de 30 (trinta) horas do serviço realizado, fato que desencadeou uma série de novos problemas conforme constatações logo abaixo.
Leia também: PMJP monta força-tarefa e intensifica ações em trecho de asfalto que cedeu na Pedro II
Leia também: Prefeito visita obras da Pedro II e tráfego no trecho deve ser restabelecido até a próxima semana
Leia também: Vídeo: Carro é ‘engolido’ por cratera após vazamento em tubulação da Cagepa, em JP
Confira imagens: