Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo promove Festival de Combate ao Trabalho Infantil

Publicado

em

O dia 12 de junho é constituído, por lei, como  Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (Lei Nº 11.542/2007).Para marcar a data em Cabedelo, a Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou, nesta quarta-feira (13), o Festival de Combate ao Trabalho Infantil.

O evento, que aconteceu no Cabedelo Clube, buscou sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

O Festival reuniu centenas de crianças e adolescentes que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e contou com apresentações, dinâmicas e relatos de vivências com profissionais do Cras, Creas e Reviver, todos envolvidos com a temática do trabalho infantil.

O mote da campanha nacional desse ano – “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil” –   propõe um chamado à sociedade para erradicar o trabalho infantil, observando que a proteção à infância é fundamental tanto para o enfrentamento do trabalho infantil, como para o florescimento das potencialidades de crianças e adolescentes.

“É o momento de sensibilizar a sociedade nessa temática para que as pessoas passem a olhar nos olhos das crianças e adolescentes ressaltando sobre a importância dos estudos, da busca pelo conhecimento e também alertar sobre a exploração do trabalho infantil e todas as sequelas sociais que isso acarreta. É nessa fase da vida que se deve aprender, estudar, brincar e, somente depois, focar na preparação para a vida profissional e que seja feita de forma legal e responsável”, afirmou a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro.

As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

Reconhecimento – O município de Cabedelo promove ações e projetos nesta área que já foram reconhecidos nacionalmente, a exemplo do Espaço Lúdico Desenvolver – criado pela atual gestão no Mercado Público de Cabedelo no ano de 2018 – que funciona de quinta a sábado, das 8h às 12h, com pedagogos e educadores sociais que atendem crianças dos arredores da feira pública, e conta com o acompanhamento técnico de outros setores assistencialistas da pasta.

As atividades realizadas no espaço já foram apresentadas nacionalmente no FNPETI e receberam menção honrosa do STF através do TRT 13, principalmente por se tratar de uma alternativa simples, não onerosa e eficaz contra o trabalho infantil.

“Me sinto muito feliz em participar desse Festival. Esse mês inteiro é de luta e hoje é uma data muito especial e importante para que toda sociedade se conscientize que o trabalho infantil não é bom. Lugar de criança e adolescente é na escola e eles merecem estar em desenvolvimento e ter seus direitos preservados e não explorados. Os grandes resultados dependem de grandes equipes e aqui eu vejo uma equipe grandiosa e engajada em prol de uma causa digna, por isso, vamos todos juntos continuar em busca do Selo Unicef”, afirmou a educadora Nadja Araújo, articuladora do Selo Unicef em Cabedelo e que também participou do evento.

Programação –  Dentre as apresentações culturais durante o Festival, estiveram uma Oficina de Flauta dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV’s); encenações, coral e dança das crianças do Reviver I e II e do Cras.

Na ocasião ainda aconteceu uma roda de conversas com relatos e vivências de profissionais dos setores envolvidos com a temática infantil, como Cras (falando sobre Trabalho Infantil no Campo); Reviver I (falando sobre Trabalho Infantil nas Ruas); Reviver II (falando sobre Trabalho Infantil Perigoso); e Creas (falando sobre Trabalho Infantil Abuso e Exploração Sexual). O evento também contou com a participação dos conselheiros tutelares dos setores I e II de Cabedelo.

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de construção de nova escola em São Bento seguem em ritmo acelerado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento em parceria com o Governo do Estado avançam na construção de uma nova unidade educacional no Loteamento João Lima.

As obras estão orçadas em R$ 2 milhões de reais e a escola beneficiará a população da região com um prédio moderno, infraestrutura completa e profissionais qualificados.

Com essa, a cidade chega a marca de 28 unidades educacionais, sendo 32 até o ano de 2026. “É assim que, com fé em Deus e muito trabalho, estamos construindo uma nova São Bento, onde a educação é prioridade!”, afirmou o prefeito Doutor Jarques em publicação nas redes sociais.

Veja:

Continue Lendo